Autor Tópico: Recuperação de dados atráves de sistema convidado.  (Lida 4609 vezes)

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Recuperação de dados atráves de sistema convidado.
« Online: 03 de Novembro de 2016, 13:03 »
Olá, tendo colocado para inciar o sistema (Ubuntu 16.04) ocorreu de dar a seguinte mensage: Busybox v 1.22.1 Ubuntu Built Shel, pesquisei e foi recomendado usar live cd ou pendrive, optei por utilizar o Mint, (apenas tenho o Ubuntu 15.10 no pendrive e também o Mint 18). Já tentei resolver o problema do BusyBox mas sem solução até o momento.

Tentei montar a partição entretanto houve um erro.

sudo fsck /dev/sda1
fsck from util-linux 2.27.1
e2fsck 1.42.13 (17-May-2015)
/dev/sda1 is mounted.
e2fsck: Cannot continue, aborting.

Entretanto achei os arquivos,  já entrei na pasta sendo root, entretanto estou com dificuldades para acessar tal arquivo, sugerem que eu utilize qual programa para abri-lo já que aparentemente estou como root?

http://imgur.com/a/FaJU2
« Última modificação: 19 de Novembro de 2016, 13:43 por Rafael Favero »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Recuperação de dados atráves de sistema convidado.
« Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2016, 13:42 »
[...] Tentei montar a partição entretanto houve um erro.
sudo fsck /dev/sda1
fsck from util-linux 2.27.1
e2fsck 1.42.13 (17-May-2015)
/dev/sda1 is mounted.
e2fsck: Cannot continue, aborting.
[...]

Por primeiro, a ferramenta fsck **não** pode ser utilizada com a partição montada, sob pena de avariar os arquivos existentes.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Recuperação de dados atráves de sistema convidado.
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2016, 13:48 »
Por depois, se bem entendi a questão, o problema mais imediato, independentemente de fazer o sistema retornar a funcionar ou não, é recuperar o conteúdo de dados em diretório criptografado (Private Data).

Nesse caso, se for isso mesmo, sugiro esse tópico:

Acessar Pasta Pessoal Criptografada pelo LiveCD/USB

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115502.msg637054.html#msg637054

Também pode ser alguma coisa útil esse outro aqui, ainda em andamento:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,120954.msg664099.html#msg664099

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Re:Recuperação de dados atráves de sistema convidado.
« Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2016, 19:19 »
Não fiz tal qual estava pois estava ocorrendo erro, fiz de outra maneira, a pasta está como root, estou tentanto abrir...

Terei de instalar o sistema já que não há espaço para montar?
« Última modificação: 03 de Novembro de 2016, 20:18 por Rafael Favero »

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Re:Recuperação de dados atráves de sistema convidado.
« Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2016, 20:12 »
Consegui acesso a pasta, entretanto na pasta .Private mostra os arquivos, mas todos criptografados, copiarei-os para o hd já que quando reiniciar vou perder tudo, de novo... 51 gigas para eu conseguir apenas uma lista de favoritos do navegador.  >:(

Diga-me, poderia me recomendar alguma distro que não fique dando "pau" de 2 em 2 meses?
« Última modificação: 03 de Novembro de 2016, 20:15 por Rafael Favero »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Recuperação de dados atráves de sistema convidado.
« Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2016, 20:26 »
Diga-me, poderia me recomendar alguma distro que não fique dando "pau" de 2 em 2 meses?

Posso indicar sim, Rafael, tenho aqui uma instalação do Ubuntu que veio desde o Ubuntu 10, nunca quebrou, nunca deu pau e funciona até hoje, são apenas algo como uns 5 ou 6 anos instalada e nunca deu maiores problemas.   :D
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Recuperação de dados atráves de sistema convidado.
« Resposta #6 Online: 03 de Novembro de 2016, 20:39 »
Consegui acesso a pasta, entretanto na pasta .Private mostra os arquivos, mas todos criptografados, [...]

Está faltando um passo, pois deve ser possível descriptografar os arquivos.

