Autor Tópico: Problemas com Microfone no Ubuntu 16.04LTS  (Lida 6031 vezes)

Offline MagnataRJ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Errar é humano, mas insistir no Windows é burrice!
    • Ver perfil
    • Portal Aprendendo Linux
Problemas com Microfone no Ubuntu 16.04LTS
« Online: 01 de Fevereiro de 2017, 12:15 »
Prezados Colegas,

Primeiramente, saudações pinguianas a todos!

Estou enfrentando um problema estranho no meu Gnu/Linux Ubuntu 16.04 LTS. Eu sempre procuro utilizar versões LTS justamente para ter os problemas minimizados, porém me deparei com esse.

Não estou conseguindo capturar áudio no Ubuntu, ou seja, o Microfone não está funcionando.
Sei que o problema não está no Hardware, pois nessa mesma máquina possuo o Microsoft Windows 10 em Dual Boot e o microfone funciona perfeitamente.

Agora, eu acredito que simplesmente algum pacote talvez possa ter se corrompido, pois ontem fiz o seguinte teste: Baixei e rodei esse mesmo Ubuntu (16.04) através de um DVD, ou seja em modo Live. E o microfone funcionou perfeitamente.

Então, na teoria, se eu formatar e reinstalar o Ubuntu do zero, deve resolver o problema. Porém não disponho desse tempo. Eu saio aqui do trabalho às 20:00hs e chego em casa em torno de 21:00hs muito cansado. E no fim de semana eu gostaria de estar com o meu Linux operacional, para escrever meus artigos e gravar minhas vídeo aulas. Inclusive, no próximo sábado ia gravar uma aula de MySQL Server.

Então, será que existe algum procedimento que eu possa fazer para resolver, antes de “radicalizar” e formatar?

Segue a minha configuração:
- Placa Mãe Asus H81M-C/BR
- Processador Intel Core i7
- 16GB de memória DDR3
- SSD 512GB
- HD 1TB 7200RPM

Abaixo segue prints da saída do comando “arecord -l” e também as configurações do “alsamixer”.

Ficarei extremamente grato se alguém puder ajudar, dar uma ideia do que eu posso fazer para não ter que formatar.





Henrique Fagundes
henrique@linuxadmin.com.br
https://www.aprendendolinux.com/

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com Microfone no Ubuntu 16.04LTS
« Resposta #1 Online: 04 de Fevereiro de 2017, 23:21 »
[...] Abaixo segue prints da saída do comando “arecord -l” e também as configurações do “alsamixer”.

As imagens prometidas do arecord -l e alsamixer não vieram.  :(

Quando for necessário (normalmente é melhor postar o texto mesmo) e quiser disponibilizar uma imagem da tela, use um servidor externo de imagens, postando no tópico um link da miniatura da imagem, pois há uma regra de limitação de tamanho de imagens que se pode postar no Fórum, que é de 40Kb.

Para aprender como anexar uma imagem em miniatura ao tópico (porque há limite nas regras do Fórum) através de um servidor de imagens externo, veja esse tópico e nele especialmente o post #2 do colega /Creto/:

Anexar uma imagem ao tópico

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,117916.msg649065.html#msg649065

http://imgur.com
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com Microfone no Ubuntu 16.04LTS
« Resposta #2 Online: 04 de Fevereiro de 2017, 23:25 »
Possivelmente você saíba, porém note que a partir do alxamixer executada no terminal é possível alguma configuração do microfone.

Se Mic na linha inferior estiver aparecendo como 0<>0 navegue até ela usando as setas direcionais (<- esquerda; direita ->) e então use a seta para cima para aumentar o valor.

 Ainda usando TAB será possível diretamente interagir ajustando os valores em Mic Boost Capture e Internal Mic Boost, se o caso.

« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2017, 00:15 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas com Microfone no Ubuntu 16.04LTS
« Resposta #3 Online: 04 de Fevereiro de 2017, 23:28 »
Antes de mais nada certifique-se que seu sistema esteja devidamente atualizado, os comandos adiante devem terminar sem erros:

Código: [Selecionar]
sudo apt update
Código: [Selecionar]
sudo apt upgrade
Uma outra possibilidade de configuração é fazendo a instalação dos seguintes pacotes e, após, chamando-os individualmente, um a um, no terminal e fazendo a configuração através deles:

Código: [Selecionar]
sudo apt install paman paprefs pavucontrol
« Última modificação: 04 de Fevereiro de 2017, 23:30 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline MagnataRJ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • Errar é humano, mas insistir no Windows é burrice!
    • Ver perfil
    • Portal Aprendendo Linux
Re:Problemas com Microfone no Ubuntu 16.04LTS
« Resposta #4 Online: 06 de Fevereiro de 2017, 14:03 »
Senhores,

Obrigado pelas dicas, porém, acabei perdendo a paciência e reinstalando o Ubuntu do zero.
O problema foi resolvido.

Obs: A vídeo aula prometida encontra-se aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=HCjx93qL7ks

Atenciosamente,

Henrique Fagundes
www.aprendendolinux.com
Henrique Fagundes
henrique@linuxadmin.com.br
https://www.aprendendolinux.com/