Autor Tópico: Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais  (Lida 24894 vezes)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #15 Online: 29 de Julho de 2016, 14:05 »
Então... falhas durante a instalação são um sintoma muito ruim, pois você nunca sabe bem qual pacote foi afetado.
Uma origem comum de falhas na instalação são erros de leitura da mídia (já peguei um caso em que um sistema foi completamente zoado por marcas de dedo no CD de instalação).
Assim, eu ia te sugerir pra instalar de novo, mas dessa vez, a partir do pendrive.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline mateus_hst

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #16 Online: 29 de Julho de 2016, 14:30 »
Então... falhas durante a instalação são um sintoma muito ruim, pois você nunca sabe bem qual pacote foi afetado.
Uma origem comum de falhas na instalação são erros de leitura da mídia (já peguei um caso em que um sistema foi completamente zoado por marcas de dedo no CD de instalação).
Assim, eu ia te sugerir pra instalar de novo, mas dessa vez, a partir do pendrive.

Todas as vezes que tentei reinstalar foi por pendrives (usei inclusive 3 diferentes).
Vou fazer um checksum em algumas ISOS e vou tentar reinstalar mais uma vez.
Caso novamente ocorram erros durante a instalação, copio e posto aqui.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #17 Online: 29 de Julho de 2016, 15:11 »
[...] estou com o Ubuntu 14.04 instalado.

Você teve erros durante a instalação? :-\
Diga uma coisa... você tem o costume de verificar o checksum das ISOS que baixa?
Não, nunca fiz isso (nem sei como fazer), pois sempre instalei sem problemas.


Como de uma forma ou de outra já está com o Ubuntu 14.04 instalado, então além de verificar o md5sum das iso verifique também a gravação feita no pendrive, o que tendo um Linux instalado é algo fácil de ser feito e adiciona mais um patamar de segurança na integridade da instalação.

Como você havia dito antes que nunca fez e parece que não sabe exatamente como fazer essas verificações, então esse tópico aqui pode lhe ajudar, está bem detalhado nas instruções de verificação de md5sum da iso e da gravação no próprio pendrive:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,119780.msg658111.html#msg658111



www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline mateus_hst

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #18 Online: 29 de Julho de 2016, 15:40 »
[...] estou com o Ubuntu 14.04 instalado.

Você teve erros durante a instalação? :-\
Diga uma coisa... você tem o costume de verificar o checksum das ISOS que baixa?
Não, nunca fiz isso (nem sei como fazer), pois sempre instalei sem problemas.


Como de uma forma ou de outra já está com o Ubuntu 14.04 instalado, então além de verificar o md5sum das iso verifique também a gravação feita no pendrive, o que tendo um Linux instalado é algo fácil de ser feito e adiciona mais um patamar de segurança na integridade da instalação.

Como você havia dito antes que nunca fez e parece que não sabe exatamente como fazer essas verificações, então esse tópico aqui pode lhe ajudar, está bem detalhado nas instruções de verificação de md5sum da iso e da gravação no próprio pendrive:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,119780.msg658111.html#msg658111

Valeu, já dou um retorno

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #19 Online: 29 de Julho de 2016, 18:06 »
Uma consideração adicional, talvez já feita, mas não custa lembrar: como tem o Ubuntu 14.04 instalado e tem acesso à internet via wireless, suponho que já tenha feito todas as atualizações da instalação, certo?

Se não fez, atualize usando o ícone apropriado "Atualizador de programas" no Dash, que é a forma padrão e mais fácil de atualização do sistema ou ainda por linha de comando fazendo:

Código: [Selecionar]
sudo apt update
Código: [Selecionar]
sudo apt upgrade
Ambos os comandos acima devem terminar sem erros.

As atualizações podem resolver uma série de problemas.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline mateus_hst

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #20 Online: 29 de Julho de 2016, 18:22 »
[...] estou com o Ubuntu 14.04 instalado.

Você teve erros durante a instalação? :-\
Diga uma coisa... você tem o costume de verificar o checksum das ISOS que baixa?
Não, nunca fiz isso (nem sei como fazer), pois sempre instalei sem problemas.