Leu o roteiro original (em inglês) que está linkado no tópico que indiquei?
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Rafael Favero

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 170
  • Wake up and straight ahead
    • Ver perfil
Re:Recuperação de dados atráves de sistema convidado.
« Resposta #7 Online: 03 de Novembro de 2016, 21:09 »
Citar

Posso indicar sim, Rafael, tenho aqui uma instalação do Ubuntu que veio desde o Ubuntu 10, nunca quebrou, nunca deu pau e funciona até hoje, são apenas algo como uns 5 ou 6 anos instalada e nunca deu maiores problemas.   :D

Não há necessidade de sarcasmo.

Já tentei várias vezes, não descriptografou, formatarei e pronto, perderei tudo, mereço que essas coisas aconteçam... A propósito até ontem a noite estava funcionando bem, não mexi em nenhuma configuração, hoje de meio dia iniciou com o erro, por isso disse de "dar pau".

Grato pela ajuda.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2016, 21:52 por Rafael Favero »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Recuperação de dados atráves de sistema convidado.
« Resposta #8 Online: 03 de Novembro de 2016, 22:07 »
Não houve nenhuma intenção sarcástica, lamento, apenas a constatação de um fato, que é a enorme e bem sucedida estabilidade do Ubuntu, pois realmente tenho aqui numa máquina/partição a mencionada instalação que até o mês passado ainda estava rodando perfeitamente a versão 12.04 do Ubuntu e somente agora, como se aproxima o prazo de validade, que é abril do ano que vem, 2017, então fiz upgrade para a versão 14.04 e continua funcionando maravilhosamente bem.

Note que é absolutamente irrelevante afirmar que "até ontem a noite estava funcionando bem, não mexi em nenhuma configuração", pois apenas não é assim que as coisas realmente funcionam.

Se instalou uma ppa uma semana ou um mês antes e depois desinstalou (ou não), ou um outro pacote qualquer, eventualmente criou-se condições para uma futura quebra do sistema em razão de uma atualização padrão.

A incidência de problemas em todo e qualquer sistema operacional está na razão direta do quanto se afasta da instalação padrão projetada e entregue originalmente pelos desenvolvedores.

Isso significa que quanto mais softwares de outras origens se adicionar à instalação padrão - qualquer que seja ela - sempre aumentará a probabilidade de ocorrência de problemas. É assim no Windows, na Apple e também no Linux e ainda no seu filhote, o Android, pois isso é uma característica inerente ao modelo geral de software e sistema operacional e suas interdependências.

Claro que em grande parte das vezes, tendo o conhecimento e a persistência necessários, ao menos no Linux é possível consertar.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Recuperação de dados atráves de sistema convidado.
« Resposta #9 Online: 03 de Novembro de 2016, 22:52 »
E apenas em complemento, perceba que é possível minimizar, e muito, a ocorrência de problemas que se transformam realmente em desastres quando se trata de sistema operacional Linux.

É muito fácil manter uma instalação principal, a mais original possível, para o dia a dia e tarefas principais e na mesma máquina manter outra(s) partição(ões) destinada(s) exclusivamente a experimentações e testes.

O Linux é essencialmente multiboot, sendo algo muito fácil de configurar, deixando o controle do grub na instalação principal, que se manterá quase sempre intacta e possivelmente passará anos sem maiores problemas.

Na(s) outra(s) partição(ões) de teste, ao contrário, vale tudo, instalar, desinstalar, apagar, remover, ppa, reinstalar essa e aquela distribuição, até mesmo para aumentar o conhecimento em Linux, sempre mantendo intacta a instalação master.

Além disso, claro que também se pode (e deve) ter máquinas virtuais nessa partição de teste, onde também se pode "pintar e bordar", sem nenhum risco à instalação master.

É assim que faço, nessa instalação muito antiga que mencionei nem mesmo o kernel ou driver de vídeo deixava atualizar, travando no apt (pin, pinnagem) e mantendo toda a estabilidade desejada.

Note que muito frequentemente em servidores corporativos, administrados por profissionais de TI, até mesmo a política de atualizações dos pacotes é altamente controlada, pois ninguém nem de longe pensaria em permitir atualizações que não as de estrita segurança, sem amplamente avaliar os impactos na infraestrutura, da qual atualmente depende a própria organização, empresa, negócio, instituição ou governo.

« Última modificação: 03 de Novembro de 2016, 23:24 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.