Autor Tópico: Como instalar o programa IRPF 2017  (Lida 24882 vezes)

Offline Frederico Ruegger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Como instalar o programa IRPF 2017
« Online: 24 de Fevereiro de 2017, 10:14 »
No site abaixo a Receita Federal da instruções de como instalar o programa IRPF 2017
https://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2017/download/instrucoes-de-instalacao

Para instalar, é necessário adicionar permissão de execução, por meio do comando "chmod +x IRPF2017Linux-x86_64v1.0.bin", ou "chmod +x IRPF2017Linux-x86v1.0.bin", ou conforme o Gerenciador de Janelas utilizado.

Contudo somente com essa informação não consegui fazer a instalação!
Tenho somente o Ubuntu 16.04 não tenho o Windows e por isso gostaria de que me fosse fornecido uma instrução detalhada de como instalar o programa.
Sou usuario completamente leigo em Ubuntu por isso preciso de informações detalhadas...

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 10:31 »
No site abaixo a Receita Federal da instruções de como instalar o programa IRPF 2017
https://idg.receita.fazenda.gov.br/interface/cidadao/irpf/2017/download/instrucoes-de-instalacao

Para instalar, é necessário adicionar permissão de execução, por meio do comando "chmod +x IRPF2017Linux-x86_64v1.0.bin", ou "chmod +x IRPF2017Linux-x86v1.0.bin", ou conforme o Gerenciador de Janelas utilizado.

Contudo somente com essa informação não consegui fazer a instalação!
Tenho somente o Ubuntu 16.04 não tenho o Windows e por isso gostaria de que me fosse fornecido uma instrução detalhada de como instalar o programa.
Sou usuario completamente leigo em Ubuntu por isso preciso de informações detalhadas...

Deposi se você dar permissão de execução, execute o arquivo assim:

./IRPF2017Linux-x86_64v1.0.bin

ou

./IRPF2017Linux-x86v1.0.bin


coloque o ponto barra(./) na frente do nome do arquivo e ve se será executado.

Offline Frederico Ruegger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 13:57 »
Não consegui...
 Favor me dar a sequencia dos comandos para que eu possa copiar e colar no terminal...

Offline Frederico Ruegger

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2017, 14:24 »
Agora consegui! Encontrei o tutorial no Blog Do Edivaldo
http://www.edivaldobrito.com.br/como-instalar-o-irpf-2017-no-linux/
Acesse o site e siga as recomendações eu já instalei e já estou usando...

Offline wmnunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #4 Online: 26 de Fevereiro de 2017, 14:33 »
 Estou no mesmo caso; Instalei o programa, dando permissão e não abre - aparece o cadeado no atalho do ícone na área de trabalho. Mais alguém com problema(e, talvez alguma solução?) -  Me parece que tal problema é recorrente - Uso o Ubuntu Mate 16.04.2.

PS.:  No blog do edivaldo brito só instrui sobre a instalação, o que já foi feito, aqui, no fórum; não dá dicas da resolução do problema.

Grato
william nunes
« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2017, 14:37 por wmnunes »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #5 Online: 26 de Fevereiro de 2017, 14:46 »
Estou no mesmo caso; Instalei o programa, dando permissão e não abre - aparece o cadeado no atalho do ícone na área de trabalho. Mais alguém com problema(e, talvez alguma solução?) -  Me parece que tal problema é recorrente - Uso o Ubuntu Mate 16.04.2.
PS.:  No blog do edivaldo brito só instrui sobre a instalação, o que já foi feito, aqui, no fórum; não dá dicas da resolução do problema.

Se aparece o cadeado no ícone da área de trabalho talvez seja porque o arquivo consta como não pertencente ao usuário.
Abra uma janela do terminal, entre no diretório onde se encontra o arquivo, que parece ser a "Área de Trabalho" e coloque o arquivo como sendo de propriedade do usuário.

cd ~  #vai para a /home/username

cd "Área de Trabalho"  #entra no diretório

Código: [Selecionar]
sudo chown username nome_do_arquivo
username substitui pelo nome concreto do seu usuário, paulo , pedro, ana, rosa, wmnuns, o que for.

e o nome_do_arquivo obviamente pelo nome concreto do tal arquivo do IR.

exemplo, hipotético, supondo que o nome do seu usuário no seu sistema seja wmnuns e que a versão baixada seja 64-bit:

sudo chown vmnuns IRPF2017Linux-x86_64v1.0.bin

« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2017, 15:54 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline wmnunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #6 Online: 26 de Fevereiro de 2017, 21:07 »
Oh, meu caro amigo.....

