Autor Tópico: Como instalar o programa IRPF 2017  (Lida 25038 vezes)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #15 Online: 01 de MAR?O de 2017, 03:11 »
Indo adiante, "wmnunes",

Você diz: "Não consigo nem mais tirar o cadeado do atalho da área de trabalho."

Então vamos verificar de forma objetiva e detalhada o que possa estar acontecendo quanto a isso.

Apesar de não ter aparecido no tópico, consegui ver as duas imagens que você colocou lá no 4shared.

Citar
https://www.4shared.com/photo/rxSNzoQNce/permissao.html

https://www.4shared.com/photo/d52w2a2oce/java_version.html[

O comando concretamente retornou a mensagem "Arquivo ou diretório não encontrado", o que pode acontecer se o nome do arquivo digitado estiver errado ou então se o arquivo realmente não está lá.

Onde é que concretamente você baixou o arquivo IRPF2017Linux-x86_64v1.0.bin ?

Foi de fato no diretório (=pasta) "Área de Trabalho" ou foi no diretório Downloads?

O arquivo do IRPF que você baixou tem realmente esse nome (que é o do 64-bit) ou será que por engano você baixou o arquivo de 32-bit e está tentando digitar o nome do arquivo de 64-bit?


Vamos conferir concretamente isso, então numa janela de terminal faça:

Código: [Selecionar]
cd ~/"Área de Trabalho"
Observação:

cd espaço til(~) barra_inclinada_a_direita(/) aspas(") Área de Trabalhado grafado exatamente dessa forma, primeira letra Á em maiúscula e com um acento agudo e o T de Trabalho igualmente em maiúscula.

Note que o diretório "Área de Trabalho" apresenta no nome dele uma particularidade muito importante que é o uso de acentuação e ainda a existência de espaços entre as palavras dos nomes.

No Linux MAIÚSCULA (=caixa alta) é diferente de minúsculas (=caixa baixa) e havendo espaços entre as palavras de um nome de diretório então ele precisa estar entre "aspas" pois assim o sistema operacional consegue identificar que se trata de um nome único, apesas dos espaços entre as palavras.


Conseguiu entrar dentro do diretório "Área de Trabalho"?
Vamos confirmar? Faça no terminal:

Código: [Selecionar]
pwd
Isso mesmo, só três letrinhas e receberá como resultado o local onde se encontra. No caso irá obter algo assim:

/home/username/Área de Trabalho

No exemplo acima onde está "username" irá aparecer concretamente o nome do seu usuário. No seu caso concreto irá aparecer 'ted' no username.

Confirmado que está no lugar certo, agora use o comando:

Código: [Selecionar]
ls
(letra ele mais letra esse, que vem de 'listar')

Deverá estar vendo o que há dentro do diretório e se o arquivo do IRPF estiver lá deverá igualmente estar vendo o próprio.

Como tira-teima, faça ainda assim:

Código: [Selecionar]
ls IRPF*
O que retornou desse último comando?
Deveria estar retornando exatamente o nome do arquivo.
Retornou de fato?

Para que tenhamos elementos concretos, execute o comando abaixo e traga o resultado aqui no tópico:

Código: [Selecionar]
ls -la /home/ted/"Área de Trabalho"/*
« Última modificação: 01 de MAR?O de 2017, 03:19 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #16 Online: 01 de MAR?O de 2017, 03:22 »
Finalmente, "wmnunes",

Ainda, quanto a essa questão, faça um screenshot (=captura da tela, agora é para postar a imagem mesmo) desse tal "atalho da área de trabalho" que você está tentando tirar o cadeado. Quero ver ele com o cadeado e com qual nome ele aparece aí no seu desktop, para que se possa esclarecer melhor toda essa questão, pois nunca se pode perder de vista que quem está do lado de cá não está **vendo** de fato o cenário existente (só você está diante da máquina) e pode sempre estar interpretando algo de forma equivocada.

« Última modificação: 01 de MAR?O de 2017, 03:31 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #17 Online: 01 de MAR?O de 2017, 04:03 »
Novamente, "wmnunes",

Mas há ainda mais uma "esquisitice" para verificarmos e diz respeito à verificação do java instalado.

