Autor Tópico: Tellico  (Lida 3143 vezes)

Offline Ricardo Lima Vieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Tellico
« Online: 13 de Janeiro de 2017, 00:45 »
Boa noite.

Li num site de dicas (Easy Linux tips project) que não se deve instalar no Ubuntu programas feitos para KDE, como o Tellico (gerenciador de acervos, no meu caso, livros). O site alega que ele traz dependências que poluem o Ubuntu, que tem base em Gnome.

Este programa polui mesmo? Deixa o Ubuntu mais pesado e compromete sua fluidez?

Grato por qualquer resposta.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Tellico
« Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2017, 14:58 »
Não conheço o caso específico, como o Tellico, e tampouco tenho no momento o KDE instalado, porém o conceito geral é esse mesmo, programas que usem bibliotecas específicas de um ambiente diferente daquele padrão do sistema operacional, acabam por produzir uma "mistureba" enorme e obrigando instalar um enorme conjunto diferente de pacotes.

Um exemplo comum, apenas para ilustrar, trata-se do editor de texto padrão do Ubuntu, que é o gedit. Se quiser trazer ao sistema o editor de texto do Kubuntu, vai ter que trazer junto quase o Kubuntu inteiro. Não acho isso produtivo, pois vai descaracterizar o projeto original.

Como a página do Tellico define "A collection manager for KDE", é razoável esperar que vá trazer muito, mas muita coisa mesmo, do KDE, comprometendo a estrutura original do Ubuntu e desnaturando seu projeto original.

Entretanto, como o Tellico está nos repositórios do Ubuntu, fiz um teste aqui instalando o Tellico num live-iso e o apt informa:

Código: [Selecionar]
sudo apt install tellico
Need to get 105 MB of archives.
After this operation, 412 MB of additional disk space will be used.

Como era esperado, instalou uma enormidade de bibliotecas do KDE, uma lista imensa.

Mas, em princípio, funciona.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Ricardo Lima Vieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re:Tellico
« Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2017, 17:25 »
Druidaobelix,

Muito grato pela disposição em ajudar, inclusive com pesquisa do aplicativo. Realmente, mesmo se funcionar, vai trazer muito do ambiente KDE e pode comprometer futuramente alguma função do ambiente nativo. Eu pesquisei sobre outro gerenciador de acervo, o Alexandria (Gnome), mas parece que ele não é atualizado há vários anos.

Decidirei se arrisco com o Tellico (muito elogiado) ou se tento o Alexandria - este, mesmo sem atualização, não ofereceria riscos ao sistema, creio; se bem que ele não está no repositório oficial do Ubuntu.

Abraços.
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2017, 17:27 por Ricardo Lima Vieira »

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Tellico
« Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2017, 19:06 »
Boa noite.

Li num site de dicas (Easy Linux tips project) que não se deve instalar no Ubuntu programas feitos para KDE, como o Tellico (gerenciador de acervos, no meu caso, livros). O site alega que ele traz dependências que poluem o Ubuntu, que tem base em Gnome.

Este programa polui mesmo? Deixa o Ubuntu mais pesado e compromete sua fluidez?

Grato por qualquer resposta.

Pode instalar sem sustos Bro... esse software não causa problema nenhum no Ubuntu.
Algumas pessoas tiveram problemas por não habilitarem código fonte e parceiros canonical na souces list
Então, habilite e instale...

E não, não deixa o Ubuntu pesado. Me mostre o site onde leu isso, por favor, fiquei até curioso... quero ver os argumentos deles!!

Abraço
 
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2017, 19:13 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline Ricardo Lima Vieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re:Tellico
« Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2017, 22:09 »
Ok, nomade, segue o link: https://sites.google.com/site/easylinuxtipsproject/fatalmistakes

Está em inglês, lado esquerdo, 5° ítem, 4° parágrafo. É bem instrutivo, mas o dono se mostra bastante conservador no uso (segurança e estabilidade), o que não acho ruim, mas se o Tellico não dará problemas, pretendo então instalar, pois gostei dos comentários que li sobre ele, é bastante completo.

Abraços.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Tellico
« Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2017, 08:14 »
Eu tive o xubuntu (GTK) instalado aqui, mas por exemplo não uso outro player se não for o Clementine (Qt) ou seja feito para o KDE e assim faço vice versa, como em outro exemplo, eu não deixaria de ter no Kubuntu o GIMP (Gtk)

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto