Autor Tópico: Duvidas sobre Montar um Servidor VPN...  (Lida 3855 vezes)

Offline lordfox8

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
    • Ver perfil
Duvidas sobre Montar um Servidor VPN...
« Online: 14 de Outubro de 2016, 00:05 »
Olá Pessoal,

eu montei um servidor DHCP usando o Lubuntu 14.04 lts GUI....

Minha duvida é a seguinte, se instalar o OpenVPN padrão no servidor e configurar como mostra alguns tutoriais, por ai a maquina cliente vai absorver o IP imposto pelo DHCP Server da Matriz (empresa)?

Eu acessando via VPN será a mesma coisa que se a maquina estivesse na empresa na intranet?

O OpenVPN tem limitações tipo se é gratuito ou pago? ou é versão trial?

Alguem recomenda outro programa de VPN BOM?

Desde já muito obrigado pessoal!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Duvidas sobre Montar um Servidor VPN...
« Resposta #1 Online: 14 de Outubro de 2016, 08:26 »
Olá Pessoal,

eu montei um servidor DHCP usando o Lubuntu 14.04 lts GUI....

Minha duvida é a seguinte, se instalar o OpenVPN padrão no servidor e configurar como mostra alguns tutoriais, por ai a maquina cliente vai absorver o IP imposto pelo DHCP Server da Matriz (empresa)?
Eu nunca configurei assim, mas acredito que dá pra fazer o cliente pegar IP no dhcp do servidor principal também. Seria uma VPN L2...

Citar
Eu acessando via VPN será a mesma coisa que se a maquina estivesse na empresa na intranet?
Em termos de IP, sim --- a menos que o acesso dos seus clientes seria significativamente mais lento, por ser remoto.

Citar
O OpenVPN tem limitações tipo se é gratuito ou pago? ou é versão trial?
Código aberto (OpenSource) e gratuito. Acredito que haja empresas que prestem suporte pago a ele, mas sem qualquer relação com licenças de uso.

Citar
Alguem recomenda outro programa de VPN BOM?
Depende do que você chame de "BOM". Há appliances de VPN que já te entregam tudo configurado, e te permitem abrir VPNs de outros tipos (PPTP, IPSec, etc.). Mas custam bem caro.
Quantos clientes vc pretende conectar assim?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lordfox8

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
    • Ver perfil
Re:Duvidas sobre Montar um Servidor VPN...
« Resposta #2 Online: 15 de Outubro de 2016, 01:09 »
Bom A rede da empresa trabalha com dois servidores um em linux Ubuntu GUI, 14.04 LTS e outro fornecendo dominio windows server 2012.. bom o servidor Ubuntu Fornece o DHCP e a internet, e o proxy no futuro ainda não está funcionando mas pretendo por, as estações de trabalho puxam o IP do servidor e puxam o DOminio Windows para funcionar o windows 7 pro, só que eu quero saber com VPN terei esse acesso pela rede?

Quantidade chega no max uns 20 mas a internet la é de 100Mb...

tem restrição de conexões simultâneas?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Duvidas sobre Montar um Servidor VPN...
« Resposta #3 Online: 15 de Outubro de 2016, 06:50 »
Acesso a partir de onde, de casa?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline lordfox8

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 83
    • Ver perfil
Re:Duvidas sobre Montar um Servidor VPN...
« Resposta #4 Online: 15 de Outubro de 2016, 18:11 »
Já li vários informativos de vpn só que só ensina como acessar ou montar, a partir de um computador convencional, só que minha dúvida é a seguinte: se eu configurar o servidor vpn como computador normal para fornecer acesso via vpn o computador da casa do colaborador, vai pegar o ip do dhcp do servidor da empresa e irá conseguir acessar o servidor de documentos ?

Quem irá usar o vpn talvez um servidor da filia e alguns colaboradores....

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Duvidas sobre Montar um Servidor VPN...
« Resposta #5 Online: 15 de Outubro de 2016, 19:53 »
Se você usar o serviço de VPN correto, configurado da forma correta, sim, vai funcionar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D