Autor Tópico: Instalação SAMBA no UBUNTU para compartilhar arquivos com Windows 7 Professional  (Lida 7251 vezes)

Offline Daltro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Tô chegando lá !!!
    • Ver perfil
    • Meu site
Bom dia colegas,

Novamente estou tomando um pau do Ubuntu e do Samba, mas estou aprendendo... vamos aos fatos...

Meu S.O. é o Ubuntu 16.04 LTS  - Kernel 4.8.0.-040800 e instalei o Samba 4.3.11 Ubuntu nele...  até ai beleza.
O objetivo é compartilhar uma pasta, chamada "COMPARTILHADA"  que está numa partição chamada APOIO.

Bem... eu instalei o Samba e um pacote de configuração gráfico chamado "system-config-samba". Originalmente este pacote deu um problema no funcionamento, mas achei na net a solução e ele está funcionando OK.

Atualmente a situação é a seguinte:

Na máquina com WIN_7 eu enxergo o servidor "MICROBOARD", a pasta "Compartilhada" e uma impressora "pdf" , mas quando clico na pasta, o windows informa que não tenho permissão para acessar \\MICROBOARD\Compartilhada !

Detalhe: Na máquina WIN_7 só existe um usuário, chamado "daltro" com senha que é o adminstrador....  na máquina Ubuntu, só existe 1 usuário, chamado "daltro". Nas duas máquinas, uso a mesma senha.

Eu lí um monte de TUTORIAIS na internet sobre o compartilhamento do SAMBA com Windows e invariavelmente o arquivo smb.conf é apontado como o vilão da história... até ai eu entendo, mas sinceramente fiquei completamente confuso com tanta informação diversa... um fala isso, outro fala aquilo, um diz para acabar com o arquivo e fazer outro, outro diz para manter e modificar... sei lá...

Então, eu resolvi manter o smb.conf e tentar entende-lo para ver onde está o erro... ai encontrei um tutorial que falava de um comando de debug do samba o "testparm" . Dei este comando e recebi a seguinte mensagem:

*************************************************************************************

daltro@microboard:~$ testparm
Load smb config files from /etc/samba/smb.conf
rlimit_max: increasing rlimit_max (1024) to minimum Windows limit (16384)
WARNING: The "syslog" option is deprecated
Processing section "[printers]"
Processing section "[print$]"
Processing section "[Compartilhada]"
Loaded services file OK.
WARNING: You have some share names that are longer than 12 characters.
These may not be accessible to some older clients.
(Eg. Windows9x, WindowsMe, and smbclient prior to Samba 3.0.)
Server role: ROLE_STANDALONE

Press enter to see a dump of your service definitions

# Global parameters
[global]
   workgroup = WUDC
   server string = %h server (Samba, Ubuntu)
   server role = standalone server
   security = USER
   map to guest = Bad User
   obey pam restrictions = Yes
   pam password change = Yes
   passwd program = /usr/bin/passwd %u
   passwd chat = *Enter\snew\s*\spassword:* %n\n *Retype\snew\s*\spassword:* %n\n *password\supdated\ssuccessfully* .
   username map = /etc/samba/smbusers
   unix password sync = Yes
   syslog = 0
   log file = /var/log/samba/log.%m
   max log size = 1000
   dns proxy = No
   usershare allow guests = Yes
   usershare owner only = No
   panic action = /usr/share/samba/panic-action %d
   idmap config * : backend = tdb


[printers]
   comment = All Printers
   path = /var/spool/samba
   create mask = 0700
   printable = Yes
   browseable = No


[print$]
   comment = Printer Drivers
   path = /var/lib/samba/printers


[Compartilhada]
   path = /media/daltro/APOIO/Compartilhada
   read only = No
   guest ok = Yes

*******************************************************************************

Bem....  pelo que eu pude entender e pelo que lí, não existe nada de errado nas configurações...

Meu grupo de trabalho está correto (WUDC), as conexões de rede, aparentemente, estão corretas pois aparecem na máquina windows...  (eu uso rede wireless) , o único problema encontrado pelo debug foi uma declaração obsoleta do "syslog" que é onde se gera o log do servidor...

Eu acredito que não estou conseguindo criar corretamente o usuário no SAMBA, já que nas duas máquinas o usuário é o mesmo com a mesma senha.

Alguém poderia me ajudar com isso ?

SDS
Daltro


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Instalação SAMBA no UBUNTU para compartilhar arquivos com Windows 7 Professional
« Resposta #1 Online: 19 de Outubro de 2016, 12:08 »
Lembrou de adicionar "daltro" ao Samba?

sudo smbpasswd -a daltro
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Daltro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Tô chegando lá !!!
    • Ver perfil
    • Meu site
Re:Instalação SAMBA no UBUNTU para compartilhar arquivos com Windows 7 Professional
« Resposta #2 Online: 19 de Outubro de 2016, 12:55 »
Olá zekkerj,

Sim, o usuário daltro está criado e inclusive aparece na interface gráfica de adminstração do Samba

SDS

Daltro

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Instalação SAMBA no UBUNTU para compartilhar arquivos com Windows 7 Professional
« Resposta #3 Online: 19 de Outubro de 2016, 13:04 »
Esse usuário consegue acessar o compartilhamento pelo Linux?

sudo apt-get install smbclient
smbclient //MICROBOARD/Compartilhada -U daltro
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Daltro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Tô chegando lá !!!
    • Ver perfil
    • Meu site
Re:Instalação SAMBA no UBUNTU para compartilhar arquivos com Windows 7 Professional
« Resposta #4 Online: 19 de Outubro de 2016, 13:24 »
Sim, o usuário consegue acessar a pasta Compartilhada na máquina Linux...

