Autor Tópico: Gostaria de dar dual boot no meu linux ubuntu 16.04 LTS  (Lida 93 vezes)

Offline roberio_galvao

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Gostaria de dar dual boot no meu linux ubuntu 16.04 LTS
« Online: 17 de Junho de 2017, 18:26 »
Olá pessoal,

gostaria da ajudar de vocês.
meu notebook não estar mais funcionando então mandei colocar o HD em uma case. Posteriormente comprei um notebook novo que veio com o sistema operacional:
No LSB modules are available.
Distributor ID:   Ubuntu
Description:   Ubuntu 16.04.2 LTS
Release:   16.04
Codename:   xenial
 Então gostaria de saber se tem como eu configura o Sistema operacional para reconhecer o meu HD externo com o windows, pois sou novato no linux, então queria fazer uma transição de forma lenta para o linux. Deste já agradeço a ajudar de todos.

Offline druidaobelix

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re:Gostaria de dar dual boot no meu linux ubuntu 16.04 LTS
« Resposta #1 Online: 17 de Junho de 2017, 19:46 »
[...] Então gostaria de saber se tem como eu configura o Sistema operacional para reconhecer o meu HD externo com o windows, pois sou novato no linux, então queria fazer uma transição de forma lenta para o linux. Deste já agradeço a ajudar de todos.

Deixa ver se entendi: o notebook novo que você comprou já veio com o Ubuntu instalado como sistema principal, é isso?

E você quer instalar o Windows no HD externo, é isso?

Se for isso mesmo, então usando o Ubuntu já existente e instalado, instale o pacote inxi:

Código: [Selecionar]
sudo apt install inxi
e traga ao tópico o resultado para:

inxi -FxZ
Note que para instalar o inxi precisa estar com o reposiório Universe habilitado:

/Configurações do sistema/Programas e atualizações/aba Ubuntu Software

ou mais diretamente, a partir de um terminal:

sudo software-properties-gtk
Se já não estiverem, deixe os quatro repositórios habilitados (main, universe, restricted, multiverse), fazendo o reload.

Também, com o hd externo plugado, traga o resultado para:

sudo fdisk -lu | grep sd
sudo parted -l
(sinal de hífen mais letra ele no final dos comandos acima)

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Granlok07

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re:Gostaria de dar dual boot no meu linux ubuntu 16.04 LTS
« Resposta #2 Online: Ontem às 23:11 »
Se eu fosse você instalava os dois em dual boot,se der pau no windows, o linux é um ferramenta importante em dual boot pois dá pra verificar virús em outro hd varias ferramentas pra ajudar sua outra partição com windows !.

E de qualquer forma você não estará saindo nem de um e nem outro de forma brusca,pois como não sei todos o comandos do linux vou provando aos poucos mas sem deixar o windows tbm mas sigo com meu linux!.
« Última modificação: Ontem às 23:14 por Granlok07 »