Como de uma forma ou de outra já está com o Ubuntu 14.04 instalado, então além de verificar o md5sum das iso verifique também a gravação feita no pendrive, o que tendo um Linux instalado é algo fácil de ser feito e adiciona mais um patamar de segurança na integridade da instalação.

Como você havia dito antes que nunca fez e parece que não sabe exatamente como fazer essas verificações, então esse tópico aqui pode lhe ajudar, está bem detalhado nas instruções de verificação de md5sum da iso e da gravação no próprio pendrive:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,119780.msg658111.html#msg658111

Valeu, já dou um retorno

Fiz os seguintes checksums: ISO do Ubuntu 16.04 e dele instalado no pendrive.
Resultado: máquina instalada com o Ubuntu 16.04.
No entanto, o problema da internet permanece: o computador não reconhece a ethernet embora o roteador mande wifi normalmente.

E agora?
Backup e formatação do HD?
Eia situação...

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #21 Online: 29 de Julho de 2016, 18:39 »
Citar
Fiz os seguintes checksums: ISO do Ubuntu 16.04 e dele instalado no pendrive.
Resultado: máquina instalada com o Ubuntu 16.04.
No entanto, o problema da internet permanece: o computador não reconhece a ethernet embora o roteador mande wifi normalmente.
E agora?
Backup e formatação do HD?

Fazer backup de arquivos pessoais deve ser feito sempre, independentemente de quaisquer outras questões.

Entretanto, formatação do HD não irá, por si só, resolver problema algum.
Você não acabou de fazer uma instalação "limpa" (=nova; clean) do Ubuntu 16.04?
Nessa nova instalação já não formatou?
Então, se sim, não será fazendo uma nova formatação que irá resolver alguma coisa.

Apenas para confirmar, a iso atual do Ubuntu é o release 16.04.1, assegure-se que tenha instalado de fato esse release, cuja iso saiu poucos dias atrás.

Código: [Selecionar]
cat /etc/lsb-release
Ainda que instalado o release 16.04.1 (o que deverá estar aparecendo no comando retro), ainda assim force a atualização da forma já dita antes.




www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline mateus_hst

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #22 Online: 29 de Julho de 2016, 18:55 »
Citar
Fiz os seguintes checksums: ISO do Ubuntu 16.04 e dele instalado no pendrive.
Resultado: máquina instalada com o Ubuntu 16.04.
No entanto, o problema da internet permanece: o computador não reconhece a ethernet embora o roteador mande wifi normalmente.
E agora?
Backup e formatação do HD?

Fazer backup de arquivos pessoais deve ser feito sempre, independentemente de quaisquer outras questões.

Entretanto, formatação do HD não irá, por si só, resolver problema algum.
Você não acabou de fazer uma instalação "limpa" (=nova; clean) do Ubuntu 16.04?
Nessa nova instalação já não formatou?
Então, se sim, não será fazendo uma nova formatação que irá resolver alguma coisa.

Apenas para confirmar, a iso atual do Ubuntu é o release 16.04.1, assegure-se que tenha instalado de fato esse release, cuja iso saiu poucos dias atrás.

Código: [Selecionar]
cat /etc/lsb-release
Ainda que instalado o release 16.04.1 (o que deverá estar aparecendo no comando retro), ainda assim force a atualização da forma já dita antes.

Fiz esse comando acima mencionado:
DISTRIB_ID=Ubuntu
DISTRIB_RELEASE=16.04
DISTRIB_CODENAME=xenial
DISTRIB_DESCRIPTION="Ubuntu 16.04.1 LTS"

O que mais posso fazer pra tentar resolver esse problema?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #23 Online: 29 de Julho de 2016, 18:58 »
Estou achando um pouco estranho que no seu sistema está aparecendo o gateway 192.168.1.1 e como IP está sendo atribuído o 192.168.1.20 (final vinte)

Em instalações domésticas normais isso não ocorre habitualmente dessa forma, a menos que tenha no ambiente vários (mas vários mesmo) dispositivos conectados, ou seja, vários computadores e celulares e ainda SmartTvs, enfim, dispositivos que usam e estejam conectados rotineiramente à internet ou ainda que **manualmente** você tenha estabelecido no seu roteador uma determinada faixa de uso.

A função DHCP sendo feita de forma automática no roteador, na configuração ordinária, tende sempre a iniciar de 1 e ocupar apenas as primeiras posições, exceto nas hipóteses acima mencionadas.


