Autor Tópico: Alto consumo de memória Gnome shell  (Lida 6096 vezes)

Offline Phenix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Alto consumo de memória Gnome shell
« Online: 26 de Maio de 2016, 08:14 »
Minha Distro Ubuntu-Gnome na versão 16.04  trouxe esse problema...um consumo muito alto(sei que o Gnome é um pouco pesado ,mas entendo o limite)...por que esse aumento...quando abro um navegador ou outro processo o consumo dispara mais de 60% ...será que estão procurando uma forma de baixar esse consumo...? tem alguma forma de resolver isso?...É um problema... :-\

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Alto consumo de memória Gnome shell
« Resposta #1 Online: 26 de Maio de 2016, 17:29 »
Mas o Gnome-Shell que passar a consumir ou o navegador? Qual navegador?
Qual especificação de sua máquina?
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Alto consumo de memória Gnome shell
« Resposta #2 Online: 27 de Maio de 2016, 16:31 »
Além das perguntas do agente100gelo, eu também pergunto, 32 ou 64bits o sistema?

Olha só, no site do Ubuntu Gnome, ele recomenda um mínimo de 1.5GB de RAM!

http://ubuntugnome.org

Ou seja, não vai ser baixo o consumo de RAM deste sistema.

Contudo, fiz uma busca no Tio Google e tem muita gente reclamando do consumo elevado de RAM do 16.04. 

Inclusive eu comentei isso no  meu teste do Ubuntu 16.04 32bits. Eu achei alto o consumo de RAM para uma versão 32bits.

Se o 32bits já sobe consumindo 440MB de cara e com o Firefox aberto com várias abas pula para 1GB, o sistema 64bits  pode consumir 40% a mais de RAM só por ser 64bits!  Então vejamos,  seu sistema consome por volta de 600MB de saída e com o navegador passa dos 1.2 GB de RAM?  Se for isso está tudo dentro do esperado! Por pior que isso possa parecer.

Tente desligar serviços e tudo o que você não usa.
« Última modificação: 27 de Maio de 2016, 16:33 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Phenix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re:Alto consumo de memória Gnome shell
« Resposta #3 Online: 28 de Maio de 2016, 13:05 »
Já no início ele consome aproximadamente 900MB...o detalhe que as vezes bate 2.9MB e sou usuário comum não tenho softwares pesados etc...Uso o Ubuntu-Gnome desde a primeira versão remix e nunca vi ele chegar a esse consumo tão alto...e na minha ótica é a única parte negativa nesse sistema atual...

Minhas Configurações:





« Última modificação: 28 de Maio de 2016, 13:12 por Phenix »

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Alto consumo de memória Gnome shell
« Resposta #4 Online: 29 de Maio de 2016, 01:00 »
Phenix, fiz um teste rápido aqui com o Ubuntu Gnome em modo Live e ele consome muita RAM mesmo.

Só o Gnome Shell começa em 180MB, cehgando a 250MB!

Aí tem o evolution, que mesmo sem ser chamado já possui várias extensões no Gnome Shell e consome mais 150MB!

Daí já viu né, apenas duas aplicações que sobem junto com o sistema e você já tem 300MB usados! Com o restante do sistema ele subiu consumindo cerca de 600MB!

Abri o Firefox com apenas 3 abas e  consumo pulou para 1.2GB!

É um beberrão desenfreado por RAM. Há sim, testei a versão 64bits.

Notei na sua foto que tem dois programas aí na área de trabalho: Start Point e Style Changer.  O segundo já devo imaginar que sirva para alterar o tema do Gnome, isso aí também vai consumir mais RAM. Notei também outro plugin com o horário e a data!   Tudo isso ajuda a consumir mais.

Tentei remover o evolution, ele até deixa remover o evolutuion, mas não suas extensões que são ligadas ao gnome Shell, ele quer remover o Gnome shell todinho!


Então nem consigo remover 150MB de RAM que vem junto com essa extensão! 

Fica complicado!


Dá uma olhada no monitor do sistema e no htop, monitore quem está consumindo mais RAM e procure desabilitar ou remover.  Tire programas da inicialização com o BUM. 


Ou então, só tem mais três opções:

1)  Compre mais RAM!

2) Mude de ambiente gráfico!

3) Mude para outra distro que consuma menos com o Gnome!   


Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Phenix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re:Alto consumo de memória Gnome shell
« Resposta #5 Online: 29 de Maio de 2016, 10:25 »
Amigão é o que estou fazendo ...aumentar minha capacidade de memória,pois já tentei fazer várias coisas e nada...Esse sistema que mandei os Prints não é meu Gnome-Shell é um sistema com interface xfce(ChaletOs)...muito bom por sinal...mas eu sou Gnome Shell tem anos...Acostumei com ele e não dá mais pra mudar...o meu muito obrigado por tudo...pelo menos sei que isso é decorrente mesmo do Gnome,então temos que nos adaptar ou aguardar uma mudança que venha com as atualizações  e novas versão...Abraço :)