Autor Tópico: Fail in evaluating the _REG object of EC device. Broken bios is suspected ???  (Lida 2436 vezes)

Offline J0nHH4xC0R

  • Oi eu sou o Goku
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Olá a todos!
Usei Ubuntu por um tempo, porém resolvi testar o Debian 8
Instalei e gostei
Porém sempre ao iniciar o computador aparece um erro antes de iniciar o GRUB e selecionar o Debian
Aparece uma tela preta com somente esta mensagem:

"Fail in evaluating the _REG object of EC device. Broken bios is suspected."

Eu já procurei bastante e não encontrei a solução
Depois de alguns segundos a tela sai e aparece o GRUB
Meu sistema funciona perfeitamente, mas não quero que tenha esta mensagem pois não sei se pode acarretar erros no futuro
Alguém já passou por isso, ou sabe como resolver?
Inteligência é a habilidade de evitar fazer o trabalho, e mesmo assim conseguir ter o trabalho realizado.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Fail in evaluating the _REG object of EC device. Broken bios is suspected ???
« Resposta #1 Online: 16 de Dezembro de 2016, 20:13 »
1) Alguma informação sobre o que é o seu computador pode ser útil e ajudar a encontrar uma solução.
cpu, ram, motherboard, gpu. Marca e modelo, se existirem, podem ajudar.

2) Qual a versão do Ubuntu instalada? padrão Unity ou outro "sabor" no ambiente desktop?

3) Se possível instale o pacote inxi

Código: [Selecionar]
sudo apt install inxi
depois, com ele instalado, faça o comando abaixo, com o mouse marque e copie a saída e traga ao tópico o resultado para:

Código: [Selecionar]
inxi -FxZ
4) A mensagem de erro transcrita está realmente completa como ela aparece na tela?
Ou antes da frase de erro indicada aparece algo assim:

ACPI : EC: Fail in evaluating the _REG object of EC device. Broken bios is suspected

ou seja, principalmente está indicando se tratar de uma questão ACPI ou não?


5) Há alhures uma informação indicando um possível solução acrescentando na linha de boot os parâmetros:

Código: [Selecionar]
nomodeset idle=nomwait
Se fala em cpu 6th generation (Skylabe) e Nvidia, questão de ver a configuração da sua máquina.
Em todo caso, como é muito simples experimentar, acrescente na linha de boot (onde geralmente há o quiet e o splash) editando a tela inicial do grub um, outro e ambos os parâmetros e observe o que acontece.

A linha inicial de boot é algo assim (só exemplo, o caso concreto é semelhante, mas não igual):

BOOT_IMAGE=/boot/vmlinuz-4.8.0-30-generic root=UUID=188168ad-c472-47a1-b8d2-99972f32d40b ro quiet splash

basta acrescentar um por vez e depois ambos.

BOOT_IMAGE=/boot/vmlinuz-4.8.0-30-generic root=UUID=188168ad-c472-47a1-b8d2-99972f32d40b ro quiet splash nomodeset

BOOT_IMAGE=/boot/vmlinuz-4.8.0-30-generic root=UUID=188168ad-c472-47a1-b8d2-99972f32d40b ro quiet splash idle=nomwait

BOOT_IMAGE=/boot/vmlinuz-4.8.0-30-generic root=UUID=188168ad-c472-47a1-b8d2-99972f32d40b ro quiet splash nomodeset idle=nomwait

Como talvez você saiba, a modificação feita na linha de boot no menu inicial do grub se perde ao reiniciar.
Se funcionar depois tornamos definitiva a alteração, o que também é simples de ser feito.


« Última modificação: 16 de Dezembro de 2016, 20:32 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.