Autor Tópico: Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais  (Lida 25052 vezes)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #30 Online: 29 de Julho de 2016, 20:45 »
Citar
Achei esses manuais do modem:
https://www.dlink.com.br/produto/dsl-2500e-0

É isso aí, pelo link que você informou confirmou que esse modem já é também um roteador, então é aquilo que disse, não se pode ter dois roteadores encadeados na mesma conexão, não vai funcionar.

Vou ver o manual, mas é melhor aguardar o /zekkerj/ que eventualmente poderá te orientar melhor, pois como não conheço de fato o equipamento vou estar somente raciocinando em abstrato, melhor fará quem tiver experiência específica com esse modelo.

E não altere nenhuma configuração original do seu Ubuntu 16.04.1 recém instalado, deixe tudo conforme originalmente foi instalado.
« Última modificação: 29 de Julho de 2016, 20:47 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline mateus_hst

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #31 Online: 29 de Julho de 2016, 20:53 »
Druida, independente do problema da internet, é possível eu baixar os pacotes de atualização com meu netbook e instalá-los no desktop? Porque fora o LibreOffice, não posso ouvir música, assistir vídeos e sequer extrair um arquivo comprimido.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #32 Online: 29 de Julho de 2016, 20:57 »
Druida, independente do problema da internet, é possível eu baixar os pacotes de atualização com meu netbook e instalá-los no desktop? Porque fora o LibreOffice, não posso ouvir música, assistir vídeos e sequer extrair um arquivo comprimido.

Melhor não, é complicado de fazer e pode bagunçar ainda mais a situação, melhor deixar a instalação toda original e esperar o /zekkerj/ analisar o cenário e o equipamento, daqui a pouco ele aparece e te auxilia nisso.

Editando:

Acabei de ver lá num folder reduzido (Datasheet) desse modem: Bridged or routed ethernet encapsulation
Então estão lá as duas opções de uso.

Pelo que sumariamente se deduz essa conexão da Oi é uma conexão ADSL2, você recebe o sinal por linha telefônica.
Se for para usar somente o modem + router da Oi precisa configurar isso, porém se for para usar seu outro roteador então precisa neutralizar o router do modem, o que também significa neutralizar o DHCP dele, ou seja, é o modo bridge mesmo.
« Última modificação: 29 de Julho de 2016, 21:06 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline mateus_hst

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #33 Online: 30 de Julho de 2016, 11:43 »
Vou tentar instalar o 16.04.1 de 32 bits.
Um amigo resolveu os problemas dele assim.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #34 Online: 30 de Julho de 2016, 11:48 »
Vou tentar instalar o 16.04.1 de 32 bits.
Um amigo resolveu os problemas dele assim.

Mas, / mateus_hst/,

A questão não parece ser essa, fiquei com a impressão que você não entendeu o que dissemos sobre alterar o modem para o modo bridge.

Aproveitando, esclarece uma dúvida: não conheço e nunca contratei serviços da Oi, então não sei realmente como é o esquema deles.

Para poder conectar na internet pela Oi, é necessário um login e senha para o acesso?

Enfim, a operadora (provedor de acesso) te forneceu um login e senha para serem usados quando se vai conectar à internet?
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline mateus_hst

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #35 Online: 30 de Julho de 2016, 12:04 »
Não não. Não tem login nem senha pra Oi

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #36 Online: 30 de Julho de 2016, 12:14 »
Bem, você tem duas opções: ou espera o /zekkerj/ aparecer por aqui e talvez ele conheça esse específico equipamento e possa te ajudar melhor ou você pode tentar por conta própria.
Como disse antes, nunca tive um modem exatamente desse modelo, então o máximo que posso fazer é exatamente a mesma coisa que você, ler o manual, interpretar o que há lá, supor que o que está no manual é igual ao que está dentro do equipamento (isso só você pode dizer, nós do lado de cá não temos como) e, assim, tentar a configuração do modem alterando para o modo bridge.

Fui o ler o manual, é mais ou menos como todos os demais, difícil não é, mas veja que essa não é uma questão do Ubuntu, não é uma questão do sistema operacional, é uma questão de um equipamento externo, que é a configuração do modem.

O caminho do que eu acho que possa ser e deva ser experimentado já lhe dei, agora o que quer realmente fazer é com você.

