Autor Tópico: Tutorial - Ferramenta de Ajustes do Unity  (Lida 2506 vezes)

Offline edbucker

  • Revisando a vida constantemente.
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • Tente ao contrário pois do passado o que aprendeu?
    • Ver perfil
Tutorial - Ferramenta de Ajustes do Unity
« Online: 22 de Novembro de 2016, 20:21 »
"Olá, meu nome é Eduardo e eu estou há uma semana sem utilizar o OS X."

Boa noite, colegas de fórum. Começo assim este pequeno tutorial que prometi ao amigo Ricardo Lima, pois, foi dessa forma que acabei aprendendo a mexer na ferramenta em questão.
Uma das vantagens do OS X é a praticidade que o sistema oferece na hora de manipular a área de trabalho. Como usuário de longa data, logo me viciei nos cantos de acesso rápido e nos gestos com o touchpad. Não me entendam mal, sequer sei dizer se foi inventado pra este sistema, mas foi ali que aprendi.

Quando voltei pro Ubuntu, o que mais me fez falta foi isso. Nem tanto o visual do OS X, já que, surpreendentemente, o Unity me agradou mais do que deveria. Mas ainda assim, acho que certas coisas poderiam ser mudadas. E foi assim que comecei a mexer na ferramenta Unity Tweaker Tool, ou Ferramenta de Ajustes do Unity.
Lembrando que a intenção deste tutorial é auxiliar os iniciantes, portanto, vou descrever tudo bem mastigado e sem muito código.


E assim, tudo começou...

1 Instalação

Primeiramente, é muito fácil instalar o UTT, que já vem no repositório padrão do Ubuntu, conforme visto abaixo.


A busca realizada pra este exemplo foi Unity Tweaker Tool

Assim como para qualquer aplicativo no Linux, você vai precisar da senha de usuário para instalá-lo.

2 Utilização

Acessando o menu dash (tecla super no seu teclado), você pode procurar diretamente pelo aplicativo. Tanto faz se você escreve o nome dele em português ou inglês, mas se o seu sistema estiver em PT_BR, ele vai aparecer com o nome correspondente.
De início, é um programa muito intuitivo onde você pode realizar mudanças em praticamente todos os atributos do Unity. Mas vamos começar o tutorial pela dúvida do amigo Ricardo, que me perguntou em outro tópico sobre o tamanho das fontes em um print que forneci de forma ilustrativa.


A opção para modificar este atributo se encontra em Fontes.

Aqui a fonte padrão do sistema, assim como o seu tamanho, podem ser alteradas. Mas cautelosamente, eu preferi apenas alterar a escala do mesmo, conforme a imagem abaixo.



Isso vai alterar apenas a escala das fontes que aparecem em cabeçalhos de programas, na barra do sistema e em alguns menus. Não afeta aplicativos como o Writer, por exemplo.


Confira no replay...

Feita a nossa primeira mudança, a segunda que eu sempre realizo é no cursor do mouse. Como eu prefiro o mesmo na cor preta, é bem fácil vir no UTT e alterar essa cor.



Em seguida, eu vou ao menu "Atalho de Cantos" e realizo a configuração destes conforme me agrada. Não é exatamente como no OS X, mas eu tenho pelo menos duas funções iguais e que eu uso nas mesmas posições, "mostrar espaços de trabalho", no canto superior direito, e "espalhar todas as janelas" logo abaixo, no inferior direito.



Vale lembrar que, para conseguir habilitar a função de mostrar os espaços de trabalho, é preciso habilitar o "Alternador de áreas de trabalho" no menu configurações de área de trabalho, que fica assim e pode ser configurado com quantos espaços forem necessários.



Com estas mudanças, consigo acessar estes atalhos nos cantos superior e inferior da direita da janela.


Canto superior direito...


E o inferior direito.

Por último, alterar seu tema e seus ícones fica bem mais fácil (ao menos pra mim) com o UTT. Eu tenho instalado os pacotes de ícones do Numix, que por ser o mesmo que possuo em meu smartphone Android, foi logo uma opção.


O pacote de ícones altera tanto os que ficam na barra lateral, quanto os da barra do sistema, aquela lá de cima.


A alteração dos temas pode ser mais sutíl. No caso do Numix, apenas os contornos e a coloração da barra de título faz muita diferença.

Ah, já ia me esquecendo. Ainda no tweaker, você pode alterar o tamanho dos ícones da barra lateral - o que você também pode fazer nos ajustes padrão, mas por questão de incompatibilidade, acho mais seguro realizar esse ajuste aqui mesmo. No meu caso, gosto dos ícones pequenos, tamanho 26.


3 Conclusão

Ao final, com os ajustes certos, tenho o meu Ubuntu com a aparência que me agrada e também satisfaz algumas necessidades que eu trouxe do OS X. Não é grande coisa e sei que muitos aqui gostam da coisa toda bem original, ou até mesmo mais do terminal do que do GUI, mas não custa nada compartilhar aqui algo que aprendi nessa minha semana de aventura com o Ubuntu. E que cada um tenha em sua máquina, sua própria casa.
Espero que gostem


O resultado final com as alterações feitas na Ferramenta de Ajustes do Unity. Também utilizo um gerenciador de área de trabalho chamado Variety pra controlar os papéis de parede e o relógio, mas isso fica pra outro tutorial.


O pacote de ícones em questão pode ser encontrado aqui.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2016, 20:54 por edbucker »
Macbook Pro 13" 7,1 2010 [Intel® Core™2 Duo CPU P8600 @ 2.40GHz × 2 | 8 GB Ram DDR 3 SODIMM 1066Mhz | HDD 1TB Samsung SATA 7200 rpm | Gallium 0.4 on NVAF | VRAM 256 MB]
Ubuntu Xenial 16.04 [
kernel 4.4.0-47-generic | 64-bit ]

Offline Ricardo Lima Vieira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re:Tutorial - Ferramenta de Ajustes do Unity
« Resposta #1 Online: 23 de Novembro de 2016, 21:08 »
Ok, grato edbucker. O tutorial está bem elucidativo, fácil e bem abrangente. Gostei muito e mexerei na ferramenta neste fim de semana.

Parabéns e novamente muito grato pela paciência, boa vontade e disponibilidade.

Abraços.

Offline edbucker

  • Revisando a vida constantemente.
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
  • Tente ao contrário pois do passado o que aprendeu?
    • Ver perfil
Re:Tutorial - Ferramenta de Ajustes do Unity
« Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2016, 15:17 »
Por nada, meu caro. Espero que este sirva pra ajudar a outros inicantes que chegaram ao sistema agora. A ideia é mostrar as possibilidades do Ubuntu quanto à customização da interface gráfica.
Se ajudar a uma pessoa, já vale a pena.

Abraços!
Macbook Pro 13" 7,1 2010 [Intel® Core™2 Duo CPU P8600 @ 2.40GHz × 2 | 8 GB Ram DDR 3 SODIMM 1066Mhz | HDD 1TB Samsung SATA 7200 rpm | Gallium 0.4 on NVAF | VRAM 256 MB]
Ubuntu Xenial 16.04 [
kernel 4.4.0-47-generic | 64-bit ]