Autor Tópico: Não consigo ativar o SSD como RAID0 (cache) - ubuntu 16.04LTS  (Lida 3069 vezes)

Offline duvaresch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Não consigo ativar o SSD como RAID0 (cache) - ubuntu 16.04LTS
« Online: 28 de Junho de 2016, 22:19 »
Caros, boa noite.

Sou iniciante no Linux e estou tendo alguns problemas na configuração.

O notebook é um dell vostro 3560, com o windows de fábrica.
6 gb ram
64 bits
HD 700 gb
SSD 30 gb

Após ter problemas com o windows 10, tive de formatar o computador e instalei somente o Linux.
Gostaria de saber como habilitar o SSD (Samsung SSD PM83 - 29,8 gb) para atuar como cache, de forma a melhorar o desempenho.

Na inicialização do computador, antes de aparecer o logo da dell e a opção do boot ou da bios, aparece uma tela da "intel (r) rapid storage technology", onde aparecem dois volumes RAID.
O primeiro (8gb) está funcionando como RAID0 (stripe) e aparece com status normal.
O segundo (21gb) está marcado como RAID0 (cache), mas aparece com status disabled.

Tentei verificar as possibilidades em outros sites/fóruns, mas meu nível de linux não permitiu acompanhar as discussões.

PS: antes da instação do ubuntu, tive de formatar as partições do HD de 700gb onde está instalado o OS.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Não consigo ativar o SSD como RAID0 (cache) - ubuntu 16.04LTS
« Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2016, 23:27 »
Olá duvaresch. Talvez você esteja confundindo um pouco as coisas.

RAID 0 significa você usar dois HDs (de preferência idênticos) como um só para dobrar o desempenho!

Assim  se você tivesse dois SSDs de 30GB aí, os dois juntos se mostrariam como 30GB, isso porque todos os HDs passam a ser acessados como se fossem um único drive. Os dados são gravados dividos nos dois discos, aumentando o desempenho!


Então usar RAID 0  com um HD SSD de 30GB e outro HD mecânico de 700GB não faz o menor sentido, já que a diferença de desempenho entre eles é absurda! Você faria o SSD funcionar como um HD mecânico!

Agora, fazer uso de cache no SSD para aumentar o desempenho do RAID é outra coisa! 

Essa prática é muito utilizada com o ZFS, aonde muitas vezes se usa o RAID 5 e o cache do RAID 5 é um SSD.  A coisa toda foi feita para ser grande!

Na sua configuração atual, seria usar o HD de 700Gb para instalar o sistema e o SSD de 30GB como cache para o sistema!  Pra mim isso seria um desperdício!

Se o sistema fosse meu, eu instalaria o sistema com /home e tudo no SSD de 30GB e o volume grande de dados ficariam no HD de 700GB.   

Melhor se informar um pouco mais sobre RAID e seus vários tipos: https://pt.wikipedia.org/wiki/RAID


Que discussão você tentou acompanhar que não conseguiu?



Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline thiagolpv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Não consigo ativar o SSD como RAID0 (cache) - ubuntu 16.04LTS
« Resposta #2 Online: 15 de Dezembro de 2016, 10:43 »
Bom dia pessoal!

Estou passando pelo mesmo problema do "duvaresch".

Meu notebook é um Dell Inspiron 14z.

As configurações são:

Intel i7 3537u x4
8GB Ram
500GB HDD
32GB SSD

O sistema original é Windows 8 SL 64Bits.

Instalei o Ubuntu 16.04 e não encontro o SSD em "Computador", além disso gostaria de fazê-lo de cache do sistema.

Discordo da opinião do "Galactus" pois acredito que seja sim uma boa ideia fazer o SSD de cache.

Acredito também que seria interessante, uma vez que somos iniciantes e este é o primeiro contato com o Linux - pelo menos pra mim - instruir para instalar o SO diretamente no SSD e posteriormente instalar os demais aplicativos no HDD, porém, instalar os aplicativos no HDD é uma coisa que pra nós deva ser dificil.
Espero que tenham entendido meu posicionamento e meu raciocínio.