Autor Tópico: Ubuntu Kernel Live Patch  (Lida 3875 vezes)

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Ubuntu Kernel Live Patch
« Online: 07 de Julho de 2017, 17:28 »
Ubuntu Kernel Live Patch
.
.
Bom dia turma, hoje quero abrir um belo topico de discussão sobre os Live Patch do kernel porque ja perdi cabelo demais quebrando cabeça com isso.
.
Sobre o Live Patch Kernel do Ubuntu, como diabos eu habilito isso sem ter que recorrer ao serviço "proprietario" da Canonical?
.
Porque assim, o Live Patch é uma função implementada no kernel 4.0 do linux que permite você trocar o kernel com a maquina funcionando sem precisar reiniciar.
Ele cria um mini nucleo novo (quase como se, hipoteticamente, o kernel linux se tornasse como o nucleo do macOS, com um kernel e vários micro-kerneis)
Esse nucleo menor consegue manter o sistema no ar enquanto faz a troca dos dados sem precisar matar processos pra isso.
.
Quando você compila um kernel você ve o recurso nativamente ativo nele. Desde o 4.0 é assim.
.
Só que o Ubuntu e o OpenSUSE "cobram" pelo serviço.

A Canonical vai um pouco alem, o serviço só pode ser habilitado nos Ubuntu se você rodar um pacote snap especifico após conseguir uma chave token especifica.
E se voce quiser habilitar em +3 maquinas, precisa pagar.
.
Site do livepatch do ubuntu:
https://www.ubuntu.com/server/livepatch

.
Então turma, alguem conhece um meio paralelo de aplicar o live patch sem precisar desse pacote especifico do Ubuntu?

Existe uma maneira de burlar isso? Ou é algo que a Canonical removeu do sistema e implementou á parte quase como uma DLC?

Pra 2 ou 3 maquinas ainda é de graça, mas ter que ir no site, cadastrar e gerar o tal Token me deixa encafifado....

Eu achava que todo recurso do kernel linux era livre pra uso mas ver o live patch ser tão restrito me deixou consternado ;/

Interessante!!!
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Ubuntu Kernel Live Patch
« Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2017, 17:57 »
Só vi uma maneira de você conseguir mais de três tokens sem pagar.  Criando mais de uma conta no Ubuntu One!

Eles dão muita colher de chá, e fazem propaganda disso.   Suse e Redhat só pagando! 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu Kernel Live Patch
« Resposta #2 Online: 13 de Julho de 2017, 10:33 »
Ubuntu Kernel Live Patch
.
.
Bom dia turma, hoje quero abrir um belo topico de discussão sobre os Live Patch do kernel porque ja perdi cabelo demais quebrando cabeça com isso.
.
Sobre o Live Patch Kernel do Ubuntu, como diabos eu habilito isso sem ter que recorrer ao serviço "proprietario" da Canonical?
.
Porque assim, o Live Patch é uma função implementada no kernel 4.0 do linux que permite você trocar o kernel com a maquina funcionando sem precisar reiniciar.
Ele cria um mini nucleo novo (quase como se, hipoteticamente, o kernel linux se tornasse como o nucleo do macOS, com um kernel e vários micro-kerneis)
Esse nucleo menor consegue manter o sistema no ar enquanto faz a troca dos dados sem precisar matar processos pra isso.
.
Quando você compila um kernel você ve o recurso nativamente ativo nele. Desde o 4.0 é assim.
.
Só que o Ubuntu e o OpenSUSE "cobram" pelo serviço.

A Canonical vai um pouco alem, o serviço só pode ser habilitado nos Ubuntu se você rodar um pacote snap especifico após conseguir uma chave token especifica.
E se voce quiser habilitar em +3 maquinas, precisa pagar.
.
Site do livepatch do ubuntu:
https://www.ubuntu.com/server/livepatch

.
Então turma, alguem conhece um meio paralelo de aplicar o live patch sem precisar desse pacote especifico do Ubuntu?

Existe uma maneira de burlar isso? Ou é algo que a Canonical removeu do sistema e implementou á parte quase como uma DLC?

Pra 2 ou 3 maquinas ainda é de graça, mas ter que ir no site, cadastrar e gerar o tal Token me deixa encafifado....

Eu achava que todo recurso do kernel linux era livre pra uso mas ver o live patch ser tão restrito me deixou consternado ;/

Interessante!!!
Não confunda "livre" com "grátis".
O Linux é livre.
A instalação do Ubuntu é grátis.
A Canonical, no entanto, é uma empresa, e ela pode cobrar pelo seu serviço.


Enviado do meu smartphone.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D