Autor Tópico: Login muito lento  (Lida 2341 vezes)

Offline talestomaz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Login muito lento
« Online: 25 de Julho de 2016, 08:21 »
Olá, pessoal, gostaria de saber se alguém pode me ajudar com isso. O login do meu usuário está muito lento.

A situação é a seguinte. Estou num notebook Dell Inspirion 15R Core i7, com 16 GB de RAM e 1 tera de HD, dos quais cerca de 750 MB estão dedicados às partições do Ubuntu. Eu rodo o note em dual boot, com Windows 8 e Ubuntu 16.04. O boot é ok, rápido o suficiente. O problema é no login. O Ubuntu só tem dois usuários, o meu e o da minha esposa, e o tempo de login do usuário dela é bem mais curto (cerca de 5s), enquanto o meu leva mais de 20s para estar utilizável. Comparei os "Aplicativos iniciais de sessão" de ambos os usuários (já depois de desocultar os aplicativos ocultos) e constatei apenas três aplicativos que o meu usuário tem a mais (Dropbox, Mega e RealtimeSync). Já desativei os três e não parece ter havido diferença significativa. Então esgotaram-se as minhas ideias para tentar acelerar o login do meu usuário. Alguém tem algum conhecimento disso e teria uma luz a respeito?

(Obs.: até a semana passada, eu usava o Ubuntu 14.04, e o comportamento era exatamente o mesmo. Achei que instalando o novo OS a coisa iria melhorar, mas ficou até um pouquinho mais lento. E não foi upgrade, foi instalação do zero, mantendo apenas a partição \home. A partição do sistema operacional tem gigas de sobra, 40 GB.)

Valeu!

Offline gutosoni

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 42
    • Ver perfil
Re:Login muito lento
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2016, 10:25 »
Tente fazer isso:

Desabilitar alguns serviços da inicialização:
http://www.diolinux.com.br/2012/06/desative-servicos-que-inicializam-junto.html

Utilize o Boot Up Manager:
sudo apt install bum
http://www.tetolar.com.br/linux/inicializacao.htm

Offline talestomaz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re:Login muito lento
« Resposta #2 Online: 27 de Julho de 2016, 14:14 »
Escrevo para satisfação da comunidade.

Conforme a primeira mensagem, eu já havia tentado mexer nos aplicativos de inicialização, mas sem resultado. O que resolvi fazer foi "simples". Criei um outro usuário e transferi os meus arquivos do usuário anterior para esse. A diferença de velocidade no login foi significativa. Mas infelizmente não pude descobrir o que é que causava a lentidão no meu usuário antigo.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Login muito lento
« Resposta #3 Online: 04 de Agosto de 2016, 15:52 »
Vc ainda tem o usuário antigo?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D