Autor Tópico: utilizando processor microcode firmware for intel CPUs de intel-microcode  (Lida 4177 vezes)

Offline iniciante no ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
processor microcode firmware for intel CPUs de intel-microcode (proprietário), Não quer instalar no ubuntu 16.04 LTS, Meu notebook é um Dell inspiron 14 série 3000 com Processador Intel® Core™ i5-4210U, O que será que está havendo :'(

Offline tkbuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:utilizando processor microcode firmware for intel CPUs de intel-microcode
« Resposta #1 Online: 05 de Agosto de 2016, 23:17 »
Eu tenho um Dell-inspiron-14-3443, processador, Core i5-5200U, GeForce 830M.
Foi difícil solucionar, ainda não sei se solucionei por completo, mas foi de um jeito meio maluco que consegui resolver. (caso alguem com mais prática no Ubuntu que eu, souber trilhar um caminho melhor, por favor, poste aqui que eu ficarei muito feliz)

Como você, meu Ubuntu 16.04 não achou o vídeo, e no Additionl Drivers aparece "Unknown: Unknown Intel CPU from intel-microcode". Sem nenhuma pista sobre a GeForce.

Eu então fui seguindo vários tutoriais de instalar drivers da Nvidia, todos deram errados, mas no final eu fiz umas misturas de um com outro, mais um pouco de feeling, e deu certo. Daí vou tentar explicar agora:

1- Para a minha GeForce, o último driver é o 367, isso você encontra no site da Nvidia ao procurar pelo seu driver. No terminal:

sudo add-apt-repository ppa:graphics-drivers/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install nvidia-367

2- O Driver será instalado e ele vai pedir para você dar uma senha por causa do UEFI que tem alguma coisa com o Boot do computador e que você tem que usar essa senha para a próxima vez que o computador iniciar. Acho que tem que ter no mínimo 8 caracteres. Então você vai fazendo o que a instalação manda até ela acabar, se não me engano, ela dá erro.

3- Reinicie o computador e vai aparecer um Box azul antes do carregamento do SO. Daí você vai apertando o caracter da sua senha que ele pedir, por exemplo, se sua senha é "abcde" e ele pedir o segundo caracter da sua senha, você aperta o "b".

4- o Ubuntu vai iniciar, só que travado, em uma tela preta com uma linha escrita uns números. Aperta ctrl+alt+F1, vai carregar o terminal, você coloca seu usuário e senha de login do Ubuntu e então vai dar os seguintes comandos:

sudo apt-get remove --purge nvidia-*
ou
sudo apt-get remove --purge nvidia

5- Assim, vai desinstalar tudo que tem da Nvidia no Ubuntu. Então é só reiniciar.

sudo reboot

6- Agora espero que seu Ubuntu carregue, daí você simplesmente faz o Primeiro passo de novo.

sudo apt-get update
sudo apt-get install nvidia-367

7- ah, agora sempre vai aparecer que seu Boot é inseguro, não sei voltar a ficar seguro, e nem sei se isso é ruim ou bom. Tudo que fiz para chegar até aqui foi sorte de principiante.

8- Reinicia o Note de novo e então quando carregar o Ubuntu, entra no Dash, escreve Nvidia e entra no NVIDIA x server settings, lá você vai ver se foi instalado ou não o driver, se é a GeForce certa e tal. No Additional Drivers, ainda para mim aparece Intel-microcode e nada da geForce, mas mesmo assim, acredito que esteja tudo certo.