Autor Tópico: Reproduzir Dvd's Originais  (Lida 5828 vezes)

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Reproduzir Dvd's Originais
« Online: 26 de Maio de 2016, 17:06 »
Boa tarde Pessoal, gostaria de saber como reproduzir dvd's originais de filmes no Ubuntu 16.04, eu conseguia fazer normalmente nas versoes antigas utilizando o comando abaixo:

sudo /usr/share/doc/libdvdread4/install-css.sh

O problema é que não encontrei o arquivo install-css.sh dentro desse diretório nessa versão 16.04 do ubuntu, alguem saberia me dizer como reproduzir então os dvd's originais nessa versão?

Desde já Agradeço.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Reproduzir Dvd's Originais
« Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2016, 17:20 »
Você já tem o pacote ubuntu-restricted-extras instalado?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Re:Reproduzir Dvd's Originais
« Resposta #2 Online: 26 de Maio de 2016, 18:32 »
Você já tem o pacote ubuntu-restricted-extras instalado?

Nas versões antigas eu nunca precisei instalar esse pacote ubuntu-restricted-extras , de qualquer maneira eu instalei qui e não resolveu o problema.

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Re:Reproduzir Dvd's Originais
« Resposta #3 Online: 26 de Maio de 2016, 20:13 »
Consegui resolver o problema, simplesmente copiei o arquivo install-css.sh do ubuntu 14.04 para o ubuntu 16.04 e executei esse script, e pronto problema foi resolvido, não sei o porque desse script não ter vindo com o ubuntu 16.04, gostaria também de saber o que realmente esse script faz, se eu puder resolver esse problema futuramente sem precisar desse script será melhor ainda, por isso segue abaixo o conteúdo do script install-css.sh, gostaria que alguem pudesse analisar esse arquivo e assim me dizer o que realmente ele faz para resolver esse problema para reproduzir dvd's originais.

Segue abaixo o Conteúdo do Script:

#!/bin/sh
# Shell script to install libdvdcss under Debian GNU Linux
# Many DVDs use css for encryption.  To play these discs, a special library
# is needed to decode them, libdvdcss.  Due to legal problems, Debian and most
# Linux distibutions cannot distribute libdvdcss
# Use this shell script to install the libdvdcss under DEBIAN GNU/Linux
# --------------------------------------------------------------------------
# Refer url for more info:
# Copyright info -  http://www.dtek.chalmers.se/~dvd/
# -------------------------------------------------------------------------
# This script is part of nixCraft shell script collection (NSSC)
# Visit http://bash.cyberciti.biz/ for more information.
# -------------------------------------------------------------------------
# Addition of checking for current version.  Gene Cumm <gene.cumm@gmail.com>
# -------------------------------------------------------------------------

set -e

if [ ! -w /etc/passwd ]; then
    echo "Super-user privileges are required.  Please run this with 'sudo'." >&2
    exit 1
fi

sitert=http://download.videolan.org/
site=${sitert}pub/debian/stable/
arch=$(dpkg --print-architecture)

soname=2
uversion=1.2.13
available="i386 amd64"
version=${uversion}-0

do_dyn=T
dist=$(lsb_release -cs)

if ! type wget > /dev/null ; then
    echo "Install wget and run this script again" >&2
    exit 1
fi

CSSTMP=$(mktemp -t -d dvdcss-XXXXXX)

# Attempt to dymanically fetch the current version
# dep: grep sed
if [ "$do_dyn" = "T" ];then
    for a in grep sed head; do
   if ! type "$a" > /dev/null ; then
       echo "Can not find ${a}; Needed for dymanic fetch"
       do_dyn=F
   fi
    done
fi
if [ "$do_dyn" = "T" ];then
    set +e   # prevent this from stopping everything
    wget "${site}/Packages" -O "$CSSTMP"/Packages && \
   url=${site}$(grep "Filename: .*libdvdcss${soname}.*${arch}.*\.deb" "$CSSTMP"/Packages|sed  's/Filename: //'|head -n 1) && \
   wget "${url}" -O "$CSSTMP"/libdvdcss.deb && \
   dpkg -i "$CSSTMP"/libdvdcss.deb && \
   exit 0
    echo "Dynamic fetch failed; Falling back to static fetch"
    set -e   # undo
else
   echo "Skipping dynamic fetch"
fi

