Autor Tópico: Programas aparentemente sumiram do ubuntu  (Lida 9325 vezes)

Offline fanig01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Programas aparentemente sumiram do ubuntu
« Online: 04 de Dezembro de 2015, 23:10 »
Olá pessoal, se puderem ajudar.
Alguns programas aparentemente sumiram do ubuntu, como por exemplo o chrome, spotify e teamviwer. Talvez outros devem ter sumido também, não pesquisei ainda.

O que ocorre:
Por que digo aparentemente? Porque ao buscar o programa no dash, ele não é encontrado, nem mesmo quando tento a execução pelo terminal, mas ao tentar fazer uma reinstalação de um dos programas, no caso o spotify por exemplo, sou informado que o programa já está instalado, ou seja, os programas não aparecem no dash e nem executam pelo terminal.

O que fiz:
Tentei atualizar o sistema com apt-get update e apt-get upgrade, o que não resolveu.
Desisntalei os programas teamviwer e spotify.
Reinstalei o spotify, mesmo assim não aparece no dash e nem executa pelo terminal.
Também instalei um novo programa pela central de programas para testar, instalei o scracth para teste, depois de instalado, ele também não aparece no dash, mas executou pelo terminal, parece até que o sistema perdeu referência e não acha alguns programas.
Ao que parece, qualquer novo programa que instale pela central, também fica com o problema, não aparecendo no dash, sendo que estes já conseguem ser executados pelo terminal, já o chrome e o spotify que já estavam instalados, sendo o spotify reinstalado, nem pelo terminal executam.

Um evento que talvez pode ter ocasionado o ocorrido:
Apliquei a atualização automática do ubuntu que realiza atualização de tempos em tempos de pacotes e programas.

Detalhes:
Um outro detalhe é que quando verifico os aplicativos padrões do sistema que me dá opção para escolher quais serão meus aplicativos padrões, na lista de web não aparece o chrome que antes aparecia.

Informações sobre sistema:
Utilizo ubuntu 14.04 lts
memória: 1.8 gb
Processador: intel core i3 cpu m 380 2.53 ghz x 4
tipo de sistema: 32 bit

Podem me ajudar a recuperar meus progrmas?
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2015, 01:11 por fanig01 »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Programas aparentemente sumiram do ubuntu
« Resposta #1 Online: 05 de Dezembro de 2015, 09:23 »
Bug  bastante conhecido e antigo do Dash do Unity.  Lembrando que se você não executou nenhuma desinstalação dos programas, eles não "sumiram", é o Bug do Dash que não está mostrando eles.

Na maioria dos casos resolve de duas formas.

1) Apague o cache do Dash, no terminal:

rm -r ~/.cache/software-center-backup/

Saía da sua sessão e volte a logar-se. Veja se funciona agora.


ou


2)  Remova e depois reinstale  as lentes do Unity, no terminal:

sudo apt-get purge unity-lens-applications   

e

sudo apt-get install unity-lens-applications


Saía da sua sessão e volte a logar-se. Veja se funciona agora.




Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline fanig01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Programas aparentemente sumiram do ubuntu
« Resposta #2 Online: 05 de Dezembro de 2015, 11:50 »
Olá galactus, tudo bem? Obrigado pela ajuda.

Vamos ao que ocorreu:
Fui tentar a primeira opção da sua sugestão, contudo, não havia a pasta software-center-backup, tem apenas  pasta software-center contendo os arquivos apthistory.p, expunge.lock, reviews.ubuntu.com_reviews_api_1.0_review-stats-pkgnames.p e software-center.log, e também as pastas download-cache, icons, piston-helper, reviews.ubuntu.com_reviews_api_1.0_review-stats-pkgnames.p__5.3.db.dbenv, rnrclient e software-center-agent.db. Assim não removi os itens dentro desta pasta.

Tentei então a segunda opção, desisntalei o unity-lens-applications e instalei novamente, reiniciei a máquina, mas não resolveu.

O intrigante , como falei é que não é apenas o dash, mas se tento abrir esses programas pelo terminal ele não vai, o terminal simplesmente nem reconhece o comando, como por exemplo se executo o google-chrome ou spotify ele retorna com comando não encontrado.
Outra coisa que notei é que dentro da pasta .cache as pastas do google-chrome e spotify estão lá, também é certo que os dois estão instalados no sistema.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Programas aparentemente sumiram do ubuntu
« Resposta #3 Online: 05 de Dezembro de 2015, 12:32 »
Tenta então:

mv ~/.cache/software-center{,-backup}
unity --reset &

Saia da sessão e volte para ela. Tente usar o Dash. Veja se voltou ao normal.

Se nada disso funcionar, então a bronca é mais série, você pode tentar algumas dicas deste tópico:

http://askubuntu.com/questions/501880/applications-dont-appear-in-the-dash-14-04

Se nada disso der resultado, talvez seja o caso de reinstalar o Ubuntu.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2015, 12:39 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline fanig01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Programas aparentemente sumiram do ubuntu
« Resposta #4 Online: 06 de Dezembro de 2015, 21:49 »
Bem, realizei o comando sugerido e ele alterou o software-center para software-center-backup. No entanto ele deu erro ao executar o comando unity --reset &, deu o seguinte erro:

ERROR: the reset option is now deprecated

[1]+  Fim da execução com status 1      unity --reset

Tem outro comando para resetar o unity?

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Programas aparentemente sumiram do ubuntu
« Resposta #5 Online: 07 de Dezembro de 2015, 05:03 »
Tente

Código: [Selecionar]
sudo dconf reset -f /org/compiz/Depois
Código: [Selecionar]
sudo setsid unity

http://askubuntu.com/questions/620947/how-do-i-reset-my-unity-configuration-on-15-04

Offline fanig01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Programas aparentemente sumiram do ubuntu
« Resposta #6 Online: 08 de Dezembro de 2015, 02:49 »
Olá Tota, blz.

Funcionou o comando resetou o unity aqui.

Porém amigos, o problema ainda não se resolveu. Na verdade se resolveu em parte, se verem o que fiz antes lá em cima, lembram que instalei o scratch aqui para teste e ele não estava aparecendo no dash? Pois bem, depois desses comandos ele agora está aparecendo. No entanto os programas chrome e spotify ainda não aparecem, realmente não entendi porque, e também ainda não executam pelo terminal.

Acho que irei utilizar esse tópico passado pelo galactus, só que esse tópico está meio confuso pra mim, não entendi qual passo a passo seguir e também não sei se deu certo para o autor que reportou o problema, mas quais etapas sigo primeiro? Agradeço de antemão a ajuda que estão me dando.

Offline m4rc5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Programas aparentemente sumiram do ubuntu
« Resposta #7 Online: 07 de Janeiro de 2017, 09:52 »
Estou com o mesmo problema, vc conseguiu resolver ?