Autor Tópico: falha ao transferir pacotes, verifique sua ligação à internet  (Lida 15943 vezes)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:falha ao transferir pacotes, verifique sua ligação à internet
« Resposta #30 Online: 22 de Setembro de 2016, 01:52 »
Queria aproveitar que ja enchi a paciencia de voces druidao e zekkerj
e perguntar umas coisas?

Citar
ping -c 4 www.google.com

ping -c 4 8.8.8.8

O que esses comandos fazem exatamente?

"ping" é um programa que é usado pra fazer testes de conectividade. Ele dispara uma certa quantidade de pacotes especiais, chamados ICMP ECHO, que quando são recebidos no destino, são imediata e automaticamente devolvidos pra quem os enviou. O programa, ao receber de volta o pacote, conta o tempo entre o envio e o recebimento da resposta. Assim a pessoa sabe também como está a qualidade da comunicação entre as duas máquinas.

Citar
Citar
sudo apt update
Citar
sudo apt upgrade

depois de alguns procedimentos

Citar
sudo apt-get update
Citar
sudo apt-get dist-upgrade

apt update e apt-get update sao a mesma coisa?

o apat-get dist-upgrade tmb e diferente ?
O comando, em si, é o "apt-get".
"sudo" é um outro programa, que serve pra que o comando que vem depois dele seja executado com privilégios de administrador.
O "apt-get" tem várias opções, nós usamos a opção "update" a primeira vez, pra carregar as informações dos repositórios.
Em seguida, usamos a opção "dist-upgrade" pra baixar e instalar as atualizações dos pacotes.
Daí vimos que havia muitos repositórios desnecessários cadastrados; fizemos a alteração da lista de repositórios.
Depois de alterar essa lista, precisamos atualizar novamente as informações, e assim rodamos novamente o comando "sudo apt-get update".

Citar
Existem linhas de comando que devo executar no terminal de tempos em tempos para checar a saude da maquina?
Por enquanto, não.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:falha ao transferir pacotes, verifique sua ligação à internet
« Resposta #31 Online: 22 de Setembro de 2016, 01:59 »
Pois então, /igorcsandrade/,

Dissemos lá pelas tantas para que você desligasse todas as ppa's, mas na verdade isso era apenas para restringir a amplitude da questão e equacionar o problema, pois a essência da questão não é exatamente essa.

O seu sistema está funcionando, embora tenha algumas correções a serem feitas (por exemplo, o erro no software "Mendeley Desktop for Ubuntu"), que evidentemente precisa pesquisar e acertar a instalação e o repositório, porém de uma forma mais ampla você precisa decidir o que quer manter no seu sistema ou não e se dedicar a analisar isso caso a caso.

Aquelas ppa's que você tenha interesse, evidentemente precisa voltar a habilitar as respectivas atualizações e ir fazendo isso uma a uma e verificando se não ocorrem erros, principalmente observando se a ppa escolhida ainda possui manutenção ativa, assunto esse que estou ligeiramente lembrado de termos conversado algum tempo atrás.

Sobretudo procure entender o conceito do que sejam os repositórios, o que sejam ppa's, enfim, o que significa o processo de atualização do mundo Linux, porque essa visão conceitual é que melhor permitirá comprender como manejar adequadamente isso.

Note que na verdade essas circunstâncias, idas e vindas, marchas e contramarchas são naturais de quem está iniciando num novo sistema operacional, fazem parte da tão propalada curva de aprendizagem e, assim, deixar tudo um tanto quanto bagunçado faz parte desse processo.

Recordo-me de lhe ter dito há uns dois meses atrás para fazer um backup da instalação original da Dell, através da ferramenta que eles fornecem, de tal forma que pudesse repor o sistema nas condições de fábrica e a razão disso era exatamente essa, ser natural a sua experimentação em decorrência do aprendizado.

Lá pelas tantas, já tendo adquirido um pouco mais de experiência e, então, compreendendo melhor o funcionamento do Linux e também sabendo melhor o que quer, então certamente será o caso de refazer integralmente a instalação, já agora de uma forma menos errônea.

Talvez seja o caso de avançar no aprendizado de uma forma mais estruturada, o que significa estabelecer um programa de estudo através de leituras adequadas, pelo que muitas de suas dúvidas atuais facilmente desaparecerão.

Ter vindo ao mundo Linux é uma demonstração clara de que você sabe pensar "fora da caixinha" e certamente é inteligente para dominar esse novo cenário sem muita dificuldade, então entenda essa condição de adaptação como natural e tenha a certeza que em pouco tempo estará tirando tudo isso de letra.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline igorcsandrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re:falha ao transferir pacotes, verifique sua ligação à internet
« Resposta #32 Online: 22 de Setembro de 2016, 12:54 »
Senhores de fato eu agradeco toda atencao dispensada em meu caso.
Ainda n'ao houve pedido de atualizacao desde ontem.

Sobre o mendley. Trata-se de um organizador de acervo. Todos os meus artigos ficam renomeados de forma padronizada, al[em de um poder mexer nesse acervo pela interface do programa. Facilita a vida do pesquisador e muito. Por[em ele n'ao me [e essencial.
Inicialmente os inconvenientes culminaram com a instala;'ao do mesmo... e quendo lia aquela mensagem ao final das linha de comando do terminal eu achei que fosse ele o causador da discordia.

Voc"e poderiam me indicar uma boa fonte de leitura? mesmo que basica...ja apanhei demais aqui rs
preciso me virar bem sozinho.

obrigado pela ajuda de sempre.


ps. fiz o download de um leitor de video que vc recomendou druidao vcl... antes n'ao dava certo.
ps2. por favor me ajudem a reconfigurar esse teclado... ja esta me dando nos nervos


amplexos fraternais
Fisiológica - Fisioterapia especializada
Teófilo Otoni-MG

Offline igorcsandrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re:falha ao transferir pacotes, verifique sua ligação à internet
« Resposta #33 Online: 22 de Setembro de 2016, 13:17 »
ps resolvido o problema do teclado ççç
Fisiológica - Fisioterapia especializada
Teófilo Otoni-MG

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:falha ao transferir pacotes, verifique sua ligação à internet
« Resposta #34 Online: 22 de Setembro de 2016, 14:27 »
Voc"e poderiam me indicar uma boa fonte de leitura? mesmo que basica...ja apanhei demais aqui rs
preciso me virar bem sozinho.

Guia Foca Linux
http://www.guiafoca.org/?page_id=238

Todos os tutoriais do Carlos Morimoto
www.hardware.com.br
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:falha ao transferir pacotes, verifique sua ligação à internet
« Resposta #35 Online: 22 de Setembro de 2016, 20:06 »
Citar
[...] poderiam me indicar uma boa fonte de leitura? mesmo que basica...

Dê também uma lida nos posts #453, #455 e #457 desse tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,168.msg661276.html#msg661276

Há alguns links quebrados em algumas indicações, mas ainda muita coisa se aproveita se realmente verificar diligentemente.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline igorcsandrade

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re:falha ao transferir pacotes, verifique sua ligação à internet
« Resposta #36 Online: 22 de Setembro de 2016, 23:18 »
Obrigado rapazes
agradeço toda atenção dispensada a meu caso.
Fisiológica - Fisioterapia especializada
Teófilo Otoni-MG