for a in $available; do
    if [  "$a" = "$arch" ]; then
   wget ${site}libdvdcss${soname}_${version}_${arch}.deb -O "$CSSTMP"/libdvdcss.deb
   dpkg -i "$CSSTMP"/libdvdcss.deb
   exit $?
    fi
done

echo "No prebuilt binary available.  Will try to build and install it."
echo "You need to have build-essential, debhelper and fakeroot installed."
echo "If not, interrupt now, install them and rerun this script."
echo ""
echo "This is higly experimental, look out for what happens below."
echo "If you want to stop, interrupt now (control-c), else press"
echo "return to proceed"
read dum

if ! type dh_testdir > /dev/null || ! type fakeroot > /dev/null; then
    echo "Attempting to install build-essential, debhelper and fakeroot..." >&2
    apt-get update && apt-get install build-essential debhelper fakeroot
fi

if ! type dh_testdir > /dev/null || ! type fakeroot > /dev/null ||
! type make > /dev/null ; then
    echo "Failed to install build-essential, debhelper and fakeroot, exiting now." >&2
    exit 1
fi

cd "$CSSTMP"
wget ${site}libdvdcss_${uversion}.orig.tar.gz
wget ${site}libdvdcss_${version}.debian.tar.gz
wget ${site}libdvdcss_${version}.dsc
dpkg-source -x libdvdcss_${version}.dsc
cd libdvdcss-${uversion}
fakeroot ./debian/rules binary
dpkg -i ../libdvdcss${soname}_${version}_${arch}.deb

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Reproduzir Dvd's Originais
« Resposta #4 Online: 26 de Maio de 2016, 21:53 »
Citar
gostaria que alguem pudesse analisar esse arquivo e assim me dizer o que realmente ele faz [...]

Vou arriscar um comentário, não sei dizer em que extensão podemos discutir essa questão aqui no Fórum.
Em fóruns internacionais coligados ao próprio Ubuntu não tenho visto restrição à discussão do tópico, entretanto, se a Moderação/Administração entender inadequado em razão de questão de patrocínio ou outras questões legais, pode incontinenti e incondicionalmente deletar o post ou me avise que deleto.

É uma questão amplamente controversa.

Essencialmente é uma questão de proteção à direitos autorais ou direitos de propriedade intelectual.

A indústria cinematográfica viu a destruição do modelo de negócios do ramo musical e criou uma "briga de foice" para tentar proteger o seu negócio, tentando evitar acontecesse o mesmo com a indústria de filmes. É a visão deles à respeito disso, obviamente defendendo seus (deles) interesses financeiros, suportada por influências em governos e leis que fizeram criar.

Na descrição do próprio script já há uma boa indicação da extensão do problema:

# Shell script to install libdvdcss under Debian GNU Linux
# Many DVDs use css for encryption.  To play these discs, a special library
# is needed to decode them, libdvdcss.  Due to legal problems, Debian and most
# Linux distibutions cannot distribute libdvdcss

Consulte o que esse verbete da Wikipedia diz de forma muito esclarecedora:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Libdvdcss

O que está no final do verbete resume a questão:

Muitas distribuições de Linux não incluem a libdvdcss (por exemplo Debian, SuSE Linux e Ubuntu) por medo de entrarem em conflito com leis semelhantes ao DMCA. Algumas distribuições evitam incluir a libdvdcss em seus discos de instalação [...]

Agora vem uma questão jurídica decorrente:
E colocar na distribuição um script que faça o download automático e instalação de uma biblioteca controversa legalmente pode?

Parece que Debian e por extensão Ubuntu estão achando que não ou preferem também nisso não arriscar.

E se você pessoalmente fizer?
Bem, aí já é um problema seu.



« Última modificação: 27 de Maio de 2016, 00:49 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Re:Reproduzir Dvd's Originais
« Resposta #5 Online: 26 de Maio de 2016, 23:47 »
Citar
gostaria que alguem pudesse analisar esse arquivo e assim me dizer o que realmente ele faz [...]