Os limites do que eu possa orientá-lo sem ter um equipamento igual ao seu evidentemente é limitado e depende da sua capacidade de interpretação de coisas básicas.

Procura lá naquele link que você próprio me passou, apenas que só vai utilizar a primeira parte, que é a configuração do modem, ou seja, não será necessário configurar e usar PPPoE, então pode usar a primeira parte igual ao que consta lá como configuração para o Windows 7.

https://www.dlink.com.br/sites/default/files/product_download/manual_-_2500e_internet_bridge_-_windows_7.pdf

Entenda que isso não tem absolutamente nada a ver com Ubuntu e sim com configurar dois equipamentos que você tem aí, o roteador e o modem.

Para isso, se você não sabe fazer diretamente, então precisa dos manuais dos dois equipamentos em mãos e estudar o que há neles.
« Última modificação: 30 de Julho de 2016, 12:17 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #37 Online: 30 de Julho de 2016, 12:27 »
Se for fazer por conta própria, preste atenção ao que há no item 7, página 4:

Default Route Selection: Auto
VPI:0 VCI:33 Encapsulation:LLC
Channel Mode:1483 Bridged

Os valores de VPI 0 e VCI 33 naquela página são apenas exemplificativos, você precisa adequar conforme a tabela da página anterior, isto é, conforme seja a sua operadora e DDD, é só seguir o que está na tabela.
Agora é essencial 1483 Bridged, porque é isso que colocará o modem em bridge.

Quando o manual começa a falar em "criar o discador do Windows", rasphone, etc, daí em diante esquece, não se aplica.


« Última modificação: 30 de Julho de 2016, 12:45 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #38 Online: 30 de Julho de 2016, 12:41 »
Procure entender o conceito, a ideia central do que estamos falando: não se pode ter dois roteadores encadeados, não vai funcionar, não é uma questão de Ubuntu, de Mint, de 32-bit, 64-bit de Windows 7, 8 9, 1000, 1 milhão, não é uma questão de sistema operacional e sim de equipamentos que fazem fisicamente a comunicação de dados, coisas que são externas e diferentes do sistema operacional. Por ora apenas esqueça o seu computador, o problema está fora dele, está na configuração dos dois equipamentos externos que precisam trabalhar em linha um com o outro.

O modem que é o D-Link vai fazer apenas a função de comunicação com a operadora através da linha telefônica, isto é, ele não será utilizado como roteador e isso significa que não haverá servidor DHCP ativado nele. A isso se dá o nome de bridge (=ponte), ou seja, é a ligação, a ponte com a operadora do lado de lá.

Assim sendo, quem ficará com a função de roteador é o outro equipamento, o TP-Link, este é que ficará com o DHCP ativado, é ele quem irá distribuir os IPs do equipamentos que estiverem em sua rede,

D-Link --> modem -- modo bridge -- não DHCP

TP-Link --> roteador - sim DHCP

É isso que você precisa conseguir fazer.

Estou realmente acreditando no que você disse, que não precisa de login e senha para se conectar na Oi, não conheço, não sei e não tenho como confirmar, porque se você estiver enganado quanto a isso, evidentemente não irá funcionar.

« Última modificação: 30 de Julho de 2016, 12:49 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline mateus_hst

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #39 Online: 30 de Julho de 2016, 12:48 »
Beleza druida.
Vou tentar aqui.
Já dou um retorno

Offline mateus_hst

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #40 Online: 30 de Julho de 2016, 13:10 »
Druida,
o PC sequer nessa página do modem.
Nada funciona no navegador

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #41 Online: 30 de Julho de 2016, 14:35 »
Opa, voltei.

Não entendi muito bem como a conversa chegou na questão do modem e/ou do roteador. Vamos recapitular, OK? Daí vc me corrige se eu escrever algo errado.

Você tem um desktop que só tem conexão por cabo.
Esse desktop rodava Ubuntu 12.04, sem problemas.
Ao tentar atualizar esse desktop para o 14.04, acusou uma série de problemas durante a instalação.
Ao final da instalação, a conexão por cabo não funciona mais (apesar de aparentemente ter recebido IP corretamente por DHCP).
Quando eu perguntei se o WiFi funcionava corretamente, você me informou que sim (apesar de não ter ficado claro se você colocou algum adaptador WiFi na máquina pra verificar).
Quando eu pedi pra executar alguns comandos de teste, você não executou o primeiro deles (pingar o endereço do gateway), e o segundo falhou.

