Autor Tópico: Falha no gerenciamento de pacotes  (Lida 26411 vezes)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Falha no gerenciamento de pacotes
« Resposta #45 Online: 02 de Abril de 2017, 00:53 »
Veja, "Zeraszel",

Vínhamos trilhando uma linha de raciocínio, como se passou muito tempo descontinuado o tópico, já não me lembro muito bem dos detalhes, preciso reler o tópico todo desde o início, que já tem três páginas, e isso demanda tempo, que é matéria prima escassa por aqui, porém em linhas gerais me recordo (posso estar enganado, não reli) que o diagnóstico é que você havia atualizado o grub de forma errada, portanto, isso precisaria ser corrigido.

A proposta lá do post #38 era bastante lógica e racional: subir o sistema por um live-iso e olhar o que há no grub, olhando a ferramenta do boot-repair e mais especialmente o relatório que ele produz através do bootinfo, a ferramenta perfeita para essa finalidade e esse tipo de situação.

Não era para alterar nada sem antes analisar e ver os detalhes através do bootinfo, tanto assim que no referido post #38 está claramente dito e ainda grifado em negrito:

*não execute no sentido de reparar o boot (Recommended Repair), vamos ver *antes* o que nos diz o Bootinfo (Create a Bootinfo summary)

O que foi pedido é que você executasse o bootinfo informando aqui no tópico a url para que o Fórum pudesse ter acesso ao relatório.

Quem tá do lado de cá não tem nenhuma informação sobre a sua máquina e o que há nela, nem mesmo se sabe se é um computador de mesa ou um notebook e, nesse caso, nem qual é a cor da tampa dele, quanto mais o que há de software instalado, a situação do sistema operacionaal, e nem pensar em saber o que há no grub.

A forma "melhorzinha" para isso era olhar o bootinfo para ter uma ideia remota do problema e ver se alcançava uma solução, já que não é possível ter o **seu** computador na frente, só você o tem, o Fórum não, do lado de cá só se pode basear em informações extraídas do sistema.

Mas agora você diz que achou um link isso e aquilo, bem não faço a menor ideia do que esse link faz, onde e quando se aplicaria a situação no seu computador, preciso também ler esse link e interpretar a causa e isso também toma tempo, como dito, matéria prima extremamente escassa, enfim, a linha que vinhamos trilhando foi ignorada, portanto, não é prático e tampouco confortável tocar um tópico adiante dessa forma.

Se alguém sabe como resolver um problema que surge no seu computador, então resolva; se circunstancialmente não sabe (e ninguém sabe tudo) e vem por bem pedir ajuda num Fórum, o mínimo que se espera é que os conselhos dados sejam seguidos, caso contrário estaremos todos desperdiçando nosso escasso tempo.

Para que sejamos minimamente produtivos, como dito, agora é preciso reler o tópico, ler o link fornecido, tentar entender novamente toda a situação, enfim, é preciso um reposicionamento.

« Última modificação: 02 de Abril de 2017, 04:30 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:Falha no gerenciamento de pacotes
« Resposta #46 Online: 02 de Abril de 2017, 11:23 »
o post#38 me mostra esse pequeno tutorial de instalação

1) Abra um terminal (Ctrl+Alt+T)

2) Adicione o repositório em que se encontra o Boot-Repair-Ubuntu

sudo add-apt-repository ppa:yannubuntu/boot-repair

Nota: os pacotes ppa, como acima, estão disponíveis para Ubuntu 10.04, 10.10 e 11.04, portanto, esse procedimento limita-se a essas versões.

3) Atualize o sistema:

sudo apt-get update

4) Instale o Boot-Repair

sudo apt-get install -y boot-repair && boot-repair

Essa instalação cria uma entrada em Sistema/Administração, com o nome "Reparador de Arranque".

o que ocorreu é que ao seguir para etapa 3 o terminal me retornou esse bug
** (appstreamcli:7195): CRITICAL **: Error while moving old database out of the way.
AppStream cache update failed.
Reading package lists... Done
nas linhas finais
eu achei esse tópico aqui que menciona esse problema
https://www.vivaolinux.com.br/dica/Erro-apt-get-no-Ubuntu-appstreamcli-CRITICAL-Error-while-moving-old-database-out-of-the-way-AppStream-cache-update-failed-Resolvido só não sei se ajuda no meu caso exatamente, espero ter sido claro e desculpe se caso não fui tão preciso nas informações.
eu parei na etapa 3 que foi a atualização do sistema, e deu erro ai e encontrei uma "possível solução do problema" no link ai citado, mas eu não sei exatamente como devo proceder, antes de tudo recorri ao forúm e espero ser melhor orientado afim de tomar uma decisão eficaz e precisa.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Falha no gerenciamento de pacotes
« Resposta #47 Online: 02 de Abril de 2017, 15:25 »
o post#38 me mostra esse pequeno tutorial de instalação [...]