Vou arriscar um comentário, não sei dizer em que extensão podemos discutir essa questão aqui no Fórum.
Em fóruns internacionais coligados ao próprio Ubuntu não tenho visto restrição à discussão do tópico, entretanto, se a Moderação/Administração achar inadequado em razão de questão de patrocínio ou outras questões legais, pode incontinenti e incondicionalmente deletar o post ou me avise que deleto.

É uma questão amplamente controversa.

Essencialmente é uma questão de proteção à direitos autorais ou direitos de propriedade intelectual.

A indústria cinematográfica viu a destruição do modelo de negócios do ramo musical e criou uma "briga de faca" para tentar proteger o seu negócio, tentando evitar acontecesse o mesmo com a indústria de filmes. É a visão deles à respeito disso, suportada por influências em governos e leis que fizeram criar.

Na descrição do próprio script já há uma boa indicação da extensão do problema:

# Shell script to install libdvdcss under Debian GNU Linux
# Many DVDs use css for encryption.  To play these discs, a special library
# is needed to decode them, libdvdcss.  Due to legal problems, Debian and most
# Linux distibutions cannot distribute libdvdcss

Consulte o que esse verbete da Wikipedia diz de forma muito esclarecedora:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Libdvdcss

O que está no final do verbete resume a questão:

Muitas distribuições de Linux não incluem a libdvdcss (por exemplo Debian, SuSE Linux e Ubuntu) por medo de entrarem em conflito com leis semelhantes ao DMCA. Algumas distribuições evitam incluir a libdvdcss em seus discos de instalação [...]

Agora vem uma questão jurídica decorrente:
E colocar na distribuição um script que faça o download automático e instalação de uma biblioteca eventualmente ilegal pode?

Parece que Debian e por extensão Ubuntu estão achando que não ou preferem também nisso não arriscar.

E se você pessoalmente fizer?
Bem, aí já é um problema seu.

Interessante, mas independente disso tudo, pergunto, existiria alguma outra forma do usuário que juntou dinheiro foi na loja comprou seu filme ou série original poder reproduzir seu disco no seu ambiente linux sem precisar disso tudo?
Pq se parar pra pensar, o usuário consegue reproduzir seus dvd's originais no sistema windows, consegue reproduzir o mesmo em qualquer aparelho de dvd, não é meio estranho isso tudo?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Reproduzir Dvd's Originais
« Resposta #6 Online: 27 de Maio de 2016, 00:33 »
Citar
[...] o usuário consegue reproduzir seus dvd's originais no sistema windows, consegue reproduzir o mesmo em qualquer aparelho de dvd, não é meio estranho isso tudo?

Não é bem assim, existem leitores de DVD que obedecem ao código de região, DRM (Gestão de direitos digitais).

Sem formular nenhum juízo de valor quanto ao acerto ou desacerto dessas regras, o que seria um longo debate e que não cabe no contexto técnico aqui do Fórum, o fato é que por aqui nos acostumamos a não levar isso em consideração e sempre compramos leitores "chinesinhos desbloqueados", que lêem de qualquer região, mas por exemplo, tinha um aqui (não de computador, ṕara usar num conjunto de TV, num móvel de sala de estar ), de alguns anos atrás, acho que era um Semp (ou sei lá o quê), que se comprasse um DVD lá nos USA, por exemplo na Amazon.com (região 1) e quisesse reproduzir aqui (região 4), simplesmente não ia, aliás, tinha não, ainda tenho aqui um integrado num aparelho de Home Theater que é da Samsung que simplesmente não lê se colocar região 1 nele.

Quanto a reproduzir no Windows igualmente não é bem assim. Não cabe nos aprofundarmos aqui de como é isso lá no sistema comercial, mas veja isso:

DRM do Windows Media Player: perguntas frequentes

http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-8/media-player-drm-frequently-asked-questions

Como o Player usa os direitos de uso de mídia?

"Quando você tenta reproduzir um arquivo protegido no Player, ele verifica se você tem direitos de uso de mídia válidos em seu computador. Se você tiver, o Player reproduzirá o arquivo.

Se o Player não encontrar direitos de uso de mídia válidos no computador ou se os direitos limitarem o que você pode fazer com o arquivo, o Player não poderá reproduzir o arquivo. Nesse caso, você verá uma mensagem de erro informando por que o arquivo não pôde ser reproduzido."

