Enquete

Iniciante no ubunto como deve proceder para se aprofundar no SO

Praticar
4 (44.4%)
Ter cede de aprender.
5 (55.6%)

Votos Totais: 9

Autor Tópico: ubuntu 16.04 após instalado não inicia  (Lida 18287 vezes)

Offline francys01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 após instalado não inicia
« Resposta #15 Online: 25 de Maio de 2016, 21:48 »
Oi chapa, então eu instalei conforme vc falou.

sistema --> /dev/sda12

swap --> /dev/sda7

boot --> /dev/sda1 (parte inferior da tela de instalação, onde instalar o bootloader)

ele não não boota na inicialização vlw por tudo mais eu vou deixar pra la isso.

vou esperar alguem laçar uma video aula explicando o passo a passo da configuração da bios do meu noot ou ficar so no windos mesmo e instalar em uma maquina virtal que e mais facil so para praticar mesmo.

mais obrigado por tudo.

Offline francys01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 após instalado não inicia
« Resposta #16 Online: 25 de Maio de 2016, 21:49 »
vou desmontar as partiçoes e juntar em um so para finalizar.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 após instalado não inicia
« Resposta #17 Online: 25 de Maio de 2016, 22:03 »
Evidentemente depois de instalado precisa olhar no setup se está indicado para iniciar pelo Ubuntu.

Mas ok, se desmontou, desmontado está.

Se no futuro quiser tentar novamente talvez esse link possa lhe ajudar em alguma coisa:

https://lcomlinux.wordpress.com/2015/07/01/instalacao-dual-boot-windows-8-ubuntu-14-04-em-uefi/

Apenas obserse, insisto, para esquercer MBR, Legacy, etc., sua máquina é UEFI, tudo aí tem que estar em UEFI
Infelizmente não tenho acesso ao setup da sua máquina, então isso é você quem tem que procurar nela, mas não é difícil.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline francys01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 após instalado não inicia
« Resposta #18 Online: 25 de Maio de 2016, 22:16 »
acabei de desmontar todas as partições e deixei no padrão de antigamente https://ap.imagensbrasil.org/image/1FYc9

mais vou dar uma olhada sim ates desse tal de UEFI era uma coisa simples e sem muitas configurações para instalar um sistema, na maquina virtual continua sendo fácil também, maldita Apple e microsoft que gosta de reter os sistemas.

Offline francys01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 após instalado não inicia
« Resposta #19 Online: 25 de Maio de 2016, 22:24 »
So para finalizar a bios do meu not e diferente da que mostrar no tutorial mesmo eu desativando as informações conforme mostra nesse tutorial, pode ser que tenha outra coisa a mais, sei la ja vi vários modos e nada deu certo que nem to com saco mais para fazer isso kkkk obrigado quem sabe futuramente eu consiga e comece a vivenciar o mundo ubuntu.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 após instalado não inicia
« Resposta #20 Online: 25 de Maio de 2016, 22:30 »
Se for tentar adiante observe essa anotação:

Se o PC iniciar diretamente pelo Windows.

Se depois de instalar o Ubuntu, você inicializa diretamente no Windows, verifique nas configurações do UEFI para alterar a ordem de boot. Se você não vê nenhuma opção para configurar o boot para Ubuntu, você precisa corrigi-lo de dentro do Windows. Quando você está na área de trabalho do Windows, clique no menu, e depois clique e selecione prompt de comando (é necessário ter privilégios de administrador). Em seguida, execute o seguinte comando:

bcdedit /set {bootmgr} path \EFI\ubuntu\grubx64.efi

Com esse comando irá configurar o Windows Boot Manager, certificando de que o Windows lê a partição UEFI do Ubuntu. Isto deve tornar o Grub padrão e, portanto, você pode acessar ambos Ubuntu e Windows a partir dele.

Não deveria estar precisando realmente fazer isso, mas como não estou **vendo** o específico setup de sua máquina, fica a anotação.

Para essas coisas quando começam a não dar certo precisa ter disposição e paciência.  :)

Fui.

« Última modificação: 25 de Maio de 2016, 22:32 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline francys01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 após instalado não inicia
« Resposta #21 Online: 25 de Maio de 2016, 22:37 »
Joguei o comando aqui e aparentemente solicitou para substituir o aquivo. talvez deveria ser isso mais como já refiz tudo não dar para testar, talvez em uma outra hora ou momento, mais obrigado.

