Autor Tópico: Declarada a data da morte do Software Livre no Governo  (Lida 11777 vezes)

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Declarada a data da morte do Software Livre no Governo
« Online: 26 de Outubro de 2016, 15:42 »
Eu estou tão chocado... triste e desesperançoso.
Tenho andado um pouco distante do fórum, pois estou tendo que trabalhar muito nos últimos 2 anos.
Como moderador deste fórum, sei que trazer a debate um notícia que possua cunho político está contra as regras.
Por conta disso, peço que os amigos não manifestem suas opiniões de cunho político, apenas seu sentimento em relação a esse fato
e, se conseguirem, acrescentem de alguma forma.
Segue a notícia:

http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=43869&sid=10

 :'(

Mas vamos continuar lutando pelo software livre, pelas distribuições Linux, ou de kernel baseado em códigos livres.
« Última modificação: 26 de Outubro de 2016, 19:00 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re:Declarada a data da morte do Software Livre no Governo
« Resposta #1 Online: 26 de Outubro de 2016, 18:07 »
Não demora muito tempo, acessar o internet banking do BB e da CEF via GNU/Linux, será cada vez mais difícil...  :o :o :o
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 806
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Declarada a data da morte do Software Livre no Governo
« Resposta #2 Online: 26 de Outubro de 2016, 23:24 »
É, o caso é que como não ficar tentando a falar..., acho até que nem tem como não ter uma ou duas frases no sentido (no mínimo) socioeconômico já que na atual realidade comprar software proprietário seria o que? (Melhor eu parar...)

T+   
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Declarada a data da morte do Software Livre no Governo
« Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2016, 06:37 »
Não demora muito tempo, acessar o internet banking do BB e da CEF via GNU/Linux, será cada vez mais difícil...  :o :o :o

Creio que não. Há obrigação legal (Marco Civil da Internet) para utilização de serviços que permitam a operação em vários sistemas operacionais.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Declarada a data da morte do Software Livre no Governo
« Resposta #4 Online: 27 de Outubro de 2016, 11:50 »
Já que indicou-se um link lá da Convergência Digital, então não deixe de também ler naquele mesmo site o artigo da Joyce Souza para compreender melhor a questão sob aquela perspectiva.

http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=43547&sid=15
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 806
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Declarada a data da morte do Software Livre no Governo
« Resposta #5 Online: 28 de Outubro de 2016, 18:03 »
Já que indicou-se um link lá da Convergência Digital, então não deixe de também ler naquele mesmo site o artigo da Joyce Souza para compreender melhor a questão sob aquela perspectiva.

http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=site&infoid=43547&sid=15
Humm, não li esse, valeu druidaobelix!

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline garfo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.023
  • Keep easy and simple.
    • Ver perfil
    • linux
Re:Declarada a data da morte do Software Livre no Governo
« Resposta #6 Online: 07 de Novembro de 2016, 11:45 »
Pra que tanto choro? Não muda muita coisa para o cidadão comum.
Garfo -  linux
"Pra quê complicar? Facilidade e simplicidade é tudo!"

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 806
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Declarada a data da morte do Software Livre no Governo
« Resposta #7 Online: 07 de Novembro de 2016, 13:15 »
Bem verdade garfo!

Pra que tanto choro? Não muda muita coisa para o cidadão comum.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Declarada a data da morte do Software Livre no Governo
« Resposta #8 Online: 07 de Novembro de 2016, 14:11 »
Pra que tanto choro? Não muda muita coisa para o cidadão comum.

Só pra constar, isso foi ironia, ou foi sério?

Tô tendo dificuldades pra interpretar, rsrs

Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline deusdara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 120
    • Ver perfil
Re:Declarada a data da morte do Software Livre no Governo
« Resposta #9 Online: 13 de Novembro de 2016, 16:04 »
Pra que tanto choro? Não muda muita coisa para o cidadão comum.

Olá

O GNU/Linux já é muito maior do que se imagina.
E o domínio do GNU/Linux não depende de um pais como o Brasil com baixo desenvolvimento tecnológico e muito menos de um governo.

A grande maioria das pessoas que usam um smartphone nem sabe o que é um sistema operacional.


Citar
Como o Linux dominou o mundo (e ninguém percebeu)

O sistema operacional de código aberto desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds está em smartphones, carros, televisores e termostatos.
Até mesmo a Microsoft, que o combateu ferozmente, já o usa
Como o Linux dominou o mundo (e ninguém percebeu)

http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/mercado-digital/20160902/como-linux-dominou-mundo-ninguem-percebeu/409564

[Mobo: Asus B85M-E/BR   ][CPU: Intel Core i7 4790@3.6 GHz][RAM2x4 GB 1333 MHz DDR3 Kingston][GPU: onboard Intel HD Graphics 4600][HD:Seagate 1,0 também SATA II][Fonte: Corsair CX 750 W][Ubuntu Gnome ]

Offline Mario Limão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
  • Gremista, Arquiteto, Monarquista-Absolutista
    • Ver perfil
Re:Declarada a data da morte do Software Livre no Governo
« Resposta #10 Online: 13 de Novembro de 2016, 19:56 »
Palavras de Joyce Souza, para nosso entendimento da questão preocupante:
"(Microsoft) ... ter colaborado intensamente com os serviços de inteligência dos Estados Unidos para permitir que as comunicações dos usuários fossem interceptadas" e "Michel Temer é citado como um dos informantes dos Estados Unidos no Brasil" e "agora no Governo Temer os lobbys vêm com força total.  O Temer em si não entende nada sobre software livre, é muito mais fácil ele atender ao lobby das empresas americanas, do que ... entender a importância da tecnologia na gestão pública".
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 806
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Declarada a data da morte do Software Livre no Governo
« Resposta #11 Online: 14 de Novembro de 2016, 10:40 »
Mas..., nobre companheiro deusdara, a questão do software livre a meu ver sendo usado pelo governo, mas tem haver c om:

- Diminuir o uso dos recursos públicos ante a compra de licenças (esse o principal fator)

Posso estar falando besteiras, mas que para completar o que eu penso, o Mario Limão acima citou um trecho (que eu ressalto que) não tô nem ai para politicas, mas sim viso o dinheiro nosso usado por tais cidadãos, então minha visão é estritamente pela melhoria não apenas de o software livre trazer essa economia, como também, traz avanço tecnológico tão bem conhecido por todos aqui.

