Autor Tópico: Dica de distribuição para servidor DELL  (Lida 1941 vezes)

Offline marciodnz3

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Dica de distribuição para servidor DELL
« Online: 16 de Janeiro de 2017, 19:23 »
Bom Dia a todos da comunidade Ubuntu.
Venho colocar esse tópico no fórum, pois preciso montar um servidor LINUX de Banco de Dados/Arquivos e não sei qual a distribuição mais adequada para o seguinte hardware: Servidor DELL Rack PowerEdge R430. A princípio tenho em mente usar a distro UBUNTU Server 16.04 LTS. Caso alguém tenha referências a respeito agradeço pela contribuição e ajuda ao compartilhar essa informação. Não sei se essa é a área correta para postar esse tipo de assunto, mas espero ter contribuído de alguma forma para ampliar conhecimentos sobre GNU/Linux. Desde já obrigado.
Um abraço a todos.

marciodnz3   8)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Dica de distribuição para servidor DELL
« Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2017, 20:00 »
Então, "marciodnz3",

Esse aí, o Dell PowerEdge R430, foi certificado, porém na ocasião usando o Ubuntu 14.04.1 LTS 64-bit, o que não quer dizer que não possa vir a executar igualmente bem o Ubuntu Server 16.04, mas acho que acima de tudo é uma questão de conversar melhor com a Dell, já que eles podem (e devem) te entregar já com o sistema operacional instalado, o que é uma garantia de não ter problemas com hardware, depois você ajusta o restante que precisa.

Como possivelmente você saiba, o suporte ao Ubuntu 14.04 vair até abril/2019, o que significa mudar daqui a 2 anos, o que creio seja muito pouco para um servidor, então esse é um argumento para eventualmente também usar junto a Dell para que já venha com a versão 16.04 instalada, pois sendo igualmente uma LTS, o suporte vai até abril/2021, o que já melhora bem a logenvidade sem ter que se preocupar com mudanças estruturais no servidor.

Entenda que ao fazer essas observações não estou formulando nenhum juízo de valor sobre a adequação do hardware as suas necessidades, pois isso só você mesmo para saber se "aguenta o tranco" ou não, pois depende da demanda projetada.

O sistema operacional Ubuntu Server sabemos que é campeão, claro que funciona e funcionará de forma excelente, é usado no mundo todo em situações de trabalho crítico, não há uma razão para que não funcione na sua organização, nada obstante, se o caso, é necessário também avaliar a necessidade e disponibilidade de suporte direto da Canonical.

Ubuntu on Dell PowerEdge R430

https://certification.ubuntu.com/certification/hardware/201412-16241/

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.