Se tiver interesse pesquise melhor isso lá no Windows, mas esse pequeno texto acima já demonstra que lá tanto quanto aqui no Linux Ubuntu não há trânsito livre nessa questão.
« Última modificação: 27 de Maio de 2016, 00:42 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline pentestbox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
    • Ver perfil
Re:Reproduzir Dvd's Originais
« Resposta #7 Online: 27 de Maio de 2016, 15:57 »
Citar
[...] o usuário consegue reproduzir seus dvd's originais no sistema windows, consegue reproduzir o mesmo em qualquer aparelho de dvd, não é meio estranho isso tudo?

Não é bem assim, existem leitores de DVD que obedecem ao código de região, DRM (Gestão de direitos digitais).

Sem formular nenhum juízo de valor quanto ao acerto ou desacerto dessas regras, o que seria um longo debate e que não cabe no contexto técnico aqui do Fórum, o fato é que por aqui nos acostumamos a não levar isso em consideração e sempre compramos leitores "chinesinhos desbloqueados", que lêem de qualquer região, mas por exemplo, tinha um aqui (não de computador, ṕara usar num conjunto de TV, num móvel de sala de estar ), de alguns anos atrás, acho que era um Semp (ou sei lá o quê), que se comprasse um DVD lá nos USA, por exemplo na Amazon.com (região 1) e quisesse reproduzir aqui (região 4), simplesmente não ia, aliás, tinha não, ainda tenho aqui um integrado num aparelho de Home Theater que é da Samsung que simplesmente não lê se colocar região 1 nele.

Quanto a reproduzir no Windows igualmente não é bem assim. Não cabe nos aprofundarmos aqui de como é isso lá no sistema comercial, mas veja isso:

DRM do Windows Media Player: perguntas frequentes

http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-8/media-player-drm-frequently-asked-questions

Como o Player usa os direitos de uso de mídia?

"Quando você tenta reproduzir um arquivo protegido no Player, ele verifica se você tem direitos de uso de mídia válidos em seu computador. Se você tiver, o Player reproduzirá o arquivo.

Se o Player não encontrar direitos de uso de mídia válidos no computador ou se os direitos limitarem o que você pode fazer com o arquivo, o Player não poderá reproduzir o arquivo. Nesse caso, você verá uma mensagem de erro informando por que o arquivo não pôde ser reproduzido."

Se tiver interesse pesquise melhor isso lá no Windows, mas esse pequeno texto acima já demonstra que lá tanto quanto aqui no Linux Ubuntu não há trânsito livre nessa questão.

Obrigado amigo, por esclarecer a minha dúvida, vlw mesmo, agradeço mtu.

Offline arthurgerhardt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re:Reproduzir Dvd's Originais
« Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2016, 21:44 »
A questão é que em computador Mac, os DVDs rodam sem problemas! Eles devem ter essas bibliotecas pro player de DVD deles. São DVDs que eu já assisti seja no PS4 ou em um Mac, Windows, que na versão 10, tem um player tosco que nem sempre funciona... Eu sei que no Windows, tem como alterar a região do DVD ou instalar algo como Region Free, que libera o uso de qualquer região! Mas eu vi em algum fórum sobre a troca de região e no Linux até tem como, mas eu não sei como alterna a região do drive. Só falta configurar o DVD no Ubuntu pra finalizar as configurações!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Reproduzir Dvd's Originais
« Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2016, 00:22 »
[...] Mas eu vi em algum fórum sobre a troca de região e no Linux até tem como, mas eu não sei como alterna a região do drive. Só falta configurar o DVD no Ubuntu pra finalizar as configurações!

Mas, /arthurgerhardt/, o colega /pentestbox/ já deu uma solução, é só ver ali acima no post #3:

Consegui resolver o problema, simplesmente copiei o arquivo install-css.sh do ubuntu 14.04 para o ubuntu 16.04 e executei esse script, e pronto problema foi resolvido, [...]

Eventualmente até existam outras soluções, mas essa aí expressamente ele está dizendo que funciona.  ;)

Editando:

Ôoops!

Então, /arthurgerhardt/

Só agora vi o seu outro post indicando uma solução, então é melhor cruzar as informações:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,120282.msg660524.html#msg660524


« Última modificação: 29 de Junho de 2016, 00:28 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.