Autor Tópico: Escrever em LaTex (outras opções??)  (Lida 4240 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Escrever em LaTex (outras opções??)
« Online: 10 de Julho de 2016, 10:02 »
Apenas a título de curiosidade pra mim:

Há muitos anos utilizo a ferramenta de edição de textos de excelente qualidade tipográfica chamada LaTex. Pois bem, fiquei imaginando; "mas atualmente quais seriam as linguagens de programação voltadas para a criação de textos semelhantes ao LaTex , porém, digamos 'mais contemporâneas' "?? (ainda que eu ache o LaTex fantástico...!).

É apenas questão de ver o que tem de novo. Daí caso vocês saibam de outras ferramentas existentes nessa mesma linha de raciocínio (LaTex) poderiam listar aqui?

Desde já obrigado. 

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Escrever em LaTex (outras opções??)
« Resposta #1 Online: 14 de Julho de 2016, 01:12 »
Pois então, /JoaoDamasceno.ufc/,

Como já disse em outra oportunidade, do LaTex não conheço nada de nada e menos ainda de outros que possam sem similares, entretanto, esse artigo pareceu-me interessante e eventualmente lhe possa ser útil:

8 Best LaTeX Editors

http://beebom.com/best-latex-editors/

Nesse outro aqui tem também uma lista longa:

Alternatives to VerbTeX LaTeX Editor for all platforms

http://alternativeto.net/software/verbtex-latex-editor/
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re:Escrever em LaTex (outras opções??)
« Resposta #2 Online: 14 de Julho de 2016, 08:22 »
(...)
"mas atualmente quais seriam as linguagens de programação voltadas para a criação de textos semelhantes ao LaTex , porém, digamos 'mais contemporâneas' "?? (...)

Que eu saiba não existe nenhuma linguagem de programação voltada a criação de textos, para isso usa-se editores de texto.

Linguagens de programação são utilizadas para o desenvolvimento de programas (ou mesmo sites). Juro que não entendi sua dúvida...

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Escrever em LaTex (outras opções??)
« Resposta #3 Online: 14 de Julho de 2016, 16:33 »
Bem, na verdade Felix, não sei se de fato posso chamar o LaTex de "Linguagem de Programação". Mas pelo que eu saiba seria sim uma linguagem de programação voltada para a criação de textos (em especial com caracteres matemáticos) voltada para a criação de textos com qualidade tipográfica excepcional.

Em outras palavras, quando você escreve em LaTex você informa uma série de parâmetros para que o texto, após compilado, saia com a "cara" que você deseja, por exemplo, o tipo de folha, a fonte a ser utilizada, o espaçamento entre linhas, notas de rodapé, criação de Sumário, Índice Alfabético, Folha de roto, Abstract, citações etc. É uma ferramenta bastante rica de recursos. É muito utilizada no meio acadêmico para publicação de artigos, confeccionar Monografias, Dissertações e Teses. O resultado final é bastante bonito.

É algo que salta aos olhos se você tem o trabalho impresso tipo "LaTex de um lado e Word do outro".

 

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re:Escrever em LaTex (outras opções??)
« Resposta #4 Online: 14 de Julho de 2016, 16:46 »
Bem, na verdade Felix, não sei se de fato posso chamar o LaTex de "Linguagem de Programação". Mas pelo que eu saiba seria sim uma linguagem de programação voltada para a criação de textos (em especial com caracteres matemáticos) voltada para a criação de textos com qualidade tipográfica excepcional.

Em outras palavras, quando você escreve em LaTex você informa uma série de parâmetros para que o texto, após compilado, saia com a "cara" que você deseja, por exemplo, o tipo de folha, a fonte a ser utilizada, o espaçamento entre linhas, notas de rodapé, criação de Sumário, Índice Alfabético, Folha de roto, Abstract, citações etc. É uma ferramenta bastante rica de recursos. É muito utilizada no meio acadêmico para publicação de artigos, confeccionar Monografias, Dissertações e Teses. O resultado final é bastante bonito.

É algo que salta aos olhos se você tem o trabalho impresso tipo "LaTex de um lado e Word do outro".

 

Bem porcamente "pesquisado" da Wikipedia:

Citar
LaTeX (normalmente formatado como LaTeX) é um conjunto de macros para o programa de diagramação de textos TeX, utilizado amplamente na produção de textos matemáticos e científicos, devido a sua alta qualidade tipográfica.

Sim, eu conheço LaTex e digo: não o considero uma linguagem de programação. Mas afinal, o que mais especificamente você procura? Seriam opções de editores para LaTeX?

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Escrever em LaTex (outras opções??)
« Resposta #5 Online: 14 de Julho de 2016, 17:00 »
O que eu procuro:

Uma outra opção em detrimento do LaTex que tenha propósito similar. Criação de textos. Mas não me refiro a editores para LaTex, gostaria apensar de saber se há outras opções. Na verdade até creio que não tem não...    ???

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re:Escrever em LaTex (outras opções??)
« Resposta #6 Online: 15 de Julho de 2016, 08:00 »
Realmente, não há nada semelhante a LaTeX.

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Escrever em LaTex (outras opções??)
« Resposta #7 Online: 15 de Julho de 2016, 10:38 »
Realmente, não há nada semelhante a LaTeX.

Na verdade pensei no mesmo, diante da pesquisa que fiz... Só achei que não seria possível (mas é... rsrsrsrs...).

Offline irtigor

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.344
  • Delete, delete, delete!
    • Ver perfil
Re:Escrever em LaTex (outras opções??)
« Resposta #8 Online: 21 de Julho de 2016, 16:44 »
Nada tão maduro (o que não é muito surpreendente, o latex é de 85, mais velho que o linux por mais de uma década), mais existem algumas coisas por ai como o patoline.

Outra coisa que pode fazer é usar algo como o pandoc e converter pra tex somente em ultimo caso (pra slides e documentos simples eu sei que ele dá pro gasto).

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Escrever em LaTex (outras opções??)
« Resposta #9 Online: 21 de Julho de 2016, 17:09 »
Nada tão maduro (o que não é muito surpreendente, o latex é de 85, mais velho que o linux por mais de uma década), mais existem algumas coisas por ai como o patoline.

Outra coisa que pode fazer é usar algo como o pandoc e converter pra tex somente em ultimo caso (pra slides e documentos simples eu sei que ele dá pro gasto).

Ou seja, e até como eu imaginava: o LaTex é de fato muito rico, muito funcional, bastante amplo... ! Muito legal. Já sobre os que você sugeriu, verei logo mais (é que estou sem o computador - que foi pra manutenção). Motivo pelo qual há outros tópicos que vocês estão respondendo e eu não os comentei ainda (porque não estou com o micro pra testar as  dicas de vocês).