Autor Tópico: grub installation failed no ubuntu  (Lida 4472 vezes)

Offline Brunhm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
grub installation failed no ubuntu
« Online: 15 de Janeiro de 2017, 19:33 »
Oi pessoal do ubuntu,

Ando tentar instalar ubuntu no meu novo netbook e nao esta nada  facil

Se nao estou em erro o uefi do meu netbook e 32bits mas cpu é 64bits

Primeiro tive problemas a dar o boot depois muitas horas comsegui dar boot com ubuntu 16.04 amd 64 bits mas com a imagens uefi 32bits ou seja mudei a imagens uefi 64bits pela uefi 32bits e ficou trabalhar muito bem mas agora o
Problema é quando vou tentar instalar chega a uma parte que da uma messagem ou um erro nao sei bem o que é
grub installation failed  alguem sabe como posso resolver este problema ?


Desde ja obrigado
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2017, 18:25 por FaBMak »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:grub installation failed ubuntu,ajuda
« Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2017, 23:18 »
Não tenho acompanhado essa questão mais de perto, porém até onde sei o quadro inicial não se alterou, continua sendo um problema na maioria das distros.

A solução fácil é instalar o Debian multiarch, tudo deve funcionar de primeira.

http://cdimage.debian.org/debian-cd/current/multi-arch/

Possivelmente será necessário desabilitar o Secure Boot, o que normalmente não é necessário com outras distros, isso porque o Debian não vem (ou ao menos não vinha) com uma assinatura de validade no UEFI bootloader (que precisa ser comprada e paga à VeriSign).

Experimentou com o Debian multiarch? Funcionou?

Porém se quiser mesmo o Ubuntu, então já é necessária uma boa ginástica para poder montar isso e fazer funcionar, vez que lamentavelmente o Ubuntu e tantas outras distros apenas não fornecem um live-iso 32-bit com um EFI bootloader.

Essas distros maiores, como Red Hat e Ubuntu, tem como primeiro objetivo servidores, que evidentemente são sempre 64-bit, não miram o mercado de baixo custo, que é originalmente provido pelo Windows. O montador do hardware coloca apenas 2GB de Ram porque ele quer vender com preço baixo e ser competitivo e evidentemente ele irá usar o Windows 32-bit, que possui suporte EFI sem problemas, então acaba dando nisso. Essa é uma lacuna atrapalhada no Linux.

Para que o Fórum possa melhor entender a questão é adequado fornecer:

1) Qual marcar e modelo do equipamento?

2) Forneça a especificação do hardware e, se possível, um link onde essa especificação possa ser verificada.

3) Qual versão/sabor do Ubuntu está tentando instalar?

4) Baixou e instalou no /efi/boot do live-pendrive o bootia32.efi ?

https://github.com/hirotakaster/baytail-bootia32.efi/raw/master/bootia32.efi

5) Se sim, está conseguindo subir o sistema apenas através do live-iso (ainda sem instalar)?

6) Caso positivo, ainda no live-iso, habilite o repositório universe e isntale o inxi:

Código: [Selecionar]
sudo apt install inxi
depois traga o resultado para:

Código: [Selecionar]
inxi -FxZ
7) Ainda pode ser útil:

Código: [Selecionar]
lspci -nnk
Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
Código: [Selecionar]
sudo parted -l
(sinal de hífen mais letra ele no final dos comandos acima)

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:grub installation failed ubuntu,ajuda
« Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2017, 14:46 »
Em complemento, faltou uma questão essencial: como é que você chegou à conclusão que o firmware EFI é realmente 32-bit, isto é, segue o padrão IA32 UEFI e não o x64 UEFI loaders?

Isso está dito em algum manual? Qual? Tem link?

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Brunhm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:grub installation failed ubuntu,ajuda
« Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2017, 22:58 »
Em complemento, faltou uma questão essencial: como é que você chegou à conclusão que o firmware EFI é realmente 32-bit, isto é, segue o padrão IA32 UEFI e não o x64 UEFI loaders?

Isso está dito em algum manual? Qual? Tem link?
é muito facil  tentei com  dar boot com 64bits e nao deu so da boot com efi 32bits 

Mas tambem  ja sabia porque os atom da intel  muitos vem com efi 32 bits ,nao foi muito dificil de la chegar que era de 32bit  para meu azar

Offline Brunhm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:grub installation failed ubuntu,ajuda
« Resposta #4 Online: 16 de Janeiro de 2017, 23:09 »
Não tenho acompanhado essa questão mais de perto, porém até onde sei o quadro inicial não se alterou, continua sendo um problema na maioria das distros.

A solução fácil é instalar o Debian multiarch, tudo deve funcionar de primeira.

http://cdimage.debian.org/debian-cd/current/multi-arch/

Possivelmente será necessário desabilitar o Secure Boot, o que normalmente não é necessário com outras distros, isso porque o Debian não vem (ou ao menos não vinha) com uma assinatura de validade no UEFI bootloader (que precisa ser comprada e paga à VeriSign).

Experimentou com o Debian multiarch? Funcionou?

Porém se quiser mesmo o Ubuntu, então já é necessária uma boa ginástica para poder montar isso e fazer funcionar, vez que lamentavelmente o Ubuntu e tantas outras distros apenas não fornecem um live-iso 32-bit com um EFI bootloader.

Essas distros maiores, como Red Hat e Ubuntu, tem como primeiro objetivo servidores, que evidentemente são sempre 64-bit, não miram o mercado de baixo custo, que é originalmente provido pelo Windows. O montador do hardware coloca apenas 2GB de Ram porque ele quer vender com preço baixo e ser competitivo e evidentemente ele irá usar o Windows 32-bit, que possui suporte EFI sem problemas, então acaba dando nisso. Essa é uma lacuna atrapalhada no Linux.

Para que o Fórum possa melhor entender a questão é adequado fornecer:

1) Qual marcar e modelo do equipamento?

2) Forneça a especificação do hardware e, se possível, um link onde essa especificação possa ser verificada.

3) Qual versão/sabor do Ubuntu está tentando instalar?

4) Baixou e instalou no /efi/boot do live-pendrive o bootia32.efi ?

https://github.com/hirotakaster/baytail-bootia32.efi/raw/master/bootia32.efi

5) Se sim, está conseguindo subir o sistema apenas através do live-iso (ainda sem instalar)?

6) Caso positivo, ainda no live-iso, habilite o repositório universe e isntale o inxi:

Código: [Selecionar]
sudo apt install inxi
depois traga o resultado para:

Código: [Selecionar]
inxi -FxZ
7) Ainda pode ser útil:

Código: [Selecionar]
lspci -nnk
Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
Código: [Selecionar]
sudo parted -l
(sinal de hífen mais letra ele no final dos comandos acima)



Marca lenovo o  modelo tenho que ver

Vou testar o debian,

Sim eu consigo rodar bem o ubuntu 16.04 ou 16.10 amd 64bits com bootia32efi usb pendrive

O problema e quando vou tentar instalar chega  por volta do 80% mas depois chega a uma parte e da  erro  /grub installation failed /


Nao sei porque

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:grub installation failed ubuntu,ajuda
« Resposta #5 Online: 17 de Janeiro de 2017, 15:10 »
OK, informe o resultado com o Debian multiarch, notando que como nesse caso o sistema operacional já é multiarquitetura, então não é necessário trazer o bootia32.efi ao live-iso.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.