Autor Tópico: Não consigo ativar o SSD como RAID0 (cache) - ubuntu 16.04LTS  (Lida 3069 vezes)

Offline duvaresch

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Não consigo ativar o SSD como RAID0 (cache) - ubuntu 16.04LTS
« Online: 28 de Junho de 2016, 22:19 »
Caros, boa noite.

Sou iniciante no Linux e estou tendo alguns problemas na configuração.

O notebook é um dell vostro 3560, com o windows de fábrica.
6 gb ram
64 bits
HD 700 gb
SSD 30 gb

Após ter problemas com o windows 10, tive de formatar o computador e instalei somente o Linux.
Gostaria de saber como habilitar o SSD (Samsung SSD PM83 - 29,8 gb) para atuar como cache, de forma a melhorar o desempenho.

Na inicialização do computador, antes de aparecer o logo da dell e a opção do boot ou da bios, aparece uma tela da "intel (r) rapid storage technology", onde aparecem dois volumes RAID.
O primeiro (8gb) está funcionando como RAID0 (stripe) e aparece com status normal.
O segundo (21gb) está marcado como RAID0 (cache), mas aparece com status disabled.

Tentei verificar as possibilidades em outros sites/fóruns, mas meu nível de linux não permitiu acompanhar as discussões.

PS: antes da instação do ubuntu, tive de formatar as partições do HD de 700gb onde está instalado o OS.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Não consigo ativar o SSD como RAID0 (cache) - ubuntu 16.04LTS
« Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2016, 23:27 »
Olá duvaresch. Talvez você esteja confundindo um pouco as coisas.

RAID 0 significa você usar dois HDs (de preferência idênticos) como um só para dobrar o desempenho!

Assim  se você tivesse dois SSDs de 30GB aí, os dois juntos se mostrariam como 30GB, isso porque todos os HDs passam a ser acessados como se fossem um único drive. Os dados são gravados dividos nos dois discos, aumentando o desempenho!