Confirme aí se está tudo certo, e se eu não esqueci algum detalhe.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mateus_hst

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #42 Online: 30 de Julho de 2016, 15:04 »
Opa, voltei.

Não entendi muito bem como a conversa chegou na questão do modem e/ou do roteador. Vamos recapitular, OK? Daí vc me corrige se eu escrever algo errado.

Você tem um desktop que só tem conexão por cabo.
Esse desktop rodava Ubuntu 12.04, sem problemas.
Ao tentar atualizar esse desktop para o 14.04, acusou uma série de problemas durante a instalação.
Ao final da instalação, a conexão por cabo não funciona mais (apesar de aparentemente ter recebido IP corretamente por DHCP).
Quando eu perguntei se o WiFi funcionava corretamente, você me informou que sim (apesar de não ter ficado claro se você colocou algum adaptador WiFi na máquina pra verificar).
Quando eu pedi pra executar alguns comandos de teste, você não executou o primeiro deles (pingar o endereço do gateway), e o segundo falhou.

Confirme aí se está tudo certo, e se eu não esqueci algum detalhe.

Olá zekkerj
De lá pra cá instalei o Ubuntu 16.04.1, depois de fazer checksums na ISO e no pendrive bootavel.
Tudo que você escreveu está correto.
Esclareço os seguintes pontos:

1) Quando eu perguntei se o WiFi funcionava corretamente, você me informou que sim (apesar de não ter ficado claro se você colocou algum adaptador WiFi na máquina pra verificar)
-> não testei o WiFi na máquina pois não tenho; o único WiFi que tenho fica no roteador.

2) Quando eu pedi pra executar alguns comandos de teste, você não executou o primeiro deles (pingar o endereço do gateway), e o segundo falhou.
-> refiz os comandos, uma vez que instalei o Ubuntu novo:

mateus@mateus-hst:~$ sudo lshw -C networfk
[sudo] senha para mateus:
mateus@mateus-hst:~$ sudo lshw -C network
  *-network               
       descrição: Ethernet interface
       produto: RTL8111/8168/8411 PCI Express Gigabit Ethernet Controller
       fabricante: Realtek Semiconductor Co., Ltd.
       ID físico: 0
       informações do barramento: pci@0000:05:00.0
       nome lógico: enp5s0
       versão: 06
       serial: 74:d4:35:e1:53:ee
       tamanho: 100Mbit/s
       capacidade: 1Gbit/s
       largura: 64 bits
       clock: 33MHz
       capacidades: pm msi pciexpress msix vpd bus_master cap_list ethernet physical tp mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd 1000bt 1000bt-fd autonegotiation
       configuração: autonegotiation=on broadcast=yes driver=r8169 driverversion=2.3LK-NAPI duplex=full firmware=rtl8168e-3_0.0.4 03/27/12 ip=192.168.1.100 latency=0 link=yes multicast=yes port=MII speed=100Mbit/s
       recursos: irq:31 porta de E/S:b000(tamanho=256) memória:fe100000-fe100fff memória:da100000-da103fff
mateus@mateus-hst:~$ ifconfig -a
enp5s0    Link encap:Ethernet  Endereço de HW 74:d4:35:e1:53:ee 
          inet end.: 192.168.1.100  Bcast:192.168.1.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::af17:905a:6ab3:7190/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:1 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:141 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:60 (60.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)

lo        Link encap:Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:65536  Métrica:1
          pacotes RX:605 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:605 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1
          RX bytes:44649 (44.6 KB) TX bytes:44649 (44.6 KB)

mateus@mateus-hst:~$ nm-tool
Comando 'nm-tool' não encontrado, você quis dizer:
 Comando 'dm-tool' do pacote 'lightdm' (main)
nm-tool: comando não encontrado
mateus@mateus-hst:~$ cat /etc/network/interfaces
# interfaces(5) file used by ifup(8) and ifdown(8)
auto lo
iface lo inet loopback
mateus@mateus-hst:~$ ping -c4 192.168.1.1
PING 192.168.1.1 (192.168.1.1) 56(84) bytes of data.
From 192.168.1.100 icmp_seq=1 Destination Host Unreachable
From 192.168.1.100 icmp_seq=2 Destination Host Unreachable
From 192.168.1.100 icmp_seq=3 Destination Host Unreachable
From 192.168.1.100 icmp_seq=4 Destination Host Unreachable