1) Qual é a situação em relação a isso e que pode explicar esse final 20 no IP atribuído?
Ou seja, você tem de fato muitos dispositivos conectados que justificam isso ou atribuiu a faixa de forma manual?

2) Qual a marca modelo do roteador?

3) Quem é o seu provedor de acesso?

4) Sabe dizer o modelo do modem que foi fornecido e está instalado pelo provedor de acesso?

5) Há de fato um cabo ligando o seu roteador ao modem fornecido pelo provedor de acesso, confirma isso?

Deixe esclarecer uma das hipóteses que estou pensando possa estar ocorrendo, que embora absurda não é impossível: os comandos passados pelo /zekkerj/ e que você executou estão indicando que você está conectado via cabo ao roteador e que, portanto, sua placa de rede (ethernet) está funcionando, porém não há nenhuma indicação de que o roteador esteja conectado ao  modem e daí à internet.

Então, a hipótese no momento é que você está pegando o sinal wi-fi diretamente do modem e não do roteador, aliás, o que também não ficou claro: neste computador que você acabou de instalar o Ubuntu 16.04 ele está reconhecendo a conexão wireless, sem fio, ou seja, tem internet nessa instalação, ainda que seja só pelo wi-fi, é isso?

Lembre-se que não estamos **vendo** o seu computador e tampouco o cenário aí existente, então sua descrição da situação necessita ser o mais precisa possível para que do lado de cá possamos tentar entender o problema.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline mateus_hst

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #24 Online: 29 de Julho de 2016, 19:21 »
Estou achando um pouco estranho que no seu sistema está aparecendo o gateway 192.168.1.1 e como IP está sendo atribuído o 192.168.1.20 (final vinte)

Em instalações domésticas normais isso não ocorre habitualmente dessa forma, a menos que tenha no ambiente vários (mas vários mesmo) dispositivos conectados, ou seja, vários computadores e celulares e ainda SmartTvs, enfim, dispositivos que usam e estejam conectados rotineiramente à internet ou ainda que **manualmente** você tenha estabelecido no seu roteador uma determinada faixa de uso.

A função DHCP sendo feita de forma automática no roteador, na configuração ordinária, tende sempre a iniciar de 1 e ocupar apenas as primeiras posições, exceto nas hipóteses acima mencionadas.


1) Qual é a situação em relação a isso e que pode explicar esse final 20 no IP atribuído?
Ou seja, você tem de fato muitos dispositivos conectados que justificam isso ou atribuiu a faixa de forma manual?

2) Qual a marca modelo do roteador?

3) Quem é o seu provedor de acesso?

4) Sabe dizer o modelo do modem que foi fornecido e está instalado pelo provedor de acesso?

5) Há de fato um cabo ligando o seu roteador ao modem fornecido pelo provedor de acesso, confirma isso?

Deixe esclarecer uma das hipóteses que estou pensando possa estar ocorrendo, que embora absurda não é impossível: os comandos passados pelo /zekkerj/ e que você executou estão indicando que você está conectado via cabo ao roteador e que, portanto, sua placa de rede (ethernet) está funcionando, porém não há nenhuma indicação de que o roteador esteja conectado ao  modem e daí à internet.

Então, a hipótese no momento é que você está pegando o sinal wi-fi diretamente do modem e não do roteador, aliás, o que também não ficou claro: neste computador que você acabou de instalar o Ubuntu 16.04 ele está reconhecendo a conexão wireless, sem fio, ou seja, tem internet nessa instalação, ainda que seja só pelo wi-fi, é isso?

Lembre-se que não estamos **vendo** o seu computador e tampouco o cenário aí existente, então sua descrição da situação necessita ser o mais precisa possível para que do lado de cá possamos tentar entender o problema.

1) Eu atribuí manualmente (Editar Conexões/Editar/Configurações IPV4/Método Manual...), conforme um amigo me instruiu
2) Roteador TP-LINK, Molde: TL-WR740N
3) Provedor: Oi
4) Moderm D-LINK, Modelo: DSL-2500E
5) O cabo está ligando o roteador ao modem - eu inclusive testei esse cabo em um netbook que tenho e funcionou (só não pega no desktop que instalei o Ubuntu 16.04)

Esse desktop não tem wifi - nunca usei por ele está do lado do modem e do roteador - aí o problema: ou é ehternet ou sem internet.
Aqui eu uso o roteador pros celulares, notebooks e um raspberry que tenho em outro cômodo.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #25 Online: 29 de Julho de 2016, 20:05 »
Ok, agora começou a clarear a situação aí existente, eu estava entendendo de forma incorreta o cenário.