Observei por aquela imagem lá do 4shared que você utilizou o comando java-version e teve como resultado:

java version "9-ea"
Java (TM) SE Runtime Environment (build 9-ea+157)
Java HotSpor(TM) 64-Bit Server VM (build 9-ea+157, mixed mode)

Não me consta que a versão do Java referenciado pelo IRPF seja dessa espécie, talvez também haja algo estranho aí.


Abra o seu navegador e entre nessa página:

https://www.java.com/en/download/installed8.jsp

Click lá no botão "Verify Java Version"

O que é que obtém?

Tire um screenshot (=captura de tela) da página e traga aqui ao tópico.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #18 Online: 01 de MAR?O de 2017, 07:37 »
Estamos na Version 8 Update 121 e não java9, como tu diz.

 ???

Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #19 Online: 01 de MAR?O de 2017, 13:35 »
Estamos na Version 8 Update 121 e não java9, como tu diz.

A 9-ea que o java-version relata trata-se da Early Access Releases, que é versão futura, ainda em desenvolvimento.

Pode até ser que execute, já que certamente ela incorpora as versões anteriores, apenas não tenho certeza se o programa do IRPF não tem alguma trava de consistência quanto a isso, barrando a execução, esse é o ponto, essa é a dúvida.

Early Access Releases
Early access versions of future releases of the JDK and the JRE are available for testing. These early access releases include future update and future major releases. These releases are licensed only for testing, not for use in production.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline wmnunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #20 Online: 01 de MAR?O de 2017, 18:31 »
  Caro Obelix.....

Já efetuei td esse processo(copiando e colando o comando também) e continuou na mesma. Realmente não sei o que acontece; Tentei instalar em outro computador que tenho o lubuntu 16.04. - Mesma coisa - eventualmente preciso dar uma fuçada maior nele, pois no tempo que tenho, tento resolver neste outro em que tenho o ubuntu mate; Tentei o processo umas 2 ou 3 vezes - c/ e sem cadeado. Quando tento abrir c/ adm. vem a mensagem "For input string "9-e" - dou OK e nada! Abaixo mando alguns links de imagens de permissão, proprietário e que tais:

http://ap.imagensbrasil.org/images/2017/03/01/permissao.th.png

http://ap.imagensbrasil.org/image/E1iNw8    *Observe que o executável está em verde*

http://ap.imagensbrasil.org/image/E1iuwI

PS:  Espero que tu consigas ver as imagens(se não, me avise)
Grato
william




Offline wmnunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #21 Online: 01 de MAR?O de 2017, 18:40 »
  Putz....desculpe caro amigo....não havia lido essa outra página c/ tuas considerações antes dessa minha postagem anterior (18:31); estou lendo atentamente tuas considerações e te retorno em breve.

PS:  Vẽ se tu consegue ver essas outras imagens que enviei.
Quanto ao arquivo baixei na minha pasta /home/ted - veja que está até em verde o programa(imagem anterior enviada).
Pode ser o java, sim, vou dar uma olhada nesse link que tu mandou e verificar.

william

Offline wmnunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #22 Online: 01 de MAR?O de 2017, 19:06 »
 Olha só....tô achando que é o java mesmo, viu....o erro é esse...Qual a versão do java compatível????....é a 8???
Tentei verificar e não consegui....dá impossibilidade de navegador...tentei c/ 3 browsers e ...mesma resposta...verifiquei e não tenho nem aquele plugin instalado (java Ice Tea), no firefox...mas nos outros(google, ópera, palemoon, também não tenho.


http://imgur.com/ddCnAuD
http://imgur.com/Cajhvoy
http://imgur.com/0NXQlui

PS.: Acho que vou remover o java 9 e instalar o java8....que tu acha????  Naquele outro pc do lubuntu, também tem a mesma versão do java que aqui, nesse outro...

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #23 Online: 01 de MAR?O de 2017, 19:26 »
Prezado wmnunes,

Precisamos nos por de acordo quanto a essa dinâmica de solução de problemas. O que funciona é executa o comando, copia o erro com o botão direito do mouse, cola aqui no Fórum examente como copiou. Reportar o erro de um comando extamente como ele aparece na sua tela é essencial, porque não há outro meio de sabermos o que se passa na **sua** máquina, que só você tem acesso.

