Autor Tópico: [Resolvido] Screenshots no Ubuntu GNOME  (Lida 1514 vezes)

Offline Agarwaen

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Who is John Galt ?
    • Ver perfil
[Resolvido] Screenshots no Ubuntu GNOME
« Online: 05 de Outubro de 2016, 16:39 »
Olá a todos!

Migrei recentemente do Ubuntu "tradicional" (que utiliza Unity) para o Ubuntu GNOME e me deparei com um aparente problema: ao tirar uma screenshot, seja qual for o tipo dela (de uma janela, ou somente de uma área, etc.), não aparece para mim a janela que aparecia quando eu fazia isso no Unity e que me permitia escolher onde salvar a screenshot ou mesmo confirmar se eu queria realmente salvá-la. Quando eu tiro uma screenshot ela simplesmente é salva automaticamente na pasta Imagens do usuário. Até tentei alterar essa pasta padrão para uma pasta que eu mesmo criei dentro da pasta Imagens (utilizando o dconf-editor), chamada "Capturas de tela", mas ao editar o diretório padrão as screenshots que eu tiro continuam sendo salvas na mesma pasta. Alguém que utiliza o Ubuntu GNOME ou que saiba como resolver isso poderia me orientar?

Obrigado, desde já.
« Última modificação: 13 de Março de 2017, 18:52 por Agarwaen »
"Não existem contradições. Sempre que você achar que está vendo uma contradição, verifique suas premissas. Você vai descobrir que uma delas está errada."

Offline jonatanrader

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re:Screenshots no Ubuntu GNOME
« Resposta #1 Online: 06 de Outubro de 2016, 11:59 »
Olá, qual a sua versão do SO,  mas vc pode instalar um aplicativo de captura de tela no Ubuntu Software.  Digite gnome-shell --version no terminal, ele mostra a versão que vc tem instalada, a  versão mais atual tem a captura de tela com as opções que vc quer, a versão que utilizo é a GNOME Shell 3.18.5,

Espero ter ajudado.

Offline Agarwaen

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Who is John Galt ?
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 06 de Outubro de 2016, 12:08 »
3.18.5 também. Essa é a versão mais atual?
"Não existem contradições. Sempre que você achar que está vendo uma contradição, verifique suas premissas. Você vai descobrir que uma delas está errada."

Offline Agarwaen

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Who is John Galt ?
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 06 de Outubro de 2016, 12:13 »
Aparentemente a versão estável é a 3.20. Tu sabe me dizer se na 3.18.5 é possível configurar isso?

Offline jonatanrader

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 06 de Outubro de 2016, 12:34 »
E ai.... faz o seguinte, abra as config do sistema, vai em teclado > atalhos de teclado > captura de tela. Vc pode criar uma personalizada também.

veja se é isto que procura.

Offline Agarwaen

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Who is John Galt ?
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 06 de Outubro de 2016, 12:51 »
Receio que não... O que eu procuro saber é se é possível configurar a forma de tirar as screenshots de tal modo que eu seja perguntado caso queira realmente salvar a imagem e em qual diretório fazê-lo (assim como eu fazia no Unity). Não sei se isso é possível no GNOME (ou pelo menos nessa versão), talvez varie de ambiente pra ambiente... 

Offline Agarwaen

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Who is John Galt ?
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 06 de Outubro de 2016, 12:56 »
Esta imagem ilustra como isso ocorre no Unity:

http://imageshack.com/a/img923/304/hHFRvr.png

Offline agente100gelo

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • @Ceará
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 06 de Outubro de 2016, 15:11 »
Eu uso um aplicativo chamado Shutter. Talvez resolva seu problema.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Agarwaen

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Who is John Galt ?
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 06 de Outubro de 2016, 16:36 »
É uma ótima ferramenta, muito completa. Obrigado pela dica! :D

Offline Falco90

• Usuário Ubuntu
  • *
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
« Resposta #9 Online: 08 de Março de 2017, 17:38 »
Em Configurações(gnome-control-center) > Teclado > Capturas de Tecla são mostradas as funções de captura de tela com a tecla Print Screen, elas salvam as imagens automaticamente na pasta Imagens. Não sei como mudar a pasta do salvamento automático, mas você pode fazer a tecla Print Screen abrir o programa de screenshots(gnome-screenshot), com o qual você vai poder tirar a screenshot da tela/janela/área e escolher a pasta onde vai guardá-la. Para fazer isto:

Em Configurações(gnome-control-center) > Teclado, clique no + na parte inferior da janela, escreva "Nova Screenshot" ou qualquer outra coisa na área "Nome:", escreva o comando "gnome-screenshot -i" na área "Comando:" e clique em "Adicionar". Após clicar em adicionar você vai ver a função que acabou de adicionar, clique nela(ela irá ser destacada em azul e a palavra "Novo acelerador..." aparecerá à direita) e aperte a tecla Print Screen para adicionar a função à tecla. Vai aparecer uma mensagem dizendo algo como "O atalho 'print' já está sendo usado blábláblá...", confirme clicando em "Reatribuir". Pronto, agora a tecla Print Screen do seu teclado vai abrir o programa de screenshots ao invés de tirar uma screenshot automaticamente e salvar na pasta Imagens. Acredito que não é exatamente o que você queria, mas espero que seja útil para alguém.

Ubuntu 16.10
GNOME Shell 3.20.4

Offline Agarwaen

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Who is John Galt ?
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 13 de Março de 2017, 18:51 »
Era exatamente isso que eu queria, cara. Eu cheguei a tentar configurar um atalho no teclado, mas não sabia o que colocar no campo "Comando", valeu por ter explicado detalhadamente.
Muito obrigado! :D