Então se trata de um computador desktop (e não notebook), o qual só possui mesmo a interface (digo, placa de rede) pci ethernet, isto é, esse computador não possui outra espécie de possibilidade de acesso à internet, não possui placa wireless, apenas ethernet, conexão à cabo, certo?

A placa de rede do seu computador é do tipo comum (aliás, tenho aqui uma igual), utilizando um driver que em princípio não deveria estar dando problema algum, não parece existir aí nenhum problema, então, ou temos um problema na configuração do roteador (o que também não parece ser, mas até pode) ou um problema na configuração do modem da Oi (suponho que tenha sido a Oi que lhe forneceu esse modem), que é o Modem D-LINK, Modelo: DSL-2500E, não conheço esse específico modelo, talvez o /zekkerj/ conheça e consiga ajudar nisso.

Se é para achar alguma coisa, no momento estou achando que a configuração do Modem está incorreta e por isso não está passando o sinal de internet para o roteador.

Falando assim de forma genérica (como disse, não conheço o modelo específico e ainda não vi o manual), esse modem deveria estar configurado em modo bridge para que o roteador possa trabalhar, o que não deve estar ocorrendo.

Vamos aguardar o /zekkerj/ que conhece muito melhor esses modelos de modem/roteador se manifestar e enquanto isso tentarei localizar o manual desse modem para ver se ilumina também esse aspecto.
« Última modificação: 29 de Julho de 2016, 20:07 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline mateus_hst

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #26 Online: 29 de Julho de 2016, 20:11 »
Sim, modem da Oi - tão ruim quanto ela.
:/

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #27 Online: 29 de Julho de 2016, 20:14 »
Se quiser fazer um teste rápido, apenas ligue o cabo da placa de rede do seu computador diretamente ao modem da Oi, o tal D-LINK, modelo DSL-2500E, isto é, tire o roteador da parada, talvez funcione.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #28 Online: 29 de Julho de 2016, 20:20 »
Tentando explicar melhor: esse modem que a Oi forneceu já é ele próprio um roteador (ainda não vi o manual, mas acho que é), então você não pode simplesmente ligar um segundo roteador a um modem que também já é um roteador.

Para poder fazer isso é necessário alterar a configuração do modem da Oi para o modo bridge (=ponte), ou seja, ele deixa de ser um roteador e a função de rotear fica no TP-Link que você possui.

Mas vamos aguardar o parecer do /zekkerj/, pois como não conheço diretamente esse tal modem, estou "chutando" que possa ser assim, então é bem possível que ele conheça e poderá avaliar melhor a situação.

Enquanto isso faça aquele teste rápido que mencionei, ligue o cabo da placa de rede do computador diretamente no modem da Oi e veja se funciona a conexão ethernet.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline mateus_hst

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re:Reinstalei o Ubuntu e a conexão não funciona mais
« Resposta #29 Online: 29 de Julho de 2016, 20:24 »
Tentando explicar melhor: esse modem que a Oi forneceu já é ele próprio um roteador (ainda não vi o manual, mas acho que é), então você não pode simplesmente ligar um segundo roteador a um modem que também já é um roteador.

Para poder fazer isso é necessário alterar a configuração do modem da Oi para o modo bridge (=ponte), ou seja, ele deixa de ser um roteador e a função de rotear fica no TP-Link que você possui.

Mas vamos aguardar o parecer do /zekkerj/, pois como não conheço diretamente esse tal modem, estou "chutando" que possa ser assim, então é bem possível que ele conheça e poderá avaliar melhor a situação.

Enquanto isso faça aquele teste rápido que mencionei, ligue o cabo da placa de rede do computador diretamente no modem da Oi e veja se funciona a conexão ethernet.

Esse teste eu já fiz. Não deu.
Achei esses manuais do modem:
https://www.dlink.com.br/produto/dsl-2500e-0