Autor Tópico: Aplicativos Acessando Internet por Diferentes Redes Num Mesmo PC: Como Fazer?  (Lida 5082 vezes)

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Prezados, boa noite. Estou No Seguinte Cenário:

1) PC conectado a duas redes ao mesmo tempo (Rede A, Cabo; Rede B, WireFire).

2) Rede A, acesso restrito (acesso apenas a email institucional e impressora de rede  (Prefeitura); Rede B (WireFire): acesso liberado (vindo da função roteador do Celular).

Pergundo: Como direcionar o uso de só e somente uma delas por um Aplicativo específico?. Exemplo: WhattsApp Web (e outros) através do WiFi vindo do celular e o email institucional na rede Local.

PS: o que já utilizei (não sei se esgotei totalmente os recursos):

A) http://www.linuxdescomplicado.com.br/2013/11/saiba-como-gerenciar-o-uso-da-largura.html

B)  https://www.vivaolinux.com.br/topico/Servidores-Linux-para-iniciantes/WonderShaper/

Desde já agradeço a ajuda.

Att,


« Última modificação: 02 de Setembro de 2016, 21:22 por Samuel Ubuntu do Sur »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Aplicativos Acessando Internet por Diferentes Redes Num Mesmo PC: Como Fazer?
« Resposta #1 Online: 02 de Setembro de 2016, 21:22 »
Olá @Samuel,

Ao pé da letra, não há como fazer exatamente o que você quer (direcionar o tráfego por aplicativo). Mas é possível direcionar o tráfego por "aplicação", ou seja, acesso a email institucional, na rede institucional, acesso a impressoras na rede institucional, e navegação genérica saindo pelo link do celular.

Vc controlaria isso pelo gateway e pelo serviço DNS.

Antes de prosseguir com mais detalhes, no entanto, eu gostaria de saber qual versão do Ubuntu você usa, e como você acessa o email institucional.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re:Aplicativos Acessando Internet por Diferentes Redes Num Mesmo PC: Como Fazer?
« Resposta #2 Online: 02 de Setembro de 2016, 21:26 »
Boa Noite Zekkerj

Vamos Lá:

1) Ubuntu 14.04

2) Email Institucional via Google Chrome;  Impressora Via Rede Local

PS: apenas lembrando que não sou o Gerenciador da rede local (instituicional) e sou praticamente o único na prefeitura que usa computador pessoal (Ubuntu); o restante usa Windows... Já tive atritos por conta disso.

Att,

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Aplicativos Acessando Internet por Diferentes Redes Num Mesmo PC: Como Fazer?
« Resposta #3 Online: 02 de Setembro de 2016, 21:34 »
Ubuntu 14.04, ótimo --- já tem o dnsmasq, que vai ser o nosso "truque na manga".

Você vai começar editando a conexão de rede institucional. Sendo IP fixo, você vai remover a configuração de gateway no arquivo /etc/network/interfaces, ou indo pelo gerenciador de redes, na janela apropriada.

Sendo IP dinâmico por DHCP, vc vai precisar editar o arquivo /etc/dhcp/dhclient.conf, onde vc vai ver um trecho como o abaixo:
Código: [Selecionar]
send host-name = gethostname();
request subnet-mask, broadcast-address, time-offset, routers,
        domain-name, domain-name-servers, domain-search, host-name,
        dhcp6.name-servers, dhcp6.domain-search, dhcp6.fqdn, dhcp6.sntp-servers,
        netbios-name-servers, netbios-scope, interface-mtu,
        rfc3442-classless-static-routes, ntp-servers;

Nesse grupo, você vai remover (ou colocar um "#" antes) o parâmetro "routers". Pode ficar parecido com isso:

Código: [Selecionar]
send host-name = gethostname();
request subnet-mask, broadcast-address, time-offset, #routers,
        domain-name, domain-name-servers, domain-search, host-name,
        dhcp6.name-servers, dhcp6.domain-search, dhcp6.fqdn, dhcp6.sntp-servers,
        netbios-name-servers, netbios-scope, interface-mtu,
        rfc3442-classless-static-routes, ntp-servers;

Ainda no arquivo /etc/dhcp/dhclient.conf, vc vai adicionar ao final o trecho:

Código: [Selecionar]
alias {
  interface "wlan0";
  option routers;
}
OBS 1: Mude de "wlan0" pra "wlan1", "wlan2", etc. conforme seja o nome que a interface wireless receba em sua máquina.
OBS 2: Se vc estiver usando o Ubuntu 15.10 ou o 16.04, em vez de "wlan0", use "wlpNs0" (onde N é o número da interface, 0, 1, 2, 3, etc.).