--- 192.168.1.1 ping statistics ---
4 packets transmitted, 0 received, +4 errors, 100% packet loss, time 3013ms
pipe 3
mateus@mateus-hst:~$ ping -c4 8.8.8.8
PING 8.8.8.8 (8.8.8.8) 56(84) bytes of data.
From 192.168.1.100 icmp_seq=1 Destination Host Unreachable
From 192.168.1.100 icmp_seq=2 Destination Host Unreachable
From 192.168.1.100 icmp_seq=3 Destination Host Unreachable
From 192.168.1.100 icmp_seq=4 Destination Host Unreachable

--- 8.8.8.8 ping statistics ---
4 packets transmitted, 0 received, +4 errors, 100% packet loss, time 3013ms
pipe 3
mateus@mateus-hst:~$ ping -c4 www.google.com

ping: unknown host www.google.com
mateus@mateus-hst:~$
mateus@mateus-hst:~$


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #43 Online: 30 de Julho de 2016, 16:49 »
Obrigado.

Tem como você conseguir um adaptador WiFi USB emprestado, e ver se funciona em sua máquina? Isso abriria algumas possibilidades pra gente.

Continuo intrigado com o comportamento da sua máquina. Ela consegue pegar IP no DHCP, mas não consegue trafegar...

Não deveria haver dificuldade de conexão com esse adaptador RTL8111/8168/8411. Ele é conhecido, estável, eficiente. Se eu estivesse aí, localmente, faria alguns testes mais profundos, tipo, verificar se há tráfego na camada 2, se o protocolo ARP está funcionando, se a máquina consegue trafegar em IPv6, se há algum firewall ativo...

Aliás... um teste me  veio à cabeça: podemos ver se há registro de tráfego na máquina. Execute o comando "ifconfig enp5s0" duas vezes, com intervalo de 1 minuto, e observe se há mudança nos contadores ("pacotes RX:xxxx erros:xxxx descartados:xxxx excesso:xxxx quadro:xxxx / Pacotes TX:xxxx erros:xxxx descartados:xxxx excesso:xxxx portadora:xxxx").

Me dê também a saída dos comandos abaixo.

grep enp5s0 /var/log/syslog | tail -50

dmesg | egrep -i "enp5s0|eth0|r8169"
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mateus_hst

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #44 Online: 30 de Julho de 2016, 17:32 »
Obrigado.

Tem como você conseguir um adaptador WiFi USB emprestado, e ver se funciona em sua máquina? Isso abriria algumas possibilidades pra gente.

Continuo intrigado com o comportamento da sua máquina. Ela consegue pegar IP no DHCP, mas não consegue trafegar...

Não deveria haver dificuldade de conexão com esse adaptador RTL8111/8168/8411. Ele é conhecido, estável, eficiente. Se eu estivesse aí, localmente, faria alguns testes mais profundos, tipo, verificar se há tráfego na camada 2, se o protocolo ARP está funcionando, se a máquina consegue trafegar em IPv6, se há algum firewall ativo...

Aliás... um teste me  veio à cabeça: podemos ver se há registro de tráfego na máquina. Execute o comando "ifconfig enp5s0" duas vezes, com intervalo de 1 minuto, e observe se há mudança nos contadores ("pacotes RX:xxxx erros:xxxx descartados:xxxx excesso:xxxx quadro:xxxx / Pacotes TX:xxxx erros:xxxx descartados:xxxx excesso:xxxx portadora:xxxx").

