Autor Tópico: Meu disco foi sequestrado pelo sistema operacional? Sem Espaço Nenhum!!!  (Lida 2906 vezes)

Offline RazorBlack

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Olá Senhores!

Estou com um problema bem curioso por sinal... meu disco parece ter sido totalmente tomado por alguma coisa.

Eu tenho um disco de 1Tera de capacidade e reservei 100GB de espaço para minha particao EXT4 aonde o ubuntu se encontra instalado, entretanto, eu notei que ao tentar fazer um download apareceu uma mensagem informando que eu tinha apenas 5GB livre em HD. Fiquei bastante assustado, mas ao checar o analisador de disco o fato realmente ficou comprovado... eu tinha 95GB em USO e nao sei como esse espaço foi ocupado, afinal tenho apenas algumas ferramentas de uso cotidiano instaladas.

Os senhores sabem o que poderia estar comendo meu disco inteiro?

« Última modificação: 17 de Outubro de 2016, 01:41 por RazorBlack »

Offline Rockwave

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 223
    • Ver perfil
Re:Meu disco foi sequestrado pelo sistema operacional? Sem Espaço Nenhum!!!
« Resposta #1 Online: 17 de Outubro de 2016, 13:14 »
Abra um terminal, execute os comandos e nos mande o resultado:

df -h
sudo du -hs /*

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Meu disco foi sequestrado pelo sistema operacional? Sem Espaço Nenhum!!!
« Resposta #2 Online: 17 de Outubro de 2016, 13:26 »
A situação do disco aparenta estar grave mesmo e requer uma ação rápida antes que pare de vez de funcionar, porém é necessário examinar os diretórios para localizar onde possa estar o problema.

Para ter um panorama inicial faça como o /Rockwave/ indicou, usando o comando df e ainda o du

Há um utilitário que faz isso de forma gráfica, que eventualmente também pode ajudar, que é o "Analisador de uso de discos", só escrever "analisador" no Dash que o ícone aparece.

Esse tópico também pode ser útil:


http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,116693.15.html
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Meu disco foi sequestrado pelo sistema operacional? Sem Espaço Nenhum!!!
« Resposta #3 Online: 27 de Outubro de 2016, 12:50 »
Recomendo verificar se a pasta /var/log não está ocupando muito espaço.
Num sistema muito movimentado ou que esteja com algum problema de software ou hardware, os logs podem crescer até tomar todo o espaço livre da partição.

Enviado do meu smartphone.

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D