 Executei o comando e o cadeado saiu, porém fica no mesmo....clico nele e o mesmo não abre.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2017, 21:17 »
Oh, meu caro amigo.....
 Executei o comando e o cadeado saiu, porém fica no mesmo....clico nele e o mesmo não abre.

Veja,  "wmnunes",

Além disso precisa autorizar o arquivo a ser executado, sem o que não vai mesmo.

Ainda numa janela de terminal, dentro do diretório onde está o dito cujo, faça:

Código: [Selecionar]
chmod +x nome_do_arquivo
por exemplo, se for o 64-bit

Código: [Selecionar]
chmod +x  IRPF2017Linux-x86_64v1.0.bin
no terminal padrão do Ubuntu quando o arquivo adquire permissão de execuçao note que a identificação visual dele muda de cor, no padrao verde quando está usando a configuração de cor padrão do Ubuntu para a janela de terminal.

agora que ele já é do seu usuário e já tem permissão de execução, então é só executar.

Código: [Selecionar]
./nome_do_arquivo
É um (.) ponto seguido de uma barra inclinada para a direita mais o nome do arquivo, tudo junto, sem espaço.

exemplo para o arquivo 64-bit:

Código: [Selecionar]
./IRPF2017Linux-x86_64v1.0.bin
ou então, o que é a mesma coisa, neste caso não precisando necessariamente estar no diretório do arquivo:

Código: [Selecionar]
/bin/bash -c "/home/ubuntu-mate/Downloads/IRPF2017Linux-x86_64v1.0.bin"
Experimenta aí, vamos ver se agora vai.  :)

« Última modificação: 02 de MAR?O de 2017, 01:03 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #8 Online: 26 de Fevereiro de 2017, 21:26 »
[...]....clico nele e o mesmo não abre.

Agora que me dei conta, acho que para executar você está clicando no ícone que é criado no desktop, não é isso?

Também deveria funcionar sem problemas, porém o ícone propriamente dito não cheguei a testar, num ubuntu-mate executei tudo pelo terminal e funcionou de primeira, sem problemas.

Vou testar o ícone, mas faça pelo terminal como expliquei no post anterior que funciona.

Editando:

Testei chamar o programa a partir do ícone criado pelo instalador no desktop, também funcionou sem problemas.

« Última modificação: 26 de Fevereiro de 2017, 22:01 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #9 Online: 26 de Fevereiro de 2017, 21:44 »
Adicionalmente, para quem queira baixar o arquivo da Declaração de Imposto de Renda por linha de comando, diretamente para um diretório, especialmente aos ainda não familizaridos com o uso da linha de comando. Vamos supor, para efeitos do exemplo, que se queira baixar para o diretório Downloads (mas claro que poderia ser para qualquer outro):

Código: [Selecionar]
cd ~/Downloads  #entra no diretório Downloads
Verifique a arquitetura do seu sistema, se é 64-bit ou 32-bit

Faça num terminal:

Código: [Selecionar]
arch
se o resultado for:


Citar
amd64 ou x86_64 --> 64-bit

Citar
i686   --> 32-bit

Então, sabendo a arquitetura do seu sistema, baixe o arquivo correspondente a ela, conforme seja:

Para 64-bit

Código: [Selecionar]
wget -c http://downloadirpf.receita.fazenda.gov.br/irpf/2017/irpf/arquivos/IRPF2017Linux-x86_64v1.0.bin
Para 32-bit

Código: [Selecionar]
wget -c http://downloadirpf.receita.fazenda.gov.br/irpf/2017/irpf/arquivos/IRPF2017Linux-x86v1.0.bin
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #10 Online: 26 de Fevereiro de 2017, 21:52 »
Complementando, a correta execução do arquivo da Declaração de Imposto de Renda pede que esteja instalado no sistema o Java, especificando diretamente o Java da Oracle.