Me dê também a saída dos comandos abaixo.

grep enp5s0 /var/log/syslog | tail -50

dmesg | egrep -i "enp5s0|eth0|r8169"


Vou ver se consigo um adaptador WiFi.
Enquanto isso posto os resultados:

mateus@mateus-hst:~$ ifconfig enp5s0
enp5s0    Link encap:Ethernet  Endereço de HW 74:d4:35:e1:53:ee 
          inet end.: 192.168.1.100  Bcast:192.168.1.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::af17:905a:6ab3:7190/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:1 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:5640 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:60 (60.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)

mateus@mateus-hst:~$ ifconfig enp5s0
enp5s0    Link encap:Ethernet  Endereço de HW 74:d4:35:e1:53:ee 
          inet end.: 192.168.1.100  Bcast:192.168.1.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::af17:905a:6ab3:7190/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:1 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:0 erros:0 descartados:5734 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:60 (60.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)

mateus@mateus-hst:~$ grep enp5s0 /var/log/syslog | tail -50
Jul 30 16:22:28 mateus-hst kernel: [ 5322.964146] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:23:46 mateus-hst kernel: [ 5400.964268] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:25:04 mateus-hst kernel: [ 5478.964426] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:26:22 mateus-hst kernel: [ 5556.964614] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:27:40 mateus-hst kernel: [ 5634.960749] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:28:58 mateus-hst kernel: [ 5712.964812] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:30:16 mateus-hst kernel: [ 5790.965081] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:31:40 mateus-hst kernel: [ 5874.965198] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:32:58 mateus-hst kernel: [ 5952.965377] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:34:16 mateus-hst kernel: [ 6030.965507] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:35:34 mateus-hst kernel: [ 6108.965650] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:36:52 mateus-hst kernel: [ 6186.965838] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:38:10 mateus-hst kernel: [ 6264.965960] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:39:28 mateus-hst kernel: [ 6342.962107] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:40:46 mateus-hst kernel: [ 6420.966304] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:42:04 mateus-hst kernel: [ 6498.978431] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:43:22 mateus-hst kernel: [ 6576.966617] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:44:40 mateus-hst kernel: [ 6654.970745] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:45:58 mateus-hst kernel: [ 6732.970861] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:47:16 mateus-hst kernel: [ 6810.967028] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:48:34 mateus-hst kernel: [ 6888.967189] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:49:58 mateus-hst kernel: [ 6972.967350] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:51:16 mateus-hst kernel: [ 7050.967520] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:52:34 mateus-hst kernel: [ 7128.967662] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:53:52 mateus-hst kernel: [ 7206.967814] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:55:10 mateus-hst kernel: [ 7284.967947] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:56:28 mateus-hst kernel: [ 7362.968101] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:57:46 mateus-hst kernel: [ 7440.968278] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 16:59:04 mateus-hst kernel: [ 7518.968410] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 17:00:22 mateus-hst kernel: [ 7596.968566] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 17:01:40 mateus-hst kernel: [ 7674.968745] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 17:02:58 mateus-hst kernel: [ 7752.968843] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 17:04:16 mateus-hst kernel: [ 7830.965014] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 17:05:34 mateus-hst kernel: [ 7908.969201] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 17:06:52 mateus-hst kernel: [ 7986.969327] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 17:08:04 mateus-hst kernel: [ 8058.969485] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 17:09:28 mateus-hst kernel: [ 8142.969640] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 17:10:40 mateus-hst kernel: [ 8214.969783] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 17:12:04 mateus-hst kernel: [ 8298.969870] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 17:13:22 mateus-hst kernel: [ 8376.970091] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 17:14:40 mateus-hst kernel: [ 8454.970240] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 17:15:58 mateus-hst kernel: [ 8532.970399] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 17:17:16 mateus-hst kernel: [ 8610.970569] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 17:18:34 mateus-hst kernel: [ 8688.970718] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 17:19:52 mateus-hst kernel: [ 8766.970859] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 17:21:10 mateus-hst kernel: [ 8844.971036] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 17:22:28 mateus-hst kernel: [ 8922.971185] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 17:23:46 mateus-hst kernel: [ 9000.975254] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 17:25:04 mateus-hst kernel: [ 9078.971487] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
Jul 30 17:25:40 mateus-hst kernel: [ 9114.971580] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
mateus@mateus-hst:~$ dmesg | egrep -i "enp5s0|eth0|r8169"
[    1.509625] r8169 Gigabit Ethernet driver 2.3LK-NAPI loaded
[    1.509634] r8169 0000:05:00.0: can't disable ASPM; OS doesn't have ASPM control
[    1.510169] r8169 0000:05:00.0 eth0: RTL8168evl/8111evl at 0xffffc90000c60000, 74:d4:35:e1:53:ee, XID 0c900800 IRQ 31
[    1.510172] r8169 0000:05:00.0 eth0: jumbo features [frames: 9200 bytes, tx checksumming: ko]
[    1.599652] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: renamed from eth0
[   16.762218] IPv6: ADDRCONF(NETDEV_UP): enp5s0: link is not ready
[   16.953616] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link down
[   16.953617] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link down
[   16.953673] IPv6: ADDRCONF(NETDEV_UP): enp5s0: link is not ready
[   18.488210] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[   18.488218] IPv6: ADDRCONF(NETDEV_CHANGE): enp5s0: link becomes ready
[   72.935632] NETDEV WATCHDOG: enp5s0 (r8169): transmit queue 0 timed out
[   72.935636] Modules linked in: nls_iso8859_1 snd_hda_codec_hdmi joydev input_leds uas kvm_amd usb_storage snd_hda_codec_realtek snd_hda_codec_generic kvm snd_hda_intel snd_hda_codec snd_hda_core snd_hwdep irqbypass snd_pcm snd_seq_midi snd_seq_midi_event crct10dif_pclmul snd_rawmidi crc32_pclmul snd_seq aesni_intel aes_x86_64 snd_seq_device lrw snd_timer snd gf128mul glue_helper ablk_helper soundcore cryptd fam15h_power edac_mce_amd shpchp edac_core serio_raw k10temp i2c_piix4 8250_fintek tpm_infineon mac_hid parport_pc ppdev lp parport autofs4 hid_generic usbhid hid pata_acpi nouveau psmouse mxm_wmi video firewire_ohci i2c_algo_bit r8169 ttm mii drm_kms_helper firewire_core syscopyarea sysfillrect crc_itu_t sysimgblt fb_sys_fops drm ahci pata_atiixp libahci fjes wmi
