Autor Tópico: Problema isolinux.bin corrompido "isolinux.bin missing or corrupt" [RESOLVIDO]  (Lida 7877 vezes)

Offline brunobsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Eu estou a algum tempo criar um pendrive bootavel com o ubuntu 17.04.
Para isso eu realizei os seguintes passos:

1º) Baixei a ISO do ubuntu 17.04 (e verifiquei a soma MD5)
2º) Através de USBCreator criei o pendrive bootavel com a imagem ISO num pendrive de 4GB (e verifiquei a soma MD5)

Quando eu inicio com o boot no pendrive eu recebo a mensagem "isolinux.bin missing or corrupt" que aparece e rapidamente o boot é repassado para o HD iniciando o computador normalmente.

Notas adicionais:
Eu já tentei com as iso de versões 17, 16 e 14.
Ja tentei usar Rufus, MultibootUSB, USBCreator, YUMI, LiLi e Universal USB Installer.
Ja tentei usar formatação FAT16, FAT32, ext4 e outras.

Eu não consigo entender como isso é possível. Alguém pode me ajudar a resolver? Agradeço desde já.

Dados sobre meu computador
RAM: 4GB
Disco: 500GB
SO: Ubuntu 16.04
Arquitetur: 64-bit
Possui um dualboot com Windows 10 (200GB) com o Grub

Diretório do pendrive
« Última modificação: 24 de Abril de 2017, 17:45 por brunobsantos »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Olha, no Linux eu hoje tô preferindo o Etcher: https://etcher.io/

Antes eu usava o Untbootin : https://unetbootin.github.io/

Tem ele nos repositórios também.

No Windows eu uso o Rufus : https://rufus.akeo.ie/

O USB creator as vezes dá erro mesmo.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline brunobsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
No Windows eu uso o Rufus : https://rufus.akeo.ie/

O USB creator as vezes dá erro mesmo.

Ja tentei com o Rufus.

Vejam o que eu descobri. Usando um novo pendrive (também de 4GB da Sandisk) eu consegui fazer funcionar de primeira com o proprio USBCreator do ubuntu.
Eu não entendo as diferenças entre esses dois pendrives, mas parece que eles são realmente diferentes, alguem pode me ajudar a solucionar esse problema? porque o antigo pendrive não funciona de nenhuma maneira? ou existe uma forma? Como podemos saber que um pendrive não vai ser bootavel na hora de comprar um? Isso é muito estranho.

Aqui vai um print de cada pendrive. a unica coisa que notei de diferente é o simbolo de cada um (o antigo tem o desenho de um pendrive de verdade e o novo aparece com um simbolo de disco rídido com o simbolo de USB).

Velho pendrive


Novo pendrive

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Pois é brunobsantos, existe sim diferença.  Se você fizer uma pesquisa no Tio Google você vai encontrar que até com Windows dá pau alguns tipos de Pen Drive da SanDisk.  Alguns são reconhecidos como dispositivos removíveis e outros como HD fixo.  Seja lá como for, o problema é da SanDisk. Você tem que procurar a diferença deles pelo número de série.  Só sei que não instala imagem ISO de jeito nenhum.
https://forums.anandtech.com/threads/sandisk-usb-seen-as-local-disk-instead-of-removable-disk.2350787/ 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline brunobsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
No meu caso foi justamente o contrario, o pendrive da Sandisk funcionou perfeitamente e o outro não.

Fui atrás de informações técnicas sobre o pendrive que estava com o problema e não consegui o máximo que consegui foi uma lista de dados na página de venda da loja virtual hospedada no MercadoLivre.

- Marca: OEM
- Modelo: Madeirado Gravável
- USB 2.0
- Pode ser gravado logo e personalizado na madeira do pendrive ( Produto irá sem gravações ou marcas )
- Plug and Play
- Material: Madeirado
- Armazenamento: Solid-state durável
- Flash drive
- Leitura: 2MB/s
- Gravação: 3MB/s
- Capacidade de armazenamento: 4GB
- Desempenho: Alta velocidade de transferência
- Compatíbilidade: Windows ME, 2000, XP, Vista, 7, 8, 10, Mac e Linux
- Temperatura de armazenamento: -20 a 55 DEG C

OEM nesse caso deve se referir a Original Equipment Manufacturer , ou “Fabricante Original do Equipamento” o que significa um produto inacabado.

De qualquer maneira acredito que esse problema com o pendrive não pode ser resolvido, mas ele ainda serve para gravar dados (decomentos e etc), mas instalar Ubuntu em computadores é impossivel.

SOLUÇÂO

Como o pendrive em questão não poderá ser usado para instalar Ubuntu, a solução é usar um outro (de preferencia com qualidade e fabricante idôneo). No meu caso foi um SanDisk Cruzer Blade de 4GB que funcionou de primeira.

CONSIDERAÇÕES

Espero que os demais usuários que tenham esse problema não percam tanto tempo como eu perdi pra aprender isso. E espero que outros usuários não cometam o mesmo erro que eu de comprar produtos apenas pelo preço (se bem que eu pretendia comprar um pendrive pra entalhar o simbolo do ubuntu nele, mas se alguém ai quiser fazer isso é melhor comprar já com o desenho)
« Última modificação: 24 de Abril de 2017, 17:50 por brunobsantos »