Autor Tópico: Qual a melhor distro para aprender usar o terminal  (Lida 2271 vezes)

Offline Waycloud

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Qual a melhor distro para aprender usar o terminal
« Online: 30 de Maio de 2016, 18:57 »
Galera acho que está mais que na hora de eu aprender usar linux, (para meu futuro como desenvolvedor), já baixei alguns livros e gostaria de dicas de qual a distro ideal para isso, no caso irei instalar em maquina virtual, a configuração minha é:

processador: e-300, com placa integrada da série 6000
6GB de ram

Acredito q as vesões atuais do ubuntu não irão rodar bem no meu PC windows 10 já roda meio capado, então estava pensando em versões antigas sem essa interface grafica de hj ou outras distros até, me enviem sugestões

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Qual a melhor distro para aprender usar o terminal
« Resposta #1 Online: 30 de Maio de 2016, 23:38 »
Se for esse mesmo, o AMD E-300 APU @1.3 GHz, cujo benchmark pontua 618, então a coisa fica mesmo grave e difícil.
Tem que ir de Lubuntu e talvez na versão 14.04 - LTS.

http://cdimage.ubuntu.com/lubuntu/releases/

Quanto especificamente ao uso para aprendizado do terminal é tudo igual, tanto faz.

Normalmente lhe indicaria o livro de autoria do Tales A. Mendonça, que gentilmente o disponibiliza gratuitamente na internet:

Manual de Sobrevivência – Dicas e Comandos do Mundo Linux

https://talesam.org/livros/livro-manual-de-sobrevivencia/

Mas por esses dias o link de download dentro do link acima não está funcionando, não sei dizer a razão.

De toda forma, provisoriamente e enquanto não se apura isso, se quiser pode baixá-lo aqui:

https://drive.google.com/open?id=0B4-_QQ0rcvfTVEpBZ3Bhc2loOXM

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Waycloud

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re:Qual a melhor distro para aprender usar o terminal
« Resposta #2 Online: 02 de Junho de 2016, 16:28 »
Opa, baixando para conferir, o lubuntu chega a ser + leve que o xubuntu?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Qual a melhor distro para aprender usar o terminal
« Resposta #3 Online: 02 de Junho de 2016, 16:56 »
Opa, baixando para conferir, o lubuntu chega a ser + leve que o xubuntu?

O Lubuntu é um ambiente gráfico mais tosco, mais em estado bruto, sem penduricalhos, sem adornos, a suíte de aplicativos é mais leve, pessoalmente é o que prefiro usar, mesmo em máquinas poderosas e de excelente hardware, quanto mais em máquinas de hardware mais modesto, consegue executar com muito pouca RAM e exigindo pouco do equipamento, daí que também obtém velocidade.

Mas como é muito fácil montar um live-iso (pendrive ou cdrom), experimente ambos e veja o que fica melhor na sua máquina.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.