Agora, quando vc se conectar à rede, sua máquina só vai pedir um gateway na rede wireless. Reinicie a máquina e confirme isso com o comando "route -n", deve haver apenas uma rede "0.0.0.0", associada com o endereço do roteador wireless.

(continua)
« Última modificação: 02 de Setembro de 2016, 21:46 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Aplicativos Acessando Internet por Diferentes Redes Num Mesmo PC: Como Fazer?
« Resposta #4 Online: 02 de Setembro de 2016, 21:58 »
Agora temos que acertar o DNS, pois com certeza vc precisa continuar encontrando o site onde fica seu serviço de correio eletrônico. Pra isso, vc vai criar o arquivo "/etc/dnsmasq.d/000-RedePrefeitura", com o seguinte conteúdo:

Código: [Selecionar]
server=/DOMINIO-DA-PREFEITURA//IP-DNS-INSTITUCIONAL
Isso vai fazer com que qualquer sítio com nome "algumacoisa.DOMINIO-DA-PREFEITURA" ou "algumacoisa" seja consultado no servidor "IP-DNS-INSTITUCIONAL", enquanto qualquer outro site vai ser consultado no DNS aprendido via conexão Wireless.

Reinicie novamente a máquina e teste agora o acesso à internet, e ao serviço de correio, bem como outros sites locais.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Aplicativos Acessando Internet por Diferentes Redes Num Mesmo PC: Como Fazer?
« Resposta #5 Online: 02 de Setembro de 2016, 22:04 »
PS: apenas lembrando que não sou o Gerenciador da rede local (instituicional) e sou praticamente o único na prefeitura que usa computador pessoal (Ubuntu); o restante usa Windows... Já tive atritos por conta disso.

Att,
O que eu te aconselho é evitar ao máximo esses atritos, e não ser radical. Se a repartição/escritório usa Windows, use Windows. Nunca mexa no computador do serviço sem autorização do seu superior, mesmo que seja pra colocar o sistema em dual boot; e se o serviço usa algum sistema que só funciona em windows, use-o no windows.

Em meu serviço, os desktops são todos Windows 7, e os servidores são [quase] todos Linux SuSE. Tudo bem, é a regra, assim minha máquina principal é Windows. No entanto, conversando com meu chefe, consegui liberação pra ter uma máquina antiga com Ubuntu, e acaba que nessa máquina Ubuntu é que eu acabo fazendo as "mágicas" que ajudam a manter todas as outras funcionando, então ninguém tem argumento pra questionar pq eu sou diferente. ;)

Já nos meus notebooks pessoais, uso o (K)ubuntu, sim, e ninguém do serviço tem nada a ver com isso. Apenas quando preciso levá-los pra lá, eu mesmo me viro pra fazer qualquer coisa que precise funcionar, sem ter que pedir nada ao Administrador da Rede.

(Claro que se precisasse, eu nunca negaria um pedido pra mim mesmo, né? kkkk)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re:Aplicativos Acessando Internet por Diferentes Redes Num Mesmo PC: Como Fazer?
« Resposta #6 Online: 02 de Setembro de 2016, 22:19 »
Blz, Entendi agora qual o "truque na manga". 

Só uma dúvida:

1) /etc/network/interfaces

saída:

# interfaces(5) file used by ifup(8) and ifdown(8)
auto lo
iface lo inet loopback


Devo editar aqui agora? (No momento estou em casa, somente na próxima semana retornarei ao trabalho e acessarei à rede do serviço)

O restante localizei aqui.

E concordo com você no restante: eu uso o PC pessoal no trabalho emulando um Windows para conseguir trabalhar (as máquinas lá da prefeitura são muito antigas (acredite: 500 MB de RAM!) e travando a toda a hora. E praticamente somente eu consigo trabalhar sem interrupções e fazendo coisas que ninguém mais consegue (como, por exemplo, imprimir em frente e verso e 02  pgs por folha para economizar papel ou imprimir em outra impressora se acabar o toner; salvar arquivos em pdf (opção não disponível no programa próprio deles que roda no Windows). E já "salvei" muita gente lá que não conseguia acesso... Só que até explicar isso para cada técnico novo que aparece por lá já é outra coisa.

No mais, obrigado pela ajuda. Bom Fim de Semana!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Aplicativos Acessando Internet por Diferentes Redes Num Mesmo PC: Como Fazer?
« Resposta #7 Online: 08 de Setembro de 2016, 10:39 »
Seu arquivo /etc/network/interfaces nao está com a configuração q procuramos, então não precisa mexer nele.

Enviado do meu smartphone.

Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D