https://www.java.com/pt_BR/download/manual.jsp

Quem ainda não tenha o Java Oracle instalado e operacional ou esteja encontrando dificuldade com isso, recomendo fortemente o tópico do colega "Sampayu" aqui no Fórum, fazendo a instalação manual. Não tem como errar, sempre dá certo.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,110854.msg615488.html#msg615488

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline EdvaldoSCruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.327
  • Deus é bom e JESUS CRISTO é o filho dEle.(Jo14:23)
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #11 Online: 27 de Fevereiro de 2017, 09:04 »
Quem tiver dificuldade de instalar o Java manual, faça como eu fiz, nesse link: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,94388.0.html

 ;)
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Offline wmnunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #12 Online: 28 de Fevereiro de 2017, 22:45 »
Caro DruidaObelix:

Não deu certo, não. Logo decidi remover e instalar novamente, sempre seguindo os métodos p/ti citados; Agora acontece o seguinte:
1. Não consigo nem mais tirar o cadeado do atalho da área de trabalho.
2. Continua não executando.
Chequei minha versão do java e tá td certo - Java9. Tô achando estranho, pois tds os anos instalo e uso e nunca me deu nenhum problema.






Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #13 Online: 01 de MAR?O de 2017, 02:59 »
Caro DruidaObelix:

Não deu certo, não. Logo decidi remover e instalar novamente, sempre seguindo os métodos p/ti citados; Agora acontece o seguinte:
1. Não consigo nem mais tirar o cadeado do atalho da área de trabalho.
2. Continua não executando.
Chequei minha versão do java e tá td certo - Java9. Tô achando estranho, pois tds os anos instalo e uso e nunca me deu nenhum problema.

Veja, "wmnunes",

Para que de alguma forma se possa te ajudar é necessário ir fazendo os comandos como indicado e caso haja algum erro, reportar aqui no tópico a exata mensagem de erro recebida, pois somente assim do lado de cá podemos avaliar o que possa estar ocorrendo. Você precisa dizer o comando que fez e o exato erro de retorno que obteve. Não ajuda apenas dizer que não deu certo, é necessário saber exatamente onde não deu certo, qual mensagem de erro retornou.

Vamos começar de novo tudo do começo?

Sempre vamos por linha de comando, sempre pelo terminal, pois somente assim se pode avaliar de forma objetiva qualquer erro.
Evite digitar comandos para evitar-se erros de retranscrição, prefira sempre com o mouse copiar os comandos aqui do tópico, então colar na janela do terminal do seu sistema e então <enter> nele para executar.

Da mesma forma eventuais mensagens de erros, marque e copie com o botão direito do mouse a saída e então cole o resultado aqui no tópico.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Como instalar o programa IRPF 2017
« Resposta #14 Online: 01 de MAR?O de 2017, 03:05 »
Então "wmnunes"


Percebi que está tentando colocar imagem aqui no tópico e não está conseguindo. Vamos resolver isso também.

Quando for necessário postar a saída de um comando, dê preferência a marcar e copiar com o botão direito do mouse e então colar aqui no seu tópico o texto referente ao resultado, é muito mais prático e funcional do que usar imagens para essa simples finalidade.

Entretanto, naqueles casos em que for imprescindível, necessário mesmo disponibilizar uma imagem da tela, use um servidor externo de imagens, como já está fazendo com o 4shared, postando no tópico um link da miniatura da imagem, pois há uma regra de limitação de tamanho de imagens que se pode postar no Fórum, que é de 40Kb.

Confira aqui (item 8 -X):

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,43147.0.h

Para aprender como anexar uma imagem em miniatura ao tópico (porque há limite nas regras do Fórum) através de um servidor de imagens externo, veja esse tópico e nele especialmente o post #2 do colega /Creto/:

Anexar uma imagem ao tópico

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,117916.msg649065.html#msg649065

http://imgur.com

Se o 4shared também permitir links de miniaturas (conhecidas também como thumbnails), pode continuar usando ele mesmo.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.