Autor Tópico: Problemas em vídeo-chamadas no Skype 4.3  (Lida 2960 vezes)

Offline wbeiroz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Problemas em vídeo-chamadas no Skype 4.3
« Online: 18 de Novembro de 2016, 16:25 »
Olá Galera,

Sou iniciante no Linux, tenho um Ubuntu 16.04 instalado em um ACER Aspire E15 (E5-574-50OLD).

Depois de muito buscar na internet e aqui não achei a solução para o meu problema. Estou tentando realizar vídeoconferência por Skype e parece ter algum problema gráfico, porque a imagem da pessoa fica piscando azul e a minha imagem no canto fica como se minha câmera estivesse com zoom (aparecendo só parte do meu rosto), mas a pessoa consegue me ver normalmente.

Ao desligar o meu vídeo, a pessoa pára de piscar azul e fica normal, só tem um detalhe preto e branco atrás que não atrapalha.

Testei videochamada no Facebook e funcionou normalmente. Porém, o mesmo problema ocorreu quando tentei usar o web Skype, tanto no Firefox, quanto no Chrome.

Já reinstalei o Skype e nada. Usei o "purge", "autoremove" , "update" e "upgrade" e não resolveu. Vocês acham que pode ser incompatibilidade da minha câmera com o Skype?

Obrigado!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas em vídeo-chamadas no Skype 4.3
« Resposta #1 Online: 19 de Novembro de 2016, 01:27 »
Se a webcam funciona bem em outros ambientes (i.e. Facebook) ou softwares (cheese) e não funciona bem apenas no Skype, é de se supor seja um problema do Skype não do sistema operacional.

Não há muito o que fazer, o Skype é um software proprietário, da Microsoft, código fechado, ninguém tem acesso ao que há lá, logo, não serão soluções da comunidade opensource que irão consertar isso e sim a própria Microsoft.

Na verdade o desenvolvimento do Skype para Linux anda um tanto quanto defasado, nada obstante a boa vontade da Microsoft (será mesmo??) ou não querer ser acusada, principalmente na comunidade européia, de onde o Skype originalmente é proveniente (antes dos US$ 8 bilhões da compra pela Microsoft), de extinguir toda e qualquer concorrência, no exercício monopolista típico.

Quando se vai ao site do Skype lá consta para a versão 10.04 (espanto!!!) 32-bit do Ubuntu, nada menos que plataforma de 6 anos atrás e 12.04 multiarch, que na prática funciona nas versões atuais, pelo menos até a 16.04 (não testei na 16.10), mas evidentemente está patentemente defasada.

Entretanto, a boa notícia é que está em desenvolvimento pela Microsoft (sem muita pressa e que saiba sem prazo realmente definido) uma atualização do Skype para Linux, atualmente na versão alpha (início de projeto), já testado no Ubuntu 16.04, ou de forma mais completa nessas plataformas Linux:


    Fedora 23
    Ubuntu Gnome 16.04
    Ubuntu 16.04
    OpenSuse KDE 13.2
    Debian 8.5
    OpenSuse Leap 42.1 KDE

É um mínimo de alento saber que algo está sendo trabalhado nesse sentido.

O que você pode fazer é testar essa versão alpha aí (lembre-se que nem beta é) e ver o que acontece com sua webcam no Skype.

Aqui quando instalo numa versão 16.04 do Ubuntu ela funciona razoavelmente bem, som e webcam, inclusive tenho num determinado notebook uma webcam Acer assim identificada no sistema e que funciona bem em qualquer versão do Ubuntu usando o Skype, inclusive na versão de testes alpha:

Citar
lsusb
Bus 002 Device 008: ID 5986:02a8 Acer, Inc
 

Se o inglês não for um obstáculo intransponível, veja maiores informações aqui:

More information about Skype for Linux Alpha

https://support.skype.com/en/faq/FA34656/more-information-about-skype-for-linux-alpha

A partir da página você conseguirá baixa a versao alpha, apenas que, salvo engano, ela se encontra em um pacote rpm, então precisa converter para deb.
Precisa olhar melhor lá na página, talvez haja uma versão deb, não vi isso intensivamente.

https://www.skype.com/en/download-skype/skype-for-linux/downloading-web/?type=weblinux-rpm

Possivelmente você saiba como fazer, mas enfim, instale o pacote alien:

Código: [Selecionar]
sudo apt install alien
depois, estando no diretório onde baixou o pacote rpm do Skype alpha, faça:

sudo alien to-deb <nome-do_arquivo-rpm>

Uma vez convertido, é só instalar:

sudo dpkg -i <nome-do-pacote-deb>

Concretamente:

Código: [Selecionar]
sudo alien to-deb skypeforlinux-64-alpha.rpm
Vai gerar o arquivo:

skypeforlinux_1.12.0.4-2_amd64.deb

Depois instale fazendo:

Código: [Selecionar]
sudo dpkg -i skypeforlinux_1.12.0.4-2_amd64.deb

« Última modificação: 19 de Novembro de 2016, 01:30 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas em vídeo-chamadas no Skype 4.3
« Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2016, 01:45 »
Dê uma olhada nessa página também, parece que há lá um pacote deb pronto:

Skype for Linux Alpha and calling on Chrome & Chromebooks

https://community.skype.com/t5/Linux/Skype-for-Linux-Alpha-and-calling-on-Chrome-amp-Chromebooks/td-p/4434299

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline wbeiroz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Problemas em vídeo-chamadas no Skype 4.3
« Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2016, 08:10 »
Obrigado!
Eu realmente preciso do Skype funcionando.

Vou testar essa versão que você indicou e já posto o resultado.

Caso não funcione, vou tentar rodar o Skype no PlayonLinux, se mesmo assim não der certo, terei que ter uma máquina dual boot.

Abraços

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Problemas em vídeo-chamadas no Skype 4.3
« Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2016, 17:18 »
Experimentar a atual versão alpha é apenas para tentar identificar o problema, pois só funciona se os dois lados estiverem usando a versão alpha (ou o web Skype).

Veja se consegue colocar em dois computadores distintos ou alguém que possa ajudá-lo nisso, também instalando.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline wbeiroz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Problemas em vídeo-chamadas no Skype 4.3
« Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2016, 07:41 »
Eu não consegui utilizar a chamada de vídeo da versão alfa, diz que não tem suporte ainda.

Como vou fazer uma vídeo conferência com mais de uma pessoa, pedi para usarmos o Google Hangouts.

Obrigado!