Agora, sim, entendi melhor, desculpe pela má interpretação dos fatos, a dificuldade surgiu exatamente durante a execução do post #38, sendo assim, então melhorou muito, a situação continua a mesma de antes, podemos prosseguir de onde paramos.   :)


Nota: os pacotes ppa, como acima, estão disponíveis para Ubuntu 10.04, 10.10 e 11.04, portanto, esse procedimento limita-se a essas versões.

O boot repair continua ativo e válido para todas as versões do Ubuntu, sem problemas, pode ir adiante.


Essa instalação cria uma entrada em Sistema/Administração, com o nome "Reparador de Arranque".

Ótimo, quer dizer que instalou, então é só executar o botão Bootinfo, conforme antes explanado, trazendo ao tópico a url indicada ao final da execução para que se possa avaliar de forma mais precisa a situação atual do grub

o que ocorreu é que ao seguir para etapa 3 o terminal me retornou esse bug
** (appstreamcli:7195): CRITICAL **: Error while moving old database out of the way.[...]

Simplesmente ignore essas mensagens, não representam nenhum problema, sobremais porque se está executando o sistema a partir de um live-iso
Apenas execute o Bootinfo no Boot-Repair como indicado e obtenha o relatório do grub, trazendo ao tópico a url correspondente postada no pastebin.
« Última modificação: 02 de Abril de 2017, 15:28 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:Falha no gerenciamento de pacotes
« Resposta #48 Online: 14 de Abril de 2017, 14:50 »

Interessante, eu peguei outra ISO e baixei e criei um pendrive bootável do Xubuntu LTS 16.04, até para instalar me lembro que tive que recorrer a pesquisa, tipo escrever"LIVE"  e depois dar Enter na tela de inicialização, mas bem vamos ao que interessa, aqui está o relatório gerado pelo boot-info, para que possam analisar o que pode estar ocorrendo no meu notebook positivo Unique S2015,  o qual estou usando dual-boot Xubuntu LTS 16.04 64 bits e Windows Seven Ultimate 64 bits
aqui está o link referido: http://paste2.org/Z6WEDC6O

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:Falha no gerenciamento de pacotes
« Resposta #49 Online: 20 de Abril de 2017, 19:18 »

Só reforçando o tópico, será que um dos membros do forúm conseguiu através do relatório do pastebin ter uma "pequena" noção do problema? ainda me retorna uma mensagem de erro chata no terminal com relação ao grub, apesar de que ele está "funcionando" e isso é gerado sempre após um sudo apt-get update, bom fico no aguardo....

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Falha no gerenciamento de pacotes
« Resposta #50 Online: 21 de Abril de 2017, 08:56 »
ainda me retorna uma mensagem de erro chata no terminal com relação ao grub, apesar de que ele está "funcionando" e isso é gerado sempre após um sudo apt-get update, bom fico no aguardo....

Olá

Explique melhor o seu problema.

O GRUB só é acionado no início do sistema, já o apt roda em linha de comandos APÓS o sistema carregado.

Logo, jamais o erro em um refletiria no outro.

Poste o erro do apt update, já que ele nada tem a ver com o GRUB.

Abraços

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:Falha no gerenciamento de pacotes
« Resposta #51 Online: 21 de Abril de 2017, 23:15 »
esse problema foi ocasionado na minha tentativa de baixar o programa team viewer
o resultado do terminal é esse
willsirdark@willsirdark-C14CR21:~$ sudo apt install gdebi-core
[sudo] senha para willsirdark:
Sinto muito, tente novamente.
[sudo] senha para willsirdark:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
gdebi-core is already the newest version (0.9.5.7ubuntu1).
gdebi-core configurado para instalar manualmente.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 37 não atualizados.
1 pacotes não totalmente instalados ou removidos.
Depois desta operação, 0 B adicionais de espaço em disco serão usados.
Você quer continuar? [S/n] s
Configurando grub-pc (2.02~beta2-36ubuntu3.7) ...
dpkg: erro ao processar o pacote grub-pc (--configure):
 sub-processo script post-installation instalado retornou estado de saída de erro 10
Erros foram encontrados durante o processamento de:
 grub-pc
E: Sub-process /usr/bin/dpkg returned an error code (1)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Falha no gerenciamento de pacotes
« Resposta #52 Online: 22 de Abril de 2017, 22:23 »
Tente sudo dpkg -f install