Não estou dizendo que a Microsoft não tenha esse avanço, mas diga-se de passagem que bem lentamente traz o tal avanço.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline jkmsjq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.343
  • Ubuntu Member
    • Ver perfil
Re:Declarada a data da morte do Software Livre no Governo
« Resposta #12 Online: 14 de Novembro de 2016, 11:51 »
Uso Ubuntu a pelo menos 6 anos ininterruptamente, mas sejamos sinceros, se usuários comuns tem enésimos problemas com o Software Livre, imagina grandes corporações (como o governo de qualquer cidade, estado ou país) não terão...?!

Investir em treinamento, é muito caro! Qualificação profissional nem todos querem, ou quando fazem, não tem retorno nenhum na prática (e falo isso como professor, vejo muito este tipo de coisas com vários colegas de profissão).

Portanto, é muito mais fácil comprar uma licença de uma empresa já conhecida no mercado a décadas e, no caso de um problema, convoca o suporte técnico desta empresa que soluciona(ria) o impasse.

A questão de lobby, não acontece apenas na parte de TI, mas em todas (exemplo pior: na indústria farmacêutica, para a liberação de uma medicação nova para a indústria recuperar o que já se gastou, mesmo sabendo dos perigos potenciais à saúde humana). Ou seja, isso não convence e nem é argumento!

E outra questão: as pessoas (ou empresas) não tem liberdade de usar aquilo que melhor lhe atende...??? Então, qual o problema... ??? ??? ???
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Offline Daltro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Tô chegando lá !!!
    • Ver perfil
    • Meu site
Re:Declarada a data da morte do Software Livre no Governo
« Resposta #13 Online: 14 de Novembro de 2016, 14:55 »
Mas..., nobre companheiro deusdara, a questão do software livre a meu ver sendo usado pelo governo, mas tem haver c om:

- Diminuir o uso dos recursos públicos ante a compra de licenças (esse o principal fator)

Posso estar falando besteiras, mas que para completar o que eu penso, o Mario Limão acima citou um trecho (que eu ressalto que) não tô nem ai para politicas, mas sim viso o dinheiro nosso usado por tais cidadãos, então minha visão é estritamente pela melhoria não apenas de o software livre trazer essa economia, como também, traz avanço tecnológico tão bem conhecido por todos aqui.

Não estou dizendo que a Microsoft não tenha esse avanço, mas diga-se de passagem que bem lentamente traz o tal avanço.

T+


Prezados,

Destaquei um tópico importante citado pelo colega Creto...
Entretanto, lamento informa-los que este tópico é pura balela e uma mentira gigantesca !!!  Isso mesmo, uma mentira gigantesca !!!
Trabalhei durante + de 10 anos em uma importante empresa estatal, na área de automação industrial, e quando eu precisei de uma licença de LINUX (seja lá qual fosse a distribuição), descobri como a mentira do software livre no governo é imensa...
Bem, vamos aos fatos... eu optei pela utilização do LINUX como sistema operacional porque eu achava que era gratuíto... assim como o que eu estou usando agora (Ubuntu), mas para minha surpresa quando a licitação estava na rua fui orientado pelo pessoal da TI a incluir o item "suporte técnico" ao fornecimento do tal sistema operacional...
Eu argumentei com eles que na empresa haviam várias distribuições do LINUX e então que eles me indicassem uma delas que já tivesse suporte técnico para que eu pudesse então especifica-la.
Ai a mentira veio a tona, a resposta da TI foi a que não adiantava que a empresa tivesse outras máquinas com a distribuição "X" cada uma tinha um contrato de suporte técnico a cada ano....
Diante do que imaginei ser um absurdo, argumentei se na própria TI não tinha um depto que pudesse suportar uma aplicação banal, como era o caso, mas a resposta foi: Não... temos somente pessoal de suporte para equipamentos que têm suporte técnico específico !!!

Ou seja, o suposto software livre, é um tremendo embuste para venda de suporte técnico (tipo plus plus ++ !!!) e como o suporte técnico para LINUX é muito mais caro do que para o Windows.... o custo, para o pobre contribuinte acaba sendo muito maior do que uma licença do Windows 20    e o pior... nunca será usado pois o pessoal da TI é que vai acabar dando o suporte técnico e muitos deles são bastante competentes para tal...

Final da história...  comprei windows e tudo está lindo até hoje !!!

Então, esqueçam que LINUX é software livre quando se trata de governo !!!

SDS
Daltro

Offline Mario Limão

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 128
  • Gremista, Arquiteto, Monarquista-Absolutista
    • Ver perfil
Re:Declarada a data da morte do Software Livre no Governo
« Resposta #14 Online: 15 de Novembro de 2016, 11:27 »
Citação de: creto link=topic=120946.msg664440#msg664440 date=

...  comprei windows e tudo está lindo até hoje !!!

[/quote


Tem certeza?
Ubuntu 14.04.5-LTS;  Desktop Amazon; Intel Core 2 Duo CPU E4500 @ 2.20 GHz x2; 4 GB; Intel 945Gx86/MM/SSE2; 32-Bit; 160GB.