Autor Tópico: 4K e 21:9. Será possível?  (Lida 6497 vezes)

Offline milagre23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 118
  • Ubuntu Studio 16.04
    • Ver perfil
4K e 21:9. Será possível?
« Online: 26 de Junho de 2016, 05:43 »
Caríssimos,

O contexto:

Desde 2008 que uso OSX para edição de vídeo e alguma produção ocasional de música (embora tenha usado sempre Linux nos meus portáteis, assim como a minha família). Agora, que o meu iMac está às portas da morte, decidi uma abordagem o mais possível  FOSS (Free Open Source Software) e estou no processo de montar um PC e instalar apenas o Ubuntu Studio (que já usei varias vezes no passado) e trabalhar nesse ambiente com o software open source disponível (estou particularmente interessado no Blender e na versão Linux do Lightworks, embora tenha interesse em explorar outros programas). No processo de escolha das componentes a maior dúvida que me tem assaltadoé a escolha do monitor devido a problemas de compatibilidade de resolução em formatos ainda pouco comuns. Passei algum tempo a procurar na Internet e é realmente difícil saber se algumas resoluções são ou não possíveis de calibrar na família Ubuntu, nomeadamente no Ubuntu Studio, visto que a maioria das informações não é clara e quando o é chega a ser contraditória (já vi desde "compatibilidade out of the box" até "completamente impossível, não há suporte"). Nessa pesquisa também nunca encontrei fotografias ou vídeos de pessoal com Ubuntu a usar algum deste tipo de ecrãs.
Refiro-me especificamente aos formatos 21:9 (2560X1080) e 4K (3840X2160). Também Já apanhei referência ao facto do kernel do Ubuntu Studio, que é RT, levantar algumas questões no que toca à utilização de determinados drives gráficos, o que pode complicar a compatibilidade.

As questões:

É possível? Há suporte para estes formatos? Alguém já tentou com sucesso? E, se sim, como?

Agradeço antecipadamente a vossa atenção e mando saudações para a comunidade

ps: Se alguém tiver experiência de edição em Vídeo e quiser partilhar experiências, conselhos, dicas ou links, também seria altamente apreciado. Mais uma vez obrigado.

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re:4K e 21:9. Será possível?
« Resposta #1 Online: 26 de Junho de 2016, 21:22 »
Até onde pesquisei você vai precisar de uma placa de vídeo com essa resolução e usar o driver proprietário, sugiro uma GTX 980 ti , e prepare o bolso.

http://www.nvidia.com.br/object/geforce-gtx-980-ti-br.html#pdpContent=2
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline milagre23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 118
  • Ubuntu Studio 16.04
    • Ver perfil
Re:4K e 21:9. Será possível?
« Resposta #2 Online: 27 de Junho de 2016, 10:54 »
Até onde pesquisei você vai precisar de uma placa de vídeo com essa resolução e usar o driver proprietário, sugiro uma GTX 980 ti , e prepare o bolso.

http://www.nvidia.com.br/object/geforce-gtx-980-ti-br.html#pdpContent=2

Estava a pensar comprar esta: PNY NVIDIA Quadro K620 2GB DDR3?
O que é que você acha (é para edição de video).

Obrigado pelo interesse.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:4K e 21:9. Será possível?
« Resposta #3 Online: 27 de Junho de 2016, 12:29 »
Estava a pensar comprar esta: PNY NVIDIA Quadro K620 2GB DDR3?
O que é que você acha (é para edição de video).

Tudo depende sempre do qual será a utilização real.
Essa Quadro K620 apesar de ainda ser um bela gpu, será lenta para algumas espécies de trabalho e já é um tanto quanto ultrapassada.

Comparativamente observe que se trata de uma 128- bit em DDR3 na Quadro K620 contra 384-bit em GDDR5 na GTX 980 Ti , o que é o triplo de velocidade, dentre outros importantes detalhes.

Entretanto, note a necessidade de um slot PCI-3 autêntico (e não apenas compatível) na motherboard, sem o que não adianta ter uma super gpu dessa.



www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline milagre23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 118
  • Ubuntu Studio 16.04
    • Ver perfil
Re:4K e 21:9. Será possível?
« Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2016, 12:57 »
Estava a pensar comprar esta: PNY NVIDIA Quadro K620 2GB DDR3?
O que é que você acha (é para edição de video).

Comparativamente observe que se trata de uma 128- bit em DDR3 na Quadro K620 contra 384-bit em GDDR5 na GTX 980 Ti , o que é o triplo de velocidade, dentre outros importantes detalhes.

Entretanto, note a necessidade de um slot PCI-3 autêntico (e não apenas compatível) na motherboard, sem o que não adianta ter uma super gpu dessa.


Para a motherboard tinha esta destinada:  Asus X99-A - http://www.globaldata.pt/motherboard-asus-x99-a-usb-3-1.html

O que lhe parece?
Obrigado e saudações.


Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:4K e 21:9. Será possível?
« Resposta #5 Online: 27 de Junho de 2016, 14:21 »
Citar
Para a motherboard tinha esta destinada:  Asus X99-A - http://www.globaldata.pt/motherboard-asus-x99-a-usb-3-1.html

Montar PC pra Linux é um verdadeiro "terror" dada a dificuldade de compatibilidade.
É sempre necessário muita pesquisa para **tentar** saber se tudo vai funcionar e ainda assim há uma grande margem de imponderabilidade que pode levar a algum componente não operacional.

Ou você tem um bom "montador" com amplo estoque e acesso a variadas marcas e ele monta e vai testando se tudo funciona no Linux e se algo não funciona imediatamente troca o componente (está muito difícil encontrar 'montadores' avulsos assim, já quase não existem mais) ou então você liga para a Dell (que suponho tenham escritório aí em Portugal ou adjacência européia), faz sua especificação e pede para que te entreguem o sistema já com Linux instalado, o que possivelmente é a melhor opção.

O centro da questão é já vir com Linux Ubuntu instalado e garantido, preferencialmente já na versão 16.04. Não se preocupe com funcionar no Windows, os desktops sempre funcionam no Windows, e você pode instalar depois, é raro existir problemas de drivers no sistema operacional comercial.

Observe que em qualquer hipótese é essencial gpu NVidia, não aceite outra (se tentarem lhe empurrar AMD-Radeon, suporte horrível, assistência péssima, só problemas, não funciona na 16.04) e ainda, por uma questão de horizonte de utilização, que já venha com a versão 16.04 instalada, que é uma LTS e cujo alcance de suporte é até 2021, atualmente incorporando systemd e outras evoluções. Se for possível esperar até que saia o release 16.04.1, meados de julho próximo, talvez seja mais adequado.

Entretanto, se optar por comprar individualmente os componentes e fazer a montagem, é preciso muita pesquisa no Google procurando relatos de incompatibilidades.

Só como exemplo, nessa motherboard que você indica, há uma pessoa dizendo:

"Recently, I got an ASUS x99 deluxe motherboard. In the package, it contains a WiFi antenna. But it doesn't work on my Ubuntu system and I can't find any driver for Ubuntu. Anyone else had the same issue? How did you solve it?"

Ele se referia à versão 14.04 e o post é de dois meses atrás, pode até ser que tenha resolvido, não estudei o post a fundo, mas enfim, já é sombra de problemas de compatiblidade o que requer grande atenção antes de decidir por comprar.

« Última modificação: 27 de Junho de 2016, 14:25 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline milagre23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 118
  • Ubuntu Studio 16.04
    • Ver perfil
Re:4K e 21:9. Será possível?
« Resposta #6 Online: 27 de Junho de 2016, 17:23 »
Já instalei tantos SO linux em computadores pré-montados sem grandes problemas que na verdade não estou muito sensibilizado para esse problemas mas sei que é bem real. Talvez tenha tido sorte. Desta vez, como estou a escolher componentes para algo mais especifico, uma máquina para edição de vídeo, é normal que haja algumas mais exóticas e que aumentem a parada. Tem toda a razão, tenho de ter o máximo de cuidado.
A configuração desta máquina é baseada num setup pré-configurado por uma loja de informática aqui de Lisboa e montado na mesma - http://www.globaldata.pt/computador-global-arts-expert-19701.html
Ainda vou falar com o pessoal de lá para me aconselhar em alguns pormenores mas a escolha do ecrã estava de facto a preocupar-me devido à falta de informação.

Muito obrigado pela ajuda e conselhos.
Saudações de Portugal

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re:4K e 21:9. Será possível?
« Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2016, 18:15 »
Uma dica q vale é usar uma placa com chipset Intel. Eu montei um pc recente, fiz pesquisa e tudo,levei um tempo. O lance é que os novos processadores estão saindo com uma capacidade de vídeo muito grande,chegando a superar as próprias placas de víde off, a minha placa mãe por exemplo, que não é lá essas coisas , tem saída 4k, nunca testei, mas depende tbm do processador. Por isso o uso de uma boa placa mãe vai exigir um bom processador e uma boa placa de vídeo, como foi lhe indicado, dê preferência para GPU Nvidia, o suporte em relação à ATI é bem diferente
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline milagre23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 118
  • Ubuntu Studio 16.04
    • Ver perfil
Re:4K e 21:9. Será possível?
« Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2016, 16:25 »
Uma dica q vale é usar uma placa com chipset Intel. Eu montei um pc recente, fiz pesquisa e tudo,levei um tempo. O lance é que os novos processadores estão saindo com uma capacidade de vídeo muito grande,chegando a superar as próprias placas de víde off, a minha placa mãe por exemplo, que não é lá essas coisas , tem saída 4k, nunca testei, mas depende tbm do processador. Por isso o uso de uma boa placa mãe vai exigir um bom processador e uma boa placa de vídeo, como foi lhe indicado, dê preferência para GPU Nvidia, o suporte em relação à ATI é bem diferente

Obrigado pelos conselhos.