Autor Tópico: papel de parede para areas virtuais (RESOLVIDO)  (Lida 624 vezes)

Offline jopeu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
    • Ver perfil
papel de parede para areas virtuais (RESOLVIDO)
« Online: 29 de Julho de 2016, 08:26 »
Estou ao fim com o 16.04! A atualização deu errado mas a instalação do zero deu certo.

Mas estou com alguma dificuldade para refazer as areas virtuais com papel de parede separado para cada area de trabalho

alguem pode me dar alguma dica de como fazer?

obrigado

DEPOIS DE PESQUISAR



Re:Colocar diferentes papeis de parede em areas virtuais

    Vamos lá.

    1. Clique no menu à direita do seu painel e procure o botão 'adicionar wigets'.
    2. Na lista de categorias procure por 'Janelas e tarefas' (Windows and Tasks).
    3. Localize o widget chamado 'Atividades' e adicione-o ao seu painel. Posicione-o onde achar conveniente.
    4. Clique no novo botão 'Atividades' no painel. Você vai ver a lista de atividades criadas. Claro, se você não criou nenhuma, só vai aparecer uma. Note o papel de parede da sua área de trabalho atual nele.
    5. Clique no botão nova, para criar uma nova atividade. Uma nova atividade vai surgir, com um papel de parede aleatório (se você tiver vários papéis de parede). A atividade é como se fosse uma área de trabalho virtual. Tudo que fizer nela não altera a outra atividade. Ela possui seu próprio papel de parede, widgets, ícones, etc. Eu sei que, se não me engano, você pode configurar uma atividade para abrir automaticamente um conjunto de aplicativos. Por exemplo, se criar uma atividade para edição de fotos, você pode configurar essa atividade para mostrar só as coisas relacionadas à edição de fotos como ícones interessantes para seus programas de edição favoritos programas para abrir automaticamente, etc.
    6. Altere o papel de parede da atividade. Veja, o papel de parede é da atividade, portanto, não altera a outra atividade.
    7. Você pode usar as seguintes combinações de teclas para alternar entre atividades:
        Meta + Q: A tecla que em alguns sites é chamada de Meta é a tecla com o logotipo do Windows. Este atalho mostra a lista de atividades.
        Meta + Tab e também Meta + Shift + Tab: Teoricamente, essas teclas deveriam alternar entre as atividades (atividade anterior e próxima atividade), mas por algum motivo, elas não funcionam aqui no meu computador. Tentei modificar as teclas alterando os atalhos de teclado globais, mas não deu certo. Se funcionar aí, não deixe de relatar para nós. Acabei de dar uma pesquisada e descobri que isso é um bug do plasma 5 https://bugs.kde.org/show_bug.cgi?id=341856. Vamos ver se nas próximas versões do KDE isso é resolvido.


As atividades são muito poderosas, mas pouco usadas. Muitos acabam ficando com as múltiplas áreas de trabalho comuns. Note que a atividade é um conjunto de áreas de trabalho, compreende? Elas funcionam como um conceito mais avançado que a área de trabalho comum. Ao criar uma nova atividade, você poderá criar as respectivas áreas de trabalho para cada atividade.

Editando: mais um detalhe: anteriormente as atividades podiam ser 'ligadas' e 'desligadas', conforme o necessário. Agora, com o KDE5, isso não é mais possível.

Editando 2: Não há um limite (creio eu) para o número de atividades criadas.

Editando 3: há um widget na lista 'janelas e tarefas' ou 'Windows e Tasks' muito bom que mostra um menu para alternar entre atividades. Como cada widget fica disponível apenas para a atividade atual, você deve adicioná-lo em cada atividade criada. Não deve ser adicionado ao painel, senão, vai ocupar muito espaço. Adicione-o à área de trabalho.

Acho que o KDE é a única interface gráfica que possui um conceito tão geral e inteligente quanto o de atividade.
« Última modificação: 30 de Julho de 2016, 16:11 por jopeu »