Não precisa usar imagens para essa finalidade, com o mouse copie o texto mesmo da janela do terminal e cole o próprio texto aqui no tópico, é bem mais simples e mais facilmente acessível e ainda tem a vantagem de preservar um histórico para futuros usuários consulentes que venham a ter idêntico problema.

Por exemplo, essa última informação que você passou é muito importante, se tivesse dito isso antes já teríamos um outro entendimento da questão:

Citar
For input string "9-e"

Talvez na execução esteja aparecendo assim: "Erro DIRPF / For input string: “9-e”"

Mas vamos aos fatos, essa pista é boa para ser seguida e está indicando que o programa do IRPF está "estranhando" a sua instalação Java na sua máquina.

O IRPF esta tentando ler o "9", mas o "-ea" origina um erro que derruba o programa.

Faça esse comando numa janela de terminal, copie a saída com o mouse (o texto mesmo) e cole o resultado aqui no tópico:

Código: [Selecionar]
update-alternatives --list java
Esse comando acima não vai resolver o problema, é apenas para ver se existem alternativas de Java instaladas na sua máquina.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #24 Online: 01 de MAR?O de 2017, 19:32 »
Olha só....tô achando que é o java mesmo, viu....o erro é esse...Qual a versão do java compatível????....é a 8???
Tentei verificar e não consegui....dá impossibilidade de navegador...tentei c/ 3 browsers e ...mesma resposta...verifiquei e não tenho nem aquele plugin instalado (java Ice Tea), no firefox...mas nos outros(google, ópera, palemoon, também não tenho.
http://imgur.com/ddCnAuD
http://imgur.com/Cajhvoy
http://imgur.com/0NXQlui

PS.: Acho que vou remover o java 9 e instalar o java8....que tu acha????  Naquele outro pc do lubuntu, também tem a mesma versão do java que aqui, nesse outro...


Vi suas imagens postadas, especialmente o ls IRPF*.

Finalmente o cenário está ficando límpido e cristalino.  :D

Agora já conseguimos entender porque você não consegue usar o chmod.

E evidentemente dessa forma não vai conseguir nunca mesmo.

Traga ao tópico o resultado do último comando que pedi, precisamos consertar esse Java aí para a versão 8u121
« Última modificação: 01 de MAR?O de 2017, 19:33 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #25 Online: 01 de MAR?O de 2017, 20:24 »
Vamos deixar essa instrução registrada aqui no tópico para o caso de aparecer alguma ocorrência nesse sentido:

=================

Usuários de Beryl/Compiz

Em algumas instalações Linux utilizando o Beryl (http://www.beryl-project.org/) as janelas do IRPF 2017 podem aparecer sem conteúdo, sendo exibido apenas o contorno das mesmas. Para sanar este problema, antes de carregar o IRPF 2017, utilize o seguinte comando:

Código: [Selecionar]
export AWT_TOOLKIT=MToolkit


fonte:
arquivo Leia-me.htm do IRPF2017 Linux

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline wmnunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #26 Online: 01 de MAR?O de 2017, 21:46 »
ted@ted-GA-78LMT-USB3-6-0:~$ update-alternatives --list java
/usr/lib/jvm/java-8-openjdk-amd64/jre/bin/java
/usr/lib/jvm/java-9-oracle/bin/java
ted@ted-GA-78LMT-USB3-6-0:~$

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #27 Online: 01 de MAR?O de 2017, 23:05 »
ted@ted-GA-78LMT-USB3-6-0:~$ update-alternatives --list java
/usr/lib/jvm/java-8-openjdk-amd64/jre/bin/java
/usr/lib/jvm/java-9-oracle/bin/java
ted@ted-GA-78LMT-USB3-6-0:~$


Pois bem, "wmnunes",

Como o relatório do comando demonstra, há instalado no seu sistema o OpenJDK, que é a solução Java Opensource e aquele JavaOracle EA Early Access, que não serve para nada, a menos que você seja um programador de computadores envolvido no desenvolvimento JavaOracle, o que acredito não seja o caso.

