Autor Tópico: Erro na instalação do Python 3.6.0  (Lida 3665 vezes)

Offline keonemadrid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Erro na instalação do Python 3.6.0
« Online: 21 de Fevereiro de 2017, 18:58 »
Ola pessoal, sou novo no mundo linux e nesse inicio estou tendo um probleminha ao instalar o python 3.6.0, a distro que uso e Ubuntu 16.04.

faço o procedimento de instalção tudo normal ai quando dou o comando   sudo make install ele instalar o python, mas no final aparece o seguinte erro.



zipimport.ZipImportError: can't decompress data; zlib not available
Makefile:1064: recipe for target 'install' failed
make: *** [install] Error 1
 
Se alguém poder me ajudar serei grato.  OBS eu dou o comando no terminal ele abre normal mas esse erro não quero ingnora, por que mas tarde pode me trazer problemas. vlw

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Erro na instalação do Python 3.6.0
« Resposta #1 Online: 21 de Fevereiro de 2017, 19:34 »
Antes de compilar instale:

Código: [Selecionar]
sudo apt install zlib1g-dev
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2017, 19:39 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline keonemadrid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Erro na instalação do Python 3.6.0
« Resposta #2 Online: 21 de Fevereiro de 2017, 21:49 »
Obrigado amigo pela atenção ! não deu muito certo, mas vou muda para o manjaro xfce vou tenta nele, achei sua interface mais simples para iniciantes.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Erro na instalação do Python 3.6.0
« Resposta #3 Online: 21 de Fevereiro de 2017, 22:09 »
Havia testado aqui no ubuntu-mate (num live-iso), tinha dado o mesmo erro que você indicou, porém instalando a zlib1g-dev corrigiu e terminou sem erros.

Citar
The directory '/home/ubuntu-mate/.cache/pip/http' or its parent directory is not owned by the current user and the cache has been disabled. Please check the permissions and owner of that directory. If executing pip with sudo, you may want sudo's -H flag.
The directory '/home/ubuntu-mate/.cache/pip' or its parent directory is not owned by the current user and caching wheels has been disabled. check the permissions and owner of that directory. If executing pip with sudo, you may want sudo's -H flag.
Requirement already up-to-date: setuptools in /usr/local/lib/python3.6/site-packages
Requirement already up-to-date: pip in /usr/local/lib/python3.6/site-packages

O detalhe é que fiz usando o ubuntu-mate 16.04.2, isto é, o release 2 da versão 16.04, já com o kernel:

Citar
Linux 4.8.0-36-generic #36~16.04.1-Ubuntu SMP Sun Feb 5 09:39:57 UTC 2017 x86_64

O arquivo que baixei do Python 3.6.0 foi esse:

Código: [Selecionar]
wget -c https://www.python.org/ftp/python/3.6.0/Python-3.6.0.tgz
md5sum:

3f7062ccf8be76491884d0e47ac8b251  Python-3.6.0.tgz

Instalou sem problemas, sem nenhum erro.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2017, 01:01 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Erro na instalação do Python 3.6.0
« Resposta #4 Online: 22 de Fevereiro de 2017, 00:59 »
Testei também no Ubuntu 16.04 padrão (=Unity), igualmente usando o release 2, portanto, também com o kernel 4.8 mencionado.

Mesmo e idêntico resultado, mesmo erro da primeira vez, solucionado ao instalar zlib1g-dev, então o Python 3.6.0 compilou e instalou sem erros.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline keonemadrid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Erro na instalação do Python 3.6.0
« Resposta #5 Online: 22 de Fevereiro de 2017, 19:09 »
Obrigado ! Eu não tive coragem de mudar para o manjaro e resolvir o problemas com suas dicas. valeu mesmo amigo

Offline keonemadrid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Erro na instalação do Python 3.6.0
« Resposta #6 Online: 23 de Fevereiro de 2017, 14:16 »
Poxa eu reinstalei o ubuntu e apenas usei o comando sudo apt install python3.6 e pronto Paython instalado nem preciso de tanta frescura rsrs. será quem tem gente no youtube que faz parecer difícil de proposito?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Erro na instalação do Python 3.6.0
« Resposta #7 Online: 26 de Fevereiro de 2017, 00:33 »
Poxa eu reinstalei o ubuntu e apenas usei o comando sudo apt install python3.6 e pronto Paython instalado nem preciso de tanta frescura rsrs. será quem tem gente no youtube que faz parecer difícil de proposito?

Veja, "keonemadrid",

Depende de qual versão/release do Ubuntu ou "sabor" da família Ubuntu está usando ou ainda a versão dos repositórios pode ser diferente também em se tratando de uma outra distribuição Linux.

A versão nos repositórios das distribuições nem sempre, aliás muito frequentemente, andam no mesmo passo que no site dos desenvolvedores.

No caso, querendo ou precisando, sempre é possível instalar a última versão diretamente do site de origem, fazendo a compilação.


www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.