Autor Tópico: Ubuntu 14.04 LTS não reconhece meu pen drive  (Lida 3188 vezes)

Offline robsontcruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Ubuntu 14.04 LTS não reconhece meu pen drive
« Online: 28 de Setembro de 2016, 14:52 »
Olá boa tarde,sou iniciante no sistema linux... comprei um note dell inspiron já com o ubuntu instalado, acontece que ao espetar o pen drive ou cabo usb para celular não aparece nada, pesquisei na internet e não encontrei nada que pudesse ajudar, ressalto que não entendo como funciona o terminal. Desde já agradeço a atenção, valeu!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS não reconhece meu pen drive
« Resposta #1 Online: 29 de Setembro de 2016, 18:43 »
Olá boa tarde,sou iniciante no sistema linux... comprei um note dell inspiron já com o ubuntu instalado, acontece que ao espetar o pen drive ou cabo usb para celular não aparece nada, pesquisei na internet e não encontrei nada que pudesse ajudar, ressalto que não entendo como funciona o terminal. Desde já agradeço a atenção, valeu!


Resolver  questões no Linux sem o uso do terminal e ainda sendo orientado pela internet é algo que, na prática, fica mesmo muito difícil.

No Ubuntu geralmente tudo funciona, tudo é simples e funcional para a imensa maioria dos equipamentos, mas se há algum problema, aí o mais comum é mesmo ir para o terminal e resolver lá as questões. Nesse sentido (e em todos os outros), o fato é que o Linux não foi feito para as massas, jamais será, não é esse o propósito. Para o povo em geral se usa o Windows, é bom e funciona muito bem, é assim e será assim ainda por muito e muito tempo.

Não há dificuldade verdadeira em usar o terminal, não é um obstáculo intransponível, muito ao contrário, desde que você realmente queira aprender pelo menos o básico. Como tudo, é uma curva de aprendizagem na qual se vai caminho e daqui algum tempo você estará dominando comandos em terminal com muita tranquilidade.

Isso posto, se me permite, recomendo que faça um plano de estudos e vá adquirindo conhecimentos no Linux.

Uma simples sugestão:

Dê também uma lida nos posts #453, #455 e #457 desse tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,168.msg661276.html#msg661276

Há alguns links quebrados em algumas indicações, mas ainda muita coisa se aproveita se realmente verificar diligentemente.

« Última modificação: 29 de Setembro de 2016, 18:49 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS não reconhece meu pen drive
« Resposta #2 Online: 29 de Setembro de 2016, 18:49 »
Agora indo à questão propriamente dita, considerando que se trata de um computador montado pela Dell já com o Ubuntu instalado, normalmente as coisas funcionam.

Como possivelmente se trata de um computador novo, com setup já UEFI, precisa conferir no setup se está habilitado o "Secure Boot" (pode ter concretamente um outro nome, mas a ideia central é a mesma) e, se positivo, como é que faz nesse setup para habilitar um pendrive.

Dependendo do setup na arquitetura UEFI não deixa mesma usar um pendrive externo, já que se trata, em tese, se um precaucação adicional para evitar contaminação por vírus e que tais.

Enfim, esse é o primeiro ponto a se analisar, entrar no setup e estudar o que há lá.

Como é algo fora do sistema operacional, se precisar de ajuda quanto a isso vai precisar nos dizer o que há especificamente no setup de sua máquina, talvez ilustrando com boas fotos das telas, tiradas a partir de um celular, postadas num servidor de imagens e trazendo os links respectivos aqui para o Fórum.

Vamos começar por aí.

Seja bem-vindo :-)

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 14.04 LTS não reconhece meu pen drive
« Resposta #3 Online: 29 de Setembro de 2016, 18:58 »
Ôopss! faltou dizer o mais óbvio .  :-[

Evidentemente devemos supor que você já testou com uns 3 ou 4 pendrives, de modelos e marcas diferentes, certo?

Se possível nesse equipamento e em qualquer outro, assegurando que não se trata de um simples defeito do próprio pendrive, certo?

Vamos descartar logo de plano qualquer defeito próprio de um específico pendrive, para não ficarmos "batendo cabeça" e "gastando dedo" em vão.  ;)
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.