Vamos ser práticos, nenhum dos dois é o que a Receita Federal diz oficialmente que deva ser usado, então, na prática, o seu sistema apenas não tem o que deveria ter, que é o JavaOracle, atualmente na versão 8u121.

Poderíamos desinstalar o JavaOracleEA, o que não deve ser difícil de ser feito, mas objetivamente não sei como se faz isso de forma completa, teria que instalar aqui e estudar a questão, o que pode demorar para acontecer, além do que não sei se o OpenJDK que você tem aí na versão 8 funcionaria no IRPF2017.

Assim sendo, parece que a solução mais imediata é mesmo instalar o JavaOracle 8u121 e dizer ao sistema que ele é o JRE padrão, muito possivelmente irá funcionar.

O tópico que mencionei no post #10, do colega "Sampayu". é um passo a passo bastante detalhado e resolve essa questão.

Antes disso desinstale completamente o IRPF2017 que está aí para que depois de instalado o JavaOracle 8u121 possa reinstalar de novo.

Não tenho como dizer até que ponto a instalação do IRPF2017 aconteceu aí no seu sistema, mas se aconteceu então existe um diretório dentro da sua Home com o nome ProgramasRFB.

Algo mais ou menos assim:

Código: [Selecionar]
cd ~/ProgramasRFB/IRPF2017/
Código: [Selecionar]
./uninstall
novamente, como antes, é um (.) ponto, barra inclinada à direita mais unistall, tudo junto, sem espaços.

Caso tenha cometido o erro anterior de instalar com o sudo (porque na verdade não precisa), então só vai conseguir executar se novamente utilizar o sudo.

Também assim (evita uma mensagem que o diretório não está vazio, óbvia, porque da outra forma se está dentro dele):

Código: [Selecionar]
sudo /bin/bash -c "/home/ubuntu-mate/ProgramasRFB/IRPF2017/uninstall"
Novamente, não digite, copie com o mouse e <enter> nele.

Tendo executado ele apaga tudo que havia antes, inclusive aquele ícone que estava no desktop (Área de Trabalho).

« Última modificação: 02 de MAR?O de 2017, 00:01 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #28 Online: 02 de MAR?O de 2017, 02:28 »
Só mais uma observação, "wmnunes",

Lá no tópico do colega "Sampayu", **antes** de começar a seguir as instruções e instalar a JavaOracle 8u121, para que a nova instalação não venha a falhar assegure-se de limpar o caminho usando os comandos da Seção 2.

Como disse antes, não sei exatamente como e onde essa "versão 9 Early Access" que tem aí está instalada, mas certamente ela não pode estar ocupando a path para a instalação da normal 8u121, então por garantia antes de mais tire da frente o que possa haver de embaraço.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline wmnunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017 [Resolvido]
« Resposta #29 Online: 02 de MAR?O de 2017, 04:17 »
 Putz...obelix.....funcionou.....depois de ficar até de manhã, deu certo...veja só....
1. Desinstalei o Programa (IRPF). Limpei os resquícios.
2. Segui "ao pé-da-letra" as instruções do nosso amigão Sampayo (Diga-se de passagem, excelente tutorial, viu!!!).
3. Habilitei os devidos plugins nos meus navegadores.
4. Instalei o Programa. - Ainda assim apareceu o cadeado.
5. Retirei o Cadeado. - Começou o tormento novamente - O Programa não abria (mesmo com o cadeado aberto).
6. Depois de fuçado em uma série de comandos (revisei os que me mandaste dezenas de vezes), encontrei a solução (Parece que encontrei, né, pois o programa finalmente abriu - Vou torcer p/ que continue assim!).
7. Olha só....em uma destas tentativas de solucionar o problema, devo ter me colocado como adm do sistema....aí não ía abrir mesmo...qdo. fui no menu de contexto e abri "como adm"....Pimbá!!! - abriu o danado....acho que era o java mesmo, viu....fiz bobagem, qdo. instalei....(mania de Windows!!!)...achar que o número maior é sinal de programa mais recente....e olha....uso linux já uns 8 anos ou mais...mas, ó.....te agradeço muito caro amigo....tu é um cara muito bacana, viu....muito agradecido....

william