Autor Tópico: Projetor Epson H369A via USB.  (Lida 6238 vezes)

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Projetor Epson H369A via USB.
« Online: 02 de MAR?O de 2017, 11:38 »
Dou aula para deficientes auditivos, o uso de projetor é essencial. Não consegui fazer o projetor funcionar via cabo usb, e meu notebook HP Pavilion não tem entrada AVG.

Em todas as pesquisas que vi as pessoas só citam o uso com o cabo VGA. Não é mesmo possível usar o usb? Não sendo possível, se eu comprar um adaptador de usb para VGA dá certo? Estou pensando em comprar este adaptador, mas não sei se é compatível: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-813037008-cabo-adaptador-conversor-usb-para-vga-monitor-usb-3020-_JM#D[S:HOME,L:RECOMITEM-CORE-UNO-HISTORYITEMS,V:0]

Poderiam me ajudar com esta configuração via usb, ou se sabem a compatibilidade deste adaptador?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Projetor Epson H369A via USB.
« Resposta #1 Online: 02 de MAR?O de 2017, 18:15 »
Se o fabricante não diz **expressamente** que funciona no Linux, então sempre se deve presumir que **não** funciona no Linux.

A vida do usuário Linux em relação a hardware é árdua, desde sempre foi assim e as razões são óbvias. No Linux nunca presuma que um hardware irá funcionar.

E quando o usuário Linux é um habitante do terceiro mundo ou pior, então as coisas tendem a ficar muito mais complicadas, tudo é difícil, achar hardware compatível é sempre uma tarefa ingrata.

Idealmente vai precisar procurar um produto DisplayLink, que fornece driver específico para Ubuntu 14.04 e 16.04. Existem outros, mas essa é uma boa solução.

http://www.displaylink.com/

http://www.displaylink.com/downloads/ubuntu

Esse aqui, por exemplo, é expressamente anunciado como Linux compatível.

https://www.amazon.com/Diamond-Multimedia-DisplayLink-BVU165LT-1920x1080/dp/B00BN5FI8K/ref=sr_1_7?ie=UTF8&qid=1488488654&sr=8-7&keywords=usb+vga+display+adapter+linux

Supports Windows 10, 8.1, 8, 7, XP, MAC OS, Linux and Android OS 5.0 and Higher.


« Última modificação: 02 de MAR?O de 2017, 18:19 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re:Projetor Epson H369A via USB.
« Resposta #2 Online: 02 de MAR?O de 2017, 21:13 »
Que triste! Eu pensava que esta questão de hardware já era algo quase resolvido para o GNU/Linux.  :(

Pesquisando vi que alguém usa com sucesso um adaptador hdmi: http://www.americanas.com.br/produto/8258061/cabo-adaptador-conversor-hdmi-para-vga

Já comprei este, aguardar chegar...

Obrigado.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Projetor Epson H369A via USB.
« Resposta #3 Online: 02 de MAR?O de 2017, 21:27 »
Então, "Madrigal",

Não entendi muito bem, esse do link que você postou refere-se a um hdmi-vga, o que é outra coisa.

Originalmente entendi que estivesse falando usb para vga, vez que entendi que seu notebook não possui uma saída vga adicional.
Não tendo uma vga, ele possui uma saída hdmi?

E o projetor, quais são os conectores de entrada que esse projetor possui?
« Última modificação: 02 de MAR?O de 2017, 21:32 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re:Projetor Epson H369A via USB.
« Resposta #4 Online: 03 de MAR?O de 2017, 12:07 »

Não entendi muito bem, esse do link que você postou refere-se a um hdmi-vga, o que é outra coisa.

Originalmente entendi que estivesse falando usb para vga, vez que entendi que seu notebook não possui uma saída vga adicional.
Não tendo uma vga, ele possui uma saída hdmi?
Pensei em usb mesmo, mas como meu notebook também tem entrada hdmi, na prática tanto faz se for um adaptador usb-vga ou hdmi-vga, ao menos creio que pode ser um ou outro mesmo.


Citar
E o projetor, quais são os conectores de entrada que esse projetor possui?
Pode ser via usb ou vga. Um colega disse que o mais novo tem hdmi também, eu não sabia. Mas como estou acostumado a usar os velhos mesmo, nem fui conferir. Aqui a foto das entradas. O cabo que que queira usar conecta em Type B, a outra ponta é usb.



Já que ligar o notebook diretamente ao projetor via usb é incompatível mesmo, considero "resolvido" a minha questão. Obrigado!!!
Há um padrão de como colocar o "Resolvido" no título? Se em caixa alta, com parênteses ou colchete, no início ou no final?
« Última modificação: 03 de MAR?O de 2017, 12:09 por Madrigal »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Projetor Epson H369A via USB.
« Resposta #5 Online: 03 de MAR?O de 2017, 14:26 »
Ligar uma saída hdmi do notebook a uma entrada vga do projetor é um padrão menos complicado, pois se trata de adequação entre dois conectores próprios de vídeo.
 
De toda forma, uma conexão do tipo video-video (hdmi-hdmi | vga-vga | hdmi-vga) é mais adequada e se obtém melhores resultados, como afirma a própria Epson

Citar
Connecting to a Computer for USB Video and Audio
If your computer meets the system requirements, you can send video and audio output to the projector through the computer's USB port (preferably USB 2.0). Connect the projector to your computer using a USB cable.
Note: This also lets you use the interactive pens with your computer. You need to adjust the USB Type B setting in the projector's Extended menu before you can project through the USB port. Note that using USB Display will slow interactive pen function. For the best performance, VGA or HDMI connections are recommended.

https://files.support.epson.com/htmldocs/bl475wi/bl475wiug/source/setup/tasks/connecting_computer_usb_display_pl_420_435w.html

« Última modificação: 03 de MAR?O de 2017, 14:52 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.