Autor Tópico: Instalação do Epoptes em Servidor com Ubuntu 12.4 LTS + Terminais com LE 5  (Lida 5983 vezes)

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Olá pessoal boa tarde! Desde ja'quero parabenizar a todos os participantes e moderadores do presente fórum pois sempre me ajudam quando posto um problema aqui. Mas enfim, vamos à questão! Preciso instalar um programa chamado "Epoptes" aqui no laboratório que trabalho, e aqui tenho o seguinte cenário: Um Computador "Servidor com Linux Ubuntu 12.4 LTS e 48 terminais rodando Linux Educacional 5 via "Userful". Alguns são do pregão 83/2008 e o restante, cerca de 23 do pregão 23/2012 (Amarelos), é uma Sala de Tecnologia Educacional. Então, instalei o programa no servidor e nos clientes, fiz as configurações certinho e quando verifiquei tudo, percebi que todos os computadores do pregão mais antigo, os pretos 83/2008 foram reconhecidos perfeitamente pelo servidor, já dos amarelos, pregão 23/2012 nenhum foi reconhecido, e detalhe: Todos possuem o mesmo sistema, formatei todos iguaizinhos, mesmas configurações, somente são diferentes os hardwares, mais potentes, sinceramente não entendi o porque não reconheceram então gostaria de contar com a ajuda dos amigos para possível resolução desse problema! Permaneço no aguardo, obrigado!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Instalação do Epoptes em Servidor com Ubuntu 12.4 LTS + Terminais com LE 5
« Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2016, 16:14 »
É este pacote? http://www.epoptes.org/

Seguiu o tutorial de instalação aqui?
http://www.epoptes.org/installation
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Instalação do Epoptes em Servidor com Ubuntu 12.4 LTS + Terminais com LE 5
« Resposta #2 Online: 24 de Junho de 2016, 21:39 »
Olá amigo zekkerj, td bem? Então, eu usei justamente esse tutorial de instalação, assim como outros e não deu certo! Por isso recorri ao fórum, porque me parece um problema muito além de meus poquissimos conhecimentos, rsrsrsrr.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Instalação do Epoptes em Servidor com Ubuntu 12.4 LTS + Terminais com LE 5
« Resposta #3 Online: 25 de Junho de 2016, 06:51 »
Fica difícil pra gente ajudar com um sistema pouco conhecido. No máximo, dá pra tentar entender e acompanhar o processo de depuração.

Diga em que ponto do tutorial o problema acontece, de repente a gente consegue encontrar o ponto do erro.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Instalação do Epoptes em Servidor com Ubuntu 12.4 LTS + Terminais com LE 5
« Resposta #4 Online: 25 de Junho de 2016, 08:28 »
Então amigo zekkerj, durante o prosseguimento do tutorial não ocorre erro nenhum, e sim depois que concluo reinicio o sistema é vou testar as configurações simplesmente os PCs do pregão mais antigo 83/2008 aparecem na tela do programa no servidor normalmente mas os do pregão 23/2012 não aparenta de jeito nenhum, nenhum deles, há fiz ate o teste de configurar só um deles pra ver e tbm não deu certo. E o mais estranho é que todos os PCs possuem o mesmo sistema, o Linux Educacional 5 e as mesmas configurações entende... Por isso não entendi o que se passa.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Instalação do Epoptes em Servidor com Ubuntu 12.4 LTS + Terminais com LE 5
« Resposta #5 Online: 25 de Junho de 2016, 18:49 »
Hmmm. Fica difícil de eu te ajudar, sem ter um ambiente de teste.
O que eu faria... tentaria identificar qual é o processo que é responsável por comunicar com o programa central, e ver porque ele roda em uma máquina e não na outra.

Fora isso, há alguma diferença de hardware entre elas? Talvez na versão instalada do kernel?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Instalação do Epoptes em Servidor com Ubuntu 12.4 LTS + Terminais com LE 5
« Resposta #6 Online: 26 de Junho de 2016, 20:20 »
Infelizmente não há nenhuma diferença de kernel instalada, são todos iguais, somente os hardwares dos pregões são diferentes nos quesitos: pregão pretos: 83/2008 - Processador Pentium Dual Core, 2Gb e 160HD

Pregão Amarelos: Processador Intel Core i5, 4Gb e 500HD

Tirando isso, tudo igual? Agora quanto ao processo de comunicação entre as máquinas, no caso do epoptes qual seria esse processo? Como posso descobrir amigo?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Instalação do Epoptes em Servidor com Ubuntu 12.4 LTS + Terminais com LE 5
« Resposta #7 Online: 26 de Junho de 2016, 23:55 »
Se você não tem experiência no sistema operacional, fica bem difícil de resolver isso.
O Epoptes tem algum fórum de suporte?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Instalação do Epoptes em Servidor com Ubuntu 12.4 LTS + Terminais com LE 5
« Resposta #8 Online: 27 de Junho de 2016, 07:44 »
Rapaiz... Pesquisei na Net mas não achei nenhum não hein? Mas a instalação do Epoptes não tem segredo nenhum não, eu já li um pouco sobre ele e na verdade é tudo bem simples, não sei porque deu esse erro aqui, tanto que até tem um cara no fórum do Linux Educacional que me disse ter na sala dele também um pregão desses amarelos e que havia passado pelo mesmo problema, até me passou um comando diferente que ele usou para obtenção dos certificados pelo servidor do epoptes e pra ele deu certo, porém para mim não deu em nada, ai retornei a ele que não havia resolvido mas ele também não soube mais nenhuma solução, foi aí que parti para cá.

Mas olha, pra falar a verdade zekkerj, creio que vou desistir kra, porque esse troço é muito bugado, e esse Linux Educacional também deve ser outra sucata, porque isso não tem lógica acontecer, acabei de fazer um teste aqui no laboratório e vi que no arquivo de log do servidor não consta nada, esta vazio, e quando chamo o comando para obtenção do certificado no client acusa que deu certo, porém vou no servidor e não aparece nada, mesmo reiniciando o cliente e tal, então vou deixar pra la, pois sobre tudo que já li desse programa a instalação e configuração é simples e não ta dando certo só nesses computadores amarelos é porque algo deve estar bugado ou incompativel com alguma coisa, vai la saber o que é, não vou descabelar por causa disso não, mexer com lixo só da derma mesmo, vlw a ajuda, obrigado!
« Última modificação: 27 de Junho de 2016, 08:30 por akonady »