Autor Tópico: Instalação e configuração do samba ubuntu 16.04  (Lida 6334 vezes)

Offline eder_massaut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Instalação e configuração do samba ubuntu 16.04
« Online: 19 de Julho de 2016, 12:02 »
Olá pessoal, sou novo por aqui e qualquer erro que eu tenha cometido na criação do fórum, por favor tolerem...

O caso é o seguinte, estamos querendo criar uma pasta compartilhada num computador com ubuntu 16.04 com a finalidade de ter mais segurança(por ser linux) porém com acesso a partir de senha, sendo que, os usuários que iriam ler, criar e apagar dados dentro desta pasta seriam do sistema operacional windows.

Vou explicar a situação: Trabalho em uma empresa no setor de informática em que quero criar uma pasta num computador com linux(ubuntu 16.04) que seja compartilhada com fins de salvar backup's (nesta pasta irá conter subpastas com programas, backup's dos usuários,drivers das máquinas e etc). Porém, o restante das máquinas da empresa tem o sistema operacional windows(sei que por isso precisarei do samba), mas dai vem a dúvida: Até então criei a pasta compartilhada, mas quando tento acessá-la de uma máquina qualquer com windows, encontro ela e tudo porém não consigo entrar nela, pois me pede usuário e senha(coloco o nome de usuário da máquina com linux e senha da mesma) e dá erro !

Qual a configuração que devo fazer ? Já que eu não quero colocar senha para cada usuário(a empresa é muito grande e tem muitos usuários na rede) mas quero que cada usuário que for logar(no caso sempre será algum dos administradores que trabalham comigo na informática) acessem a senha padrão de login do pc com linux para acessar tal pasta (como se fosse somente colocar o nome de usuario padrao do linux que a pasta está compartilhada e a senha deste usuário).

Por favor, se alguém poder me ajudar ficaria muito grato!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Instalação e configuração do samba ubuntu 16.04
« Resposta #1 Online: 19 de Julho de 2016, 12:06 »
Você lembrou de cadastrar os usuários que vão acessar esse compartilhamento no Samba e também no Linux?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline eder_massaut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Instalação e configuração do samba ubuntu 16.04
« Resposta #2 Online: 19 de Julho de 2016, 13:14 »
Não fiz isso porque não quero ter que criar permissoes para cada usuário pois são milhares, a rede está em um domínio então cada vez que entra algum funcionário novo em algum departamento, é criado um novo usuário de rede !

Simplesmente eu queria criar a pasta, compartilhá-la e quando eu quisesse iria nela e entrava(com qualquer usuário de rede ou com usuários administradores) e dai a pasta me pedisse a permissão para logar nela porém com o usuário e senha do próprio pc linux..
Aqui nós temos um computador com 12.04 que tem o nome: exemplo e a senha de login dele é exemplo1
Qualquer usuário de windows que tente entrar nessa pasta compartilhada por ele(por ip) vê a pasta e quando dá dois cliques nela aparece: nome de usuário e senha. daí colocamos o exemplo e exemplo1 e pronto, estamos na pasta com todas as permissões, sem ter que ir usuário por usuário...
Só que isso foi feito há muito tempo e por funcionários que não estão mais por aqui, era exatamente a mesma coisa que queriamos fazer aqui

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Instalação e configuração do samba ubuntu 16.04
« Resposta #3 Online: 19 de Julho de 2016, 13:59 »
Citar
Não fiz isso...
Então não vai funcionar.

Se você quer acesso com senha, tem que criar usuários.
Provavelmente vc precisa de um serviço de diretório, aí.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline eder_massaut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Instalação e configuração do samba ubuntu 16.04
« Resposta #4 Online: 19 de Julho de 2016, 14:24 »
terei que colocar usuário por usuário?   :o
ou tem algum jeito de incluir todos estes usuários que estão na mesma rede sem adição de um à um?
obrigado

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Instalação e configuração do samba ubuntu 16.04
« Resposta #5 Online: 19 de Julho de 2016, 14:33 »
Como disse... vc precisa de um serviço de diretório.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline eder_massaut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Instalação e configuração do samba ubuntu 16.04
« Resposta #6 Online: 19 de Julho de 2016, 14:38 »
Beleza, vou procurar aqui como fazer e qualquer dúvida retorno.
valeuu

Offline eder_massaut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re:Instalação e configuração do samba ubuntu 16.04
« Resposta #7 Online: 19 de Julho de 2016, 15:33 »
Tá resolvido o problema, meu colega resolveu o problema, onde era só instalar o SAMBA e o pacote smbclient winbind . depois é só criar a senha para o usuario samba com o smbpasswd -a nomedousuario e resolvido, não tem que dar permissão pra usuario nenhum.

obrigado pela ajuda de qualquer forma

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Instalação e configuração do samba ubuntu 16.04
« Resposta #8 Online: 19 de Julho de 2016, 15:44 »
Ninguém gosta quando recebe uma resposta diferente do que está esperando.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalação e configuração do samba ubuntu 16.04
« Resposta #9 Online: 19 de Julho de 2016, 15:45 »
Tá resolvido o problema, meu colega resolveu o problema, onde era só instalar o SAMBA e o pacote smbclient winbind . depois é só criar a senha para o usuario samba com o smbpasswd -a nomedousuario e resolvido, não tem que dar permissão pra usuario nenhum.

Claro, se não há preocupação com segurança e tampouco a necessidade de individualização dos acessos, então é só ter um usuário e senha e divulgar isso para as demais pessoas.
Evidentemente que isso é quase a mesma coisa que não ter senha alguma, pois um mesmo login e mesma senha compartilhados por várias pessoas é segurança anulada, mas enfim, se esse é o projeto, então é o projeto.
« Última modificação: 19 de Julho de 2016, 15:47 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.