Autor Tópico: Instalação de Driver VGA - Placa Mãe ASUS c/ GPU Integrado NVIDIA GeForce6 6150  (Lida 11767 vezes)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Se não deu certo instalando a partir da ppa, então remova a ppa

Instale o purge-ppa:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install ppa-purge
sudo ppa-purge nome_da_ppa

No caso, se o nome da ppa era: ppa:graphics-drivers/ppa então vai ficar:

Código: [Selecionar]
sudo ppa-purge ppa:graphics-drivers/ppa
Se quiser obter o comando direto de remoção da ppa pode fazer:

Código: [Selecionar]
find /etc/apt/sources.list.d -type f -name "*.list" -print0 | \
    while read -d $'\0' file; do awk -F/ '/deb / && /ppa\.launchpad\.net/ {print "sudo ppa-purge ppa:"$4"/"$5}' "$file"; done

Vai resultar numa saída pronta para executar.

Por exemplo, se tenho uma ppa do "cinamon" (que é um ambiente de desktop) instalada resultaria:

sudo ppa-purge ppa:embrosyn/cinnamon

Aí é só copiar, colar no terminal, dar [enter] e executar.

Há muito material na internet tratando disso e acessível através do googlle, por exemplo, de forma mais ampla pode consultar esse:

How To Remove Or Delete PPA In Ubuntu

http://itsfoss.com/how-to-remove-or-delete-ppas-quick-tip/

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Nesse ponto resta experimentar instalar o binário baixado direto do site da fabricante NVidia.

Trata-se de um binário cuja extensão é .run, a instalação na verdade é simples.

(desenvolvo depois, aqui nesse mesmo post, o método de instalação, por enquanto só estou marcando o passo lógico a ser executado)

Veja instruções detalhadas nesse post:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,115911.0.html

No roteiro mencionado no link acima apenas considere, em modificação, que para parar o servidor X use o comando:

Código: [Selecionar]
sudo service lightdm stop
« Última modificação: 30 de Junho de 2016, 12:29 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Outra possibilidade é que você pode (e acho que deve) repetir sistematica e metodicamente todos esses passos porém aplicados à versão 14.04 e, da mesma forma, querendo, igualmente aplicá-los à versão 12.04 (nesta há, em tese, uma chance maior de dar certo), apenas que o horizonte da 12.04 já é curto, o suporte vai apenas até abril/2017, algo como 10 meses a partir de agora, mas eventulamente dependendo do que pretenda para o equipamento, pode ser uma opção.

Se, no final das contas, testadas todas as três possibilidades ainda assim não foi possível colocar o driver 304-131 para funcionar nessa gpu, então muito dificilmente funcionará com alguma outra versão do driver proprietário, portanto, ou fica mesmo no driver opensource (nouveau) ou então sai do Unity, que é o ambiente desktop padrão do Ubuntu, e vai para algum outro ambiente gráfico, onde talvez o driver proprietário funcione, pois o Unity é mesmo complicado e exigente nos requerimentos de hardware e essa gpu é notoriamente antiga, muito dificilmente se ajustando ao Unity atual.

Por exemplo, pode testar o Cinammon, instalando em cima do próprio Unity, em algumas circunstâncias o driver proprietário, na mesma máquina, não funciona no Unity, mas funciona perfeitamente no Cinammon instalada através de uma ppa.

Além disso, claro, existem outras opções que são pura e simplesmente sair do Ubuntu padrão (=Unity) e usar algum outro sabor (Kubuntu, Lubuntu, Xubuntu, Ubuntu-Gnome, Ubuntu-MATE), além das derivadas, etc., enfim, opção é o que não falta no Linux.

https://help.ubuntu.com/community/UbuntuHashes

« Última modificação: 30 de Junho de 2016, 12:38 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline eduapof

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Nossa!

Muitíssimo obrigado pelo apoio!

Estou indo para o trabalho agora, mas quando eu voltar, certamente vou tentar método a método. Vou tomar cuidado com sujeitas de drivers instalados.

Uma coisa da qual notei hoje pela manhã é que o boot para no logon de usuário normal (sem bug de tela). Acho que a partir deste ponto eu consigo fazer pelo método Ctrl + Alt + F1...

Estou certo?

Vou postando aqui o Feedback para cada teste.

Abraço!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk