Autor Tópico: Iniciar o Ubuntu a partir da rede...  (Lida 2927 vezes)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Iniciar o Ubuntu a partir da rede...
« Online: 02 de Dezembro de 2016, 19:44 »
Colegas, estou com uma situação aqui que não consigo resolver há alguns dias, de uma máquina que zicou o firmware.
Queria dar um jeito de iniciar algum sistema nela, com nível de LiveCD, e desse Live, rodar o programa de recuperação de firmware do fabricante.
O problema... não tenho acesso físico à máquina, para "ir lá" com o dvd/pendrive de boot.

Daí pensei, posso dar boot nela pela rede (via PXE) e fazê-la carregar algum sistema. Já faço isso com o Suse Enterprise, pra instalação. Quero agora fazer com o Ubuntu, inclusive assim depois eu posso deixar o Ubuntu como opção de instalação pela rede.

Enfim; alguém já viu algo sobre isso (boot no ubuntu a partir da rede)? Pode apontar algum link de documentação ou tutorial?

Bom fim de semana pra todos...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Iniciar o Ubuntu a partir da rede...
« Resposta #1 Online: 03 de Dezembro de 2016, 20:30 »
Não sei se entendi muito bem o problema (que espécie de problema de firmware? interfere am algo?), estou supondo que o computador está em um local distante e sem acesso direto (o que é meio estranho, não há ninguém que possa fazer, nem colocar um simples cdrom?), porém acessível através da rede, talvez por SSH.

Podemos imaginar tal qual fosse um computador que não tivesse unidade de driver ótico (cdrom) e daqueles modelos mais antigos que também não fazem boot por usb (ou nem tem usb), resta então fazer boot pela rede mesmo.

Talvez esses links possam ajudar em algo:

Installation/Netboot

https://help.ubuntu.com/community/Installation/Netboot


DisklessUbuntuHowto

https://help.ubuntu.com/community/DisklessUbuntuHowto

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Iniciar o Ubuntu a partir da rede...
« Resposta #2 Online: 04 de Dezembro de 2016, 10:57 »
Não é que esteja distante, apenas não é prático ir lá. É um servidor HP Proliant, ele corrompeu o firmware das placas de rede durante uma atualização do firmware. Mas ainda assim ele consegue dar boot a partir das placas de rede, ele só não consegue ativar as placas de rede com o sistema carregado.

Como ele dá boot pela rede, eu quero encontrar um sistema que inicie corretamente, em modo Live, e me permita, depois, carregar o aplicativo de atualização de firmware ("HP Service Pack for Proliant"), que está em uma imagem de DVD (que eu carrego pela interface de controle dele).

Aí estou aproveitando isso também pra configurar os outros servidores da rede pra oferecer boot e instalação pela rede.

Vou olhar os links que vc passou, valeu.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D