Autor Tópico: É possivel o Ubuntu pegar malware?  (Lida 5714 vezes)

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
É possivel o Ubuntu pegar malware?
« Online: 24 de Julho de 2016, 02:34 »
na semana passada tive graves problemas, quando entrei no navegadores chrome e abria publicidades até dentro do painel administrativo do wordpress, em qualquer site ou acesso que fazia, em segundos entrava a publicidade. Exclui o chrome, e reinstalei, e nada... depois limpei todos o cache, e reinstalei novamente, e aì parece ter resolvido,mas ao tentar entrar em minha conta no facebook, fui barrado com uma mensagem que dizia que eles tinham detectado malware.

Também tentei no Firefox, mas pelo firefox não tinha os problemas das publicidades, e no facebook eu entrava normal, mas hoje aconteceu também no firefox de ter acesso negado pelo firefox.

Sei que o problema ainda existe, pois tenho uma loja virtual, e não estou conseguindo entrar no painel admin dessa minha loja, mesmo conferindo a senha e login, usando ou chrome ou firefox, o acesso é negado dando como senha incorreta.

Limpei novamente caches e até a memoria das senhas e link de acesso, mas nada acontece, então pedi ao Hosting onde hospedo minha loja para tentar acessar, e eles não tiveram problemas.

Desde da primeira vez que ocorreu isso, os navegadores se comportam de maneira estranha, como falhas de acesso em uma pagina que não precisa de senha além dos problemas citados acima.

Fico no aguardo... agradeço desde já!!!!










Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:É possivel o Ubuntu pegar malware?
« Resposta #1 Online: 24 de Julho de 2016, 10:22 »
E lá vamos nós de novo...

Uma máquina Linux pode "pegar" vírus? Sim, pode.
É comum uma máquina Linux "pegar" vírus? Não, é mais fácil ganhar na loteria.

Então máquinas Linux são seguras? Só se o usuário tomar atitudes seguras.
Que são:
- Não abrir arquivos de fontes desconhecidas, sejam documentos, programas, planilhas, músicas, o que for.
- Só instalar programas dos repositórios.
- Manter os sistemas atualizados.
- Manter um firewall ativo.
- Não usar o root desnecessariamente, e nunca usar o root pra navegar na internet.
- Tenha um usuário pra cada pessoa que usa a máquina.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:É possivel o Ubuntu pegar malware?
« Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2016, 11:12 »
Na verdade minha pergunta foi intencional como foi formulada, pois jà havia enviado outra pergunta sobre o meu problema, e ninguém tinha respondido, então exclui, e fiz essa.

Agradeço tua explicação, ainda que cansado de responder sempre as mesmas coisas, e sei de tudo isso, porem preciso da solução, que no Ubuntu, não sei como fazer.

Se ler o que escrevi e não sò a pergunta ( que foi uma "isca" para alguém me ajudar), vai ver que o que eu preciso, não é saber se pode ou não Ubuntu pegar malware e sim como solucionar.




Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:É possivel o Ubuntu pegar malware?
« Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2016, 13:41 »
Sei que o problema ainda existe, pois tenho uma loja virtual, e não estou conseguindo entrar no painel admin dessa minha loja, mesmo conferindo a senha e login, usando ou chrome ou firefox, o acesso é negado dando como senha incorreta.

A loja virtual, suponho, está hospedada em algum servidor em algum lugar, certo?
Ou você tem um servidor instalado no seu próprio computador e, por consequência, contrato de conexão de entrada?

Supondo que seja a primeira hipótese (loja hospedada externamente), comece isolando o problema que é subindo o sistema por um live-iso (pendrive ou cdrom) e alterar a senha do seu roteador e talvez até mesmo o login dele, principalmente não o deixando com o padrão "admin" que vem de fábrica.

Em seguida, através do live-iso, que evidentemente é um ambiente "limpo", veja se consegue acessar sua loja virtual.

Por que isso é necessário?
Para poder começar a identificar onde realmente possa estar o problema.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:É possivel o Ubuntu pegar malware?
« Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2016, 14:11 »
druidaobelix,

Agradeço pela resposta, e sim, está num servidor hospedado a minha loja.

Bom.. sou leigo, e não entendi bem o que me orientou sobre "subindo o sistema por um live-iso (pendrive ou cdrom) " ; como faço isso passo a passo? e qual sistema vc diz? Não sei se conhece,mas uso o Prestashop como painel administrativo para a minha loja.

Daqui a 48 horas, estarei trocando de operadora de internet por motivos outros, portanto mudando totalmente acessos, acredito que esse passo já seja ideal, certo?
« Última modificação: 24 de Julho de 2016, 14:14 por attorresi »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:É possivel o Ubuntu pegar malware?
« Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2016, 14:35 »
Bom.. sou leigo, e não entendi bem o que me orientou sobre "subindo o sistema por um live-iso (pendrive ou cdrom) " ; como faço isso passo a passo? e qual sistema vc diz?

Veja, então estou partindo da premissa que seu servidor está hospedado externamente, ou seja, remotamente, num computador em algum outro lugar, alguém lhe presta essa espécie de serviço de hospedagem.

No seu computador tem Linux Ubuntu instalado, certo?
Como você instalou isso?

Para você instalar usou um live-iso (pendrive ou cdrom), isto é, o disco de instalação do Ubuntu.