[   72.953840] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[  162.954048] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[  174.954061] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[  240.950170] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[  288.954301] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[  330.954367] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[  366.954447] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[  438.954576] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[  510.954697] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[  588.954854] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[  642.954986] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[  720.955121] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[  786.955249] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[  828.955291] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[  882.959428] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[  936.955508] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[  996.955645] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 1062.955814] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 1140.955970] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 1194.956059] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 1272.956200] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 1350.956303] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 1422.956498] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 1506.956668] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 1584.956800] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 1662.956967] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 1740.957134] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 1818.957258] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 1896.957436] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 1974.957561] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 2052.957717] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 2130.957899] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 2208.958053] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 2286.958195] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 2364.958360] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 2436.958473] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 2514.958629] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 2592.958795] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 2676.958937] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 2748.959093] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 2832.959254] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 2910.959391] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 2988.959582] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 3066.959715] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 3144.959862] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 3222.960050] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 3300.960156] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 3378.960315] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 3456.960462] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 3534.960612] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 3612.960776] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 3690.960977] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 3768.961102] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 3852.973247] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 3930.961426] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 4008.965556] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 4086.961697] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 4164.961877] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 4242.962004] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 4314.962171] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 4398.962307] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 4470.958373] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 4536.974586] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 4614.962734] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 4698.962915] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 4770.959047] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 4854.963230] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 4932.963445] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 5010.963505] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 5088.963681] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 5166.963848] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 5244.963960] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 5322.964146] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 5400.964268] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 5478.964426] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 5556.964614] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 5634.960749] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 5712.964812] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 5790.965081] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 5874.965198] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 5952.965377] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 6030.965507] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 6108.965650] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 6186.965838] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 6264.965960] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 6342.962107] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 6420.966304] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 6498.978431] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 6576.966617] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 6654.970745] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 6732.970861] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 6810.967028] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 6888.967189] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 6972.967350] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 7050.967520] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 7128.967662] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 7206.967814] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 7284.967947] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 7362.968101] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 7440.968278] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 7518.968410] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 7596.968566] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 7674.968745] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 7752.968843] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 7830.965014] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 7908.969201] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 7986.969327] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 8058.969485] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 8142.969640] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 8214.969783] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 8298.969870] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 8376.970091] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 8454.970240] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 8532.970399] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 8610.970569] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 8688.970718] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 8766.970859] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 8844.971036] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 8922.971185] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 9000.975254] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 9078.971487] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up
[ 9114.971580] r8169 0000:05:00.0 enp5s0: link up