E um sudo dpkg-reconfigure grub-pc

Ou sudo dpkg -configure --a

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:Falha no gerenciamento de pacotes
« Resposta #53 Online: 25 de Abril de 2017, 18:15 »
a saída do terminal
 sudo dpkg -f install
[sudo] senha para willsirdark:
dpkg-deb: erro: falhou ao ler arquivo 'install': Arquivo ou diretório não encontrado
willsirdark@willsirdark-C14CR21:~$ dpkg -configure --a
dpkg: erro: opção desconhecida -o

Escreva dpkg --help para ajuda sobre instalar e desinstalar pacotes
  • ;

Utilize 'apt' ou 'aptitude' para gestão de pacotes amigável;
Escreva dpkg -Dhelp para uma lista de valores de flags de debug do dpkg;
Escreva dpkg --force-help para uma lista de opções para forçar operações;
Escreva dpkg-deb --help para ajuda sobre manipular ficheiros *.deb;

Opções marcadas com
  • produzem muita saída de texto - utilize pipes com 'less' ou 'more' !


Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Falha no gerenciamento de pacotes
« Resposta #54 Online: 25 de Abril de 2017, 18:46 »
Citar
dpkg -configure --a
dpkg: erro: opção desconhecida -o

Faltou um traço

udo dpkg --configure -a

Eu errei o post ao digitar, desculpe

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:Falha no gerenciamento de pacotes
« Resposta #55 Online: 25 de Abril de 2017, 21:17 »
sudo dpkg --configure -a
Configurando grub-pc (2.02~beta2-36ubuntu3.9) ...
dpkg: erro ao processar o pacote grub-pc (--configure):
 sub-processo script post-installation instalado retornou estado de saída de erro 10
Erros foram encontrados durante o processamento de:
 grub-pc

ainda está com problema...

Offline Zeraszel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re:Falha no gerenciamento de pacotes
« Resposta #56 Online: 16 de Maio de 2017, 21:48 »
esse problema com os pacotes dpkg, me deixa de mãos atadas, preciso corrigir bugs em programas e preciso instalar outros softwares, mas não posso, devido a esta questão interminável até o presente momento, vou dar um exemplo do meu dilema, o editor de latex lyx, está com problema de fontes, e para que eu possa adicionar estas fontes é preciso que o dpkg esteja "funcionando", complicado isso.... ele simplesmente não traduz todo o texto para português ou reclama de algum caractere que não está disponível, enfim é isso...

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Falha no gerenciamento de pacotes
« Resposta #57 Online: 20 de Maio de 2017, 16:58 »
sudo dpkg --configure -a
Configurando grub-pc (2.02~beta2-36ubuntu3.9) ...
dpkg: erro ao processar o pacote grub-pc (--configure):
 sub-processo script post-installation instalado retornou estado de saída de erro 10
Erros foram encontrados durante o processamento de:
 grub-pc
ainda está com problema...


Pois bem, "Zeraszel", vamos de novo

Se bem me lembro a questão aqui é que se fez uma correção do grub de forma errada e isso é que está ocasionando a dificuldade.

O problema é que vínhamos tratando disso, porém o tópico ficou mais de um mês parado, sem respostas, depois ficou mais 12 dias parado e acabei perdendo a linha de raciocínio e os detalhes e, quando voltou, não tive mais tempo para reler e rever o já longo tópico, essa é uma consequência de retorno muito demorado.

De toda forma, o que precisa ser feito é usar o Boot-Repair para corretamente reinstalar o grub **a partir de uma versão atual**. Não use um release anterior.

Use um live-iso (pendrive ou cdrom) com a versão mais atual do Ubuntu, isto é, com o release 16.04.2 para nele instalar o Boot-Repair, da forma já antes explanada e a partir dele faça a correção do grub, observando ainda a mesma arquitetura do sistema instalado, isto é, que seja de fato 64-bits.

Inicie o Boot-Repair e click sobre "Opções Avançadas", no canto inferior esquerdo.

Na primeira aba "Opções principais" confira que esteja marcado o checkbox:

Citar
Reinstalar o GRUB

Na aba "Localização do GRUB" deverá estar apontando para:

Citar
Sistema a iniciar por padrão: sda6 (Ubuntu 16.04.2 LTS)

Colocar o GRUB em sda

**Isso acima é importante, dizer que o sistema está na partição sda6 e não em outra**, caso contrário não irá consertar novamente.

Na aba "Opções do GRUB", igualmente assinalados os checkboxs:

Citar
Remover o GRUB completamente antes de reinstalá-lo

Atualizar o GRUB para sua versão mais recente

Click em Aplicar

Uma vez executado reinicie o sistema iniciando agora pelo disco rígido.

Execute então novamente e traga o resultado para:

Código: [Selecionar]
sudo apt update
Código: [Selecionar]
sudo apt upgrade
« Última modificação: 20 de Maio de 2017, 17:00 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.