Como se faz um disco de instalação do Ubuntu (chamado aqui de live-iso)?
Começa por baixar o arquivo do tipo iso no site de download do Ubuntu e depois, mediante certa técnica, grava-se num pendrive ou cdrom.
Uma vez gravado esse live-iso é usado para dar boot e irá propiciar um Ubuntu desktop, evidentemente não instalado em disco rígido, isto é, apenas usando memória virtual, memória RAM.

Mas supostamente você já fez tudo isso antes, pois já tem o Ubuntu instalado no seu computador? Ou não?

« Última modificação: 24 de Julho de 2016, 14:38 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:É possivel o Ubuntu pegar malware?
« Resposta #6 Online: 24 de Julho de 2016, 14:43 »
Daqui a 48 horas, estarei trocando de operadora de internet por motivos outros, portanto mudando totalmente acessos, acredito que esse passo já seja ideal, certo?

Indenpendentemente disso, se sua instalação possui um roteador, troque o login e senha dele, usando evidentemente uma senha forte.

E quando o técnico da operadora vier trazer o novo modem e lhe perguntar qual é o login e senha do seu roteador, se passar essa informação para ele, então quando ele for embora troque de novo o login e senha, caso contrário, sempre haverá um risco de você ser invadido pelo tal técnico.
Não estou dizendo que ele vai fazer, mas sim que pode fazer, ele ou qualquer outro que possua o login e a senha do seu roteador.

Altere ainda o DNS, passe a usar um DNS seguro.

A comunicação entre computadores na internet é feita usando um protocolo denominado IP (Internet Protocol) e isso significa que qualquer computador, independentemente de sistema operacional, usando técnicas específicas, pode ser invadido, o que não é uma questão de vírus ou malware, é invasão mesmo.

« Última modificação: 24 de Julho de 2016, 14:59 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:É possivel o Ubuntu pegar malware?
« Resposta #7 Online: 24 de Julho de 2016, 15:38 »
Na verdade minha pergunta foi intencional como foi formulada, pois jà havia enviado outra pergunta sobre o meu problema, e ninguém tinha respondido, então exclui, e fiz essa.

Agradeço tua explicação, ainda que cansado de responder sempre as mesmas coisas, e sei de tudo isso, porem preciso da solução, que no Ubuntu, não sei como fazer.

Se ler o que escrevi e não sò a pergunta ( que foi uma "isca" para alguém me ajudar), vai ver que o que eu preciso, não é saber se pode ou não Ubuntu pegar malware e sim como solucionar.
Então vou te dar uma dica (ainda não a solução que vc pediu): evite transformar um pedido de ajuda em polêmica. Quando eu vi seu título, me deu uma tremenda preguiça em sequer ler o que você escreveu. Talvez o que tenha acontecido da primeira vez tenha sido exatamente isso, o povo já está tão cansado dessa lenga-lenga de "será que meu ubuntu pegou vírus", que nem se dá ao trabalho de responder.

Mais tarde vejo de novo seu tópico, talvez tenha algo que ainda não tenha sido visto ou analisado.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:É possivel o Ubuntu pegar malware?
« Resposta #8 Online: 25 de Julho de 2016, 02:07 »
druidaobelix,

Agradeço mais uma vez,  e sim,  fiz a instalação do Ubuntu com o Pendrive.

Bom pelo que entendi, eu faço o upload do "sistema inteiro" para o pendrive, e acessando por là vejo se consigo acessar? é isso?

- Mas quando diz o "sistema" que parte exatamente devo subir que contem as pastas?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:É possivel o Ubuntu pegar malware?
« Resposta #9 Online: 25 de Julho de 2016, 03:44 »
Veja, /attorresi/,

Você espeta o live-pendrive no computador e faz o sistema dar o boot por ele, o que significa ele pendrive estar antes do disco no setup da máquina (BIOS), na ordem de boot do setup.

Vai entrar numa tela inicial que é o menu do grub no live-iso, onde então deve escolher a opção "Experimentar o Ubuntu sem instalar"

Esse método, que é o live-iso, **simula** uma instalação, ou seja, ele apresenta um sistema operacional completo no desktop totalmente funcional apenas colocado na memória RAM do computador.

Tendo subido o sistema pelo live-pendrive neste ponto você tem o sistema operacional Ubuntu completo funcionando, apenas que não instalado em disco rígido (e portanto, sem tudo o mais de softwares (programas) que você adicional após a instalação inicial do sistema operacional) e evidentemente sem as atualizações posteriores, ou seja, é exatamente uma imagem do momento da instalação.

Entretanto, esse ambiente permite acionar o navegador Firefox e verificar se consegue entrar no seu servidor virtual, acessando o site respectivo, enfim, da forma como habitualmente acessa através da internet.

Caso consiga acessar sua "loja virtual", então isso significa que de fato o problema está na sua instalação.





















 
« Última modificação: 25 de Julho de 2016, 04:10 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline attorresi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:É possivel o Ubuntu pegar malware?
« Resposta #10 Online: 25 de Julho de 2016, 04:43 »
Ahh entendi, nao é que preciso fazer o upload doque tenho em minha maquina, e simplesmente usar  o pendrive butavel..

Ok... mas estranhamente, hoje eu tentei abrir o meu painel administrativo que é pauta desse tópico, e entrou!!!! ( depois de 3 dias de tentativas e mais tentativas  ;D )  ...mas de qualquer forma, vou provar isso, mas agora nao tenho mais tempo, somente depois que eu mudar a operadora, pois estou de mudança também!

Se caso voltar o problema, ou quando testar tiver acusando o problema com o pendrive, eu voltarei aqui para assinalar!

Agradeço demais a tua disposição!