As respostas para os comandos foram as seguintes:

*********************************************************************************************
daltro@microboard:~$ sudo apt-get install smbclient
[sudo] senha para daltro:
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
smbclient is already the newest version (2:4.3.11+dfsg-0ubuntu0.16.04.1).
smbclient configurado para instalar manualmente.
Os seguintes pacotes foram instalados automaticamente e já não são necessários:
  kde-l10n-engb kde-l10n-pt kde-l10n-ptbr linux-image-extra-4.4.0-31-generic
  linux-image-extra-4.4.0-36-generic linux-image-extra-4.4.0-38-generic
  linux-image-extra-4.4.0-42-generic
Utilize 'sudo apt autoremove' para os remover.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 4 não atualizados.
daltro@microboard:~$ smbclient //MICROBOARD/Compartilhada -U daltro
WARNING: The "syslog" option is deprecated
Enter daltro's password:
Domain=[WUDC] OS=[Windows 6.1] Server=[Samba 4.3.11-Ubuntu]
smb: \>

*****************************************************************************************

SDS,

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Instalação SAMBA no UBUNTU para compartilhar arquivos com Windows 7 Professional
« Resposta #5 Online: 19 de Outubro de 2016, 13:37 »
Adicione esta linha ao seu smb.conf:

log level = 0 auth:3

Aguarde 5min ou reinicie o processo smbd.

Tente novamente o acesso a partir do Win7. Depois olhe na pasta /var/log/samba os arquivos mais recentes, cole as 20 últimas linhas do arquivo mais recente aqui.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Daltro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Tô chegando lá !!!
    • Ver perfil
    • Meu site
Re:Instalação SAMBA no UBUNTU para compartilhar arquivos com Windows 7 Professional
« Resposta #6 Online: 19 de Outubro de 2016, 13:53 »
Zekkerj,

Qual a seção do smb.conf devo incluir tal linha ? e qual seria a função dela ?

SDS

Daltro


Offline Daltro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
  • Tô chegando lá !!!
    • Ver perfil
    • Meu site
Re:Instalação SAMBA no UBUNTU para compartilhar arquivos com Windows 7 Professional
« Resposta #7 Online: 19 de Outubro de 2016, 14:10 »
Coloquei o comando na seção GLOBAL, reestartei o serviço e tenho as seguintes respostas no arquivo de LOG:

[2016/10/19 09:55:28.716055,  0] ../source3/param/loadparm.c:3259(process_usershare_file)
  process_usershare_file: stat of /var/lib/samba/usershares/compartilhada failed. Permissão negada
[2016/10/19 10:50:25.228595,  0] ../source3/param/loadparm.c:3259(process_usershare_file)
  process_usershare_file: stat of /var/lib/samba/usershares/compartilhada failed. Permissão negada
[2016/10/19 10:50:25.229115,  0] ../source3/param/loadparm.c:3259(process_usershare_file)
  process_usershare_file: stat of /var/lib/samba/usershares/compartilhada failed. Permissão negada
[2016/10/19 10:50:25.229529,  0] ../source3/param/loadparm.c:3259(process_usershare_file)
  process_usershare_file: stat of /var/lib/samba/usershares/compartilhada failed. Permissão negada
[2016/10/19 13:08:52.959257,  3] ../source3/auth/auth.c:178(auth_check_ntlm_password)
  check_ntlm_password:  Checking password for unmapped user [MICROBOARD]\[HomeGroupUser$]@[D520] with the new password interface
[2016/10/19 13:08:52.959378,  3] ../source3/auth/auth.c:181(auth_check_ntlm_password)
  check_ntlm_password:  mapped user is: [MICROBOARD]\[HomeGroupUser$]@[D520]
[2016/10/19 13:08:52.959498,  3] ../source3/auth/check_samsec.c:400(check_sam_security)
  check_sam_security: Couldn't find user 'HomeGroupUser$' in passdb.
[2016/10/19 13:08:52.959541,  2] ../source3/auth/auth.c:315(auth_check_ntlm_password)
  check_ntlm_password:  Authentication for user [HomeGroupUser$] -> [HomeGroupUser$] FAILED with error NT_STATUS_NO_SUCH_USER
[2016/10/19 13:08:52.979630,  3] ../source3/auth/auth_util.c:1602(do_map_to_guest_server_info)
  No such user HomeGroupUser$ [MICROBOARD] - using guest account


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Instalação SAMBA no UBUNTU para compartilhar arquivos com Windows 7 Professional
« Resposta #8 Online: 19 de Outubro de 2016, 17:33 »
Citar
process_usershare_file: stat of /var/lib/samba/usershares/compartilhada failed. Permissão negada
Me parece que vc criou um "usershare" com o mesmo nome do compartilhamento central. Tente mudar um dos dois nomes.

Citar
check_sam_security: Couldn't find user 'HomeGroupUser$' in passdb.
Interessante, ele está tentando fazer o acesso com um nome de máquina... ele chega a pedir credencial pra você, no Windows?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D