Autor Tópico: Barra do Unity não "desaparece" apos move-la para baixo  (Lida 7950 vezes)

Offline kenshiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Barra do Unity não "desaparece" apos move-la para baixo
« Online: 28 de Outubro de 2016, 08:02 »
Bom dia

Pessoal, ontem instalei o dconf e movi a barra do Unity para a posição horizontal na tela.

Só que quando ela estava na esquerda eu havia configurado para ela sumir e ela aparecer quando
o mouse fosse colocado em cima dela, dei uma olhada no dconf e não consegui identificar uma opção assim...

vcs sabem se tem?

aproveitando a barra de cima tem como mudar a opacidade dela e deixa-la quase transparente sem instalar o Compiz?

obrigado
« Última modificação: 28 de Outubro de 2016, 08:07 por kenshiro »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Barra do Unity não "desaparece" apos move-la para baixo
« Resposta #1 Online: 28 de Outubro de 2016, 11:16 »
[...] instalei o dconf e movi a barra do Unity para a posição horizontal na tela.
Só que quando ela estava na esquerda eu havia configurado para ela sumir e ela aparecer quando
o mouse fosse colocado em cima dela, dei uma olhada no dconf e não consegui identificar uma opção assim...
vcs sabem se tem?

Quanto à primeira questão não muda nada, é mesmo usar a forma padrão do sistema para fazer isso.

Configurações do sistema/Aparência/Comportamento

Coloque "ligado" o botão do lado direito (arraste para à direita, fica com o fundo laranja)

Estará ativada a função "Ocultar automaticamente o lançador"
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Barra do Unity não "desaparece" apos move-la para baixo
« Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2016, 11:31 »
E só para complementar, claro que dá para fazer também pelo dconf, altere as chaves conforme abaixo indicado:

Colocar o lançador na horizontal:

Código: [Selecionar]
launcher-position  -->  'Bottom'
Ocultar o lançador:

Código: [Selecionar]
launcher-hide-mode  -->  1

Editando:

Só há um porém: a resposta foi com base na versão 16.10, ainda não conferido se na 16.04 também está assim.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2016, 11:35 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline kenshiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re:Barra do Unity não "desaparece" apos move-la para baixo
« Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2016, 12:04 »
seguinte,

em Configurações do sistema/Aparência/Comportamento

quando coloquei a barra p bairro, o sistema desabilitou esse comportamento (botão ficou p esquerda) eu só não habilitei pq o "ponto de revelação" só tem as opções "Lado Esquerdo" e "Superior" se não me engano, aí pensei q desfaria a alteração que foi coloca-la p baixo...

Tua dica funciou, valeu

Agora só falta o Panel lá em cima, mas não tava afim de instalar o Compiz...

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Barra do Unity não "desaparece" apos move-la para baixo
« Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2016, 15:36 »
Agora só falta o Panel lá em cima, mas não tava afim de instalar o Compiz...

Não entendo muito bem quando diz "instalar o Compiz".

Se a instalação é o Ubuntu padrão, cujo ambiente desktop é o Unity, o Compiz sempre está instalado, já que o Unity é um plugin do Compiz.

Talvez esteja se referindo a instalar o compiz-plugins-extra

O compiz-plugins-extra propicia mais uma leva de efeitos, apesar dos vários conflitos e inconsistências dos pacotes envolvidos, além do que com muita facilidade se "quebra" o sistema ao habilitar ou desabilitar recursos (especialmente nunca desabilite o plugin Unity) ao instalar o ccsm CompizConfigSettingsManager.

Mas o modo mais fácil e indolor é mesmo instalar o Unity Tweak Tool (Ferramenta de ajusta do Unity), então vá no ícone (ou aba) "Barra Superior" e é só ajustar "Nível de transparência" conforme queira.

Código: [Selecionar]
sudo apt install unity-tweak-tool
« Última modificação: 28 de Outubro de 2016, 15:44 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline kenshiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re:Barra do Unity não "desaparece" apos move-la para baixo
« Resposta #5 Online: 28 de Outubro de 2016, 16:17 »
Dei mole , falei besteira.
sim, me referia ao compiz-plugins-extra, mas na hora de escrever coloquei apenas compiz, até estava me lembrando da época jurássica que para ter efeitos era necessário o compiz (lembro quando as diversas áreas de trabalho sendo representadas por cubo eram moda), enfim .. rs

então meu medo é justamente precisar de algo que acabe tornando o sistema instável, ainda mais que hj está redondo

Eu pensei que hoje já poderia haver alguma maneira mais nativa de se fazer isso..

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Barra do Unity não "desaparece" apos move-la para baixo
« Resposta #6 Online: 28 de Outubro de 2016, 16:37 »
Dei mole , falei besteira.
[...]
então meu medo é justamente precisar de algo que acabe tornando o sistema instável, ainda mais que hj está redondo
Eu pensei que hoje já poderia haver alguma maneira mais nativa de se fazer isso..

No problems.   :)
O Ubuntu é, digamos assim, minimalista nos recursos nativos através de interfaces gráficas (gui) que vêm com ele e que possibilitem configurar isso ou aquilo, notadamente no que se refere a essas pequenas configurações de ambiente de trabalho.

O Ubuntu padrão é mais ou menos um pacote fechado robutos porém básico fornecido pelos desenvolvedores da Canonical para ser usado no estado em que é fornecido, sem deliberadamente se preocupar em torná-lo amplamente configurável por gui. Essa é a forma que eles entendem que possibilitaria ampliar a base de usuários sem muita confusão.

Como embaixo do capô é e continua sendo um simples Linux, claro que tudo é configurável, mas já demanda um conhecimento (e vontade) um pouco mais específico do usuário.

Como disse, instale o unity-tweak-tool, diferentemente do ccsm, não tem risco, é indolor e dá para fazer um monte de ajustes nesses penduricalhos de forma muito fácil.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.