Offline carlosceao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 após instalado não inicia
« Resposta #22 Online: 26 de Maio de 2016, 12:46 »
Francys01,

Beleza?

Tive o mesmo problema para fazer o dualboot.
Para resolver eu entrei na interface do firmware (BIOS que não é mais bios...) e "confiei" um arquivo para o boot seguro.
Não consegui inserir imagens aqui no fórum, então fiz um vídeo. Desculpa pela falta de qualidade do vídeo.

https://youtu.be/tiQaueF94nA

Uma coisa que não abordei no vídeo foi a respeito das partições:
No meu caso só funcionou quando coloquei os arquivos de boot de ambos os SO's no dev/0 ou dev/.  Quando colocava na partição do UEFI o sistema não achava os arquivos.

Perdão pela falta de rigor técnico nos termos. Eu não sou da área de informática.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 após instalado não inicia
« Resposta #23 Online: 26 de Maio de 2016, 19:38 »
Pois bem, /carlosceao/,

Ficou ótimo o vídeo que você gravou e postou no YouTube, excelente contribuição à respeito da configuração de "Secure Boot" que você fez.
Deixei lá o like.  :)

Essencialmente, e apenas para registro, foi essa a sequência indicada de habilitação de boot seguro no setup UEFI de sua máquina conforme vi no seu vídeo:

Set Supervisor Password  --> senha para habilitar/abrir opções no setup

Select an UEFI file as trusted for executing
HDDD0 --> Ubuntu --> grubx64.efi
Do you whish to add this file to allowable database : Boot Description [Ubuntu...]
Acertar ordem no Boot priority order colocando antes do gerenciador de boot do Windows
USB HDD/USB CDROM/etc/EFI File Boot 0 Ubuntu/Windows Boot Manager/Outros etc

Vamos registrar ainda, para eventuais futuras consultas de outros usuários consulentes do Fórum, a especificação do seu equipamento (dados que tomei emprestado do post que você fez em outro tópico), mesmo porque muito frequentemente os detalhes variam de marca/modelo de equipamento para equipamento:

Acer Aspire ES-512
Memória: 3,7GB
Intel Celeron CPU @1.83Ghz x4
gráficos: Intel Bay Trail
Tipo de sistema: 64bit

Valeu a contribuição ao tópico, muito boa.


Se puder detalhar melhor essa também essa questão abaixo, seria ótimo.
Esclareça se o particionamento do seu hd é GPT.

Citar
No meu caso só funcionou quando coloquei os arquivos de boot de ambos os SO's no dev/0 ou dev/.  Quando colocava na partição do UEFI o sistema não achava os arquivos.


« Última modificação: 26 de Maio de 2016, 19:48 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline carlosceao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 após instalado não inicia
« Resposta #24 Online: 26 de Maio de 2016, 21:23 »
druidaobelix, obrigado!

Sim, exatamente essa a sequência de boot!  :)
Ainda, em relação à sequência de boot o que realmente importa é colocar o Ubuntu antes do Windows.
Então, quando abro o "discos" do ubuntu é informado "Tabela de Partição GUID". O modelo do HD é "WDC WD5000LPVX-22V0TT0 (01.01A01)"

Att,

Offline lcom23

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 após instalado não inicia
« Resposta #25 Online: 31 de Maio de 2016, 18:47 »
Olá  Carlosceao,
Parabéns pelas dicas, pela configuração do Bios/UEFI.
E deu para compreender bem todos oas passos.

Em relação as partições, fiquei na dúvida no, seu caso onde você instalou o Grub.
Sendo que o  ideal seria instalar em dev/sda1 que corresponde à partição efi.
Mas seria bom se possível que você dissesse como você fez para mostrar para todos aqui do fórum.
>HP Desktop
>Pentium(R) Dual-Core CPU E5300 @ 2.60GHz
>2 GB Ram

Offline coelhobravo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re:ubuntu 16.04 após instalado não inicia
« Resposta #26 Online: 03 de Junho de 2016, 06:19 »
boas alguém pode dar aqui uma ajuda instalei em dual boot com windows 10 o ubuntu 16.06 , ja utilizei so que agora quando ele vai para arrancar nao aparece a tela para meter a pass e entar no mesmo :(  o que fazer ?