Autor Tópico: Instalação de plug-ins adicionais: seguros ou perigosos?  (Lida 2859 vezes)

Offline BetoCandel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • Usuário Ubuntu 15.10
    • Ver perfil
Instalação de plug-ins adicionais: seguros ou perigosos?
« Online: 25 de Maio de 2016, 15:09 »
Estou pensando seriamente de deixar de navegar pela internet usando o sistema RUINDOWS 7, e usar só o Ubuntu, mas para isso eu tenho que conseguir ver e baixar os vídeos do meu interesse no YOUTUBE, e também baixar alguns do Facebook. Mas para isso é preciso instalar o Flash Player e o Java para poder visualizar os vídeos, e esse programas me parecem serem uma fonte de grandes problemas, até existe vírus que se passam por atualizações do Flash para infectar o PC. Gostaria da opinião de alguém com experiência em Linux, pois sou iniciante. Obg pela atenção.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalação de plug-ins adicionais: seguros ou perigosos?
« Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2016, 15:33 »
Pois então, /BetoCandel/,

Vamos lá, de novo: como todo recém vindo do mundo Windows você está com paranóia de vírus, o que é compreensível, mas nesse particular aspecto as coisas são um pouco mais tranquilas no mundo Linux, embora isso não signifique que não se deva tomar os cuidados habituais de navegação na internet e sobretudo em relação a questões daquilo que se convencionou chamar de 'engenharia social'.

Não há antivirus no mundo e nem sistema operacional seguro que resistam ao fato de você entrar num site malicioso e lá lhe pedirem o número da sua conta bancária e senha e você fornecer. Para essa espécie de bobagem não há remédio, então mantenha os cuidados habituais, ainda que seja muito seguro usar Linux.

Tendo o Linux instalado apenas experimente usar o Firefox, não precisa fazer nada, tudo o que é necessário para a imensa maioria das situações já está lá. A vasta quantidade de sites importantes já está em HTML5 e não vai precisar de nada adicional. No Firefox existe um complemento padrão que é o Shockwave Flash, uso ele configurado para "Nunca ativar", apenas em casos muito específicos entro lá e mando ativar para aquele específico site, uso e depois desativo novamente.

Baixar vídeos, desde que não tenham proteção especial de direitos autorais, ou seja, proibido pelo detentor de tais direitos, é possível tal qual no sistema comercial, há vários aplicativos que fazem isso, um especialmente bom é o DownloadHelper, uma extensão facilmente integrada ao Firefox.

Parece que você ainda não colocou o 'pé na estrada' do mundo Linux, que está ainda usando apenas o sistema comercial e está pesquisando. Pois bem, se é isso, vá pelo caminho fácil, muito fácil, que é simplesmente gravar um live-iso (pendrive ou cdrom) com o Ubuntu ou qualquer 'sabor', que são variantes de ambiente desktop (mais leves ou mais pesadas, mais isso ou mais aquilo, conforme gosto pessoal e recursos da máquina) e apenas experimente. Não precisa instalar nada no seu computador, não precisa modificar nada na sua instalação atual, é algo muito simples de ser feito e de grande eficácia.

Subindo o sistema através de um live-iso permitirá que você conheça amplamente o Linux, faça navegação na internet, use vários recursos, tudo sem comprometer sua atual instalação. Depois, com o tempo, já estando mais familiarizado e se realmente gostou e se adaptou, aí sim comece a pensar em instalar no disco rígido (no hd), em dual boot, isto é, na mesma máquina você terá o Windows e o Linux e um menu de entrada no boot onde escolhe qual sistema quer subir naquele momento.

Nada substitui a experiência direta, é o modo mais fácil de verificar as coisas, vá pelo caminho de inicialmente gravar um live-iso e experimentar.
« Última modificação: 25 de Maio de 2016, 15:42 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Instalação de plug-ins adicionais: seguros ou perigosos?
« Resposta #2 Online: 25 de Maio de 2016, 15:49 »
Um detalhe de ordem, digamos assim, administrativa, /BetoCandel/, você está fazendo seus posts na área errada, em "Dicas e Truques" e não é aí que deve postar, pois tal seção não se presta à dirimir dúvidas e sim a fornecer dicas e truques.

Veja dentro da seção 'Área para Iniciantes" a subseção 'Iniciante', é lá que deve postar.

Aproveite e leia as regras do Fórum que estão lá embaixo, na seção 'Sobre o Forum/Anúncios Adminstrativos' e ainda explore o material que já há na seção 'Iniciantes', tem muita coisa boa lá que pode lhe ajudar.

Peça a um Moderador para adequar os posts que tenha feito em seção errada, para que ele transfira para a seção certa.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re:Instalação de plug-ins adicionais: seguros ou perigosos?
« Resposta #3 Online: 25 de Maio de 2016, 15:50 »
Movido de Dicas e Truques para Iniciantes.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline BetoCandel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • Usuário Ubuntu 15.10
    • Ver perfil
Re:Instalação de plug-ins adicionais: seguros ou perigosos?
« Resposta #4 Online: 27 de Maio de 2016, 13:47 »
Druidaobelix, obrigado pela dica e também pela observação de que eu postei na área errada, você tem razão, eu não observei esse detalhe, e quero pedir desculpas à você e ao Moderador do site pelo erro cometido.  Vou experimentar instalar o  Shockwave Flash com a opção NUNCA ATIVAR. Eu estou há 10 anos no mundo windows, e não conto as inúmeras vezes que tive que reinstalar meu sistema, apenas porque entrei no Baixaqui, fiz download de um programa chamado MP3Tag, e veio com o Baidu junto. Esse programinha infernizou minha vida, e olhe que eu sei mexer no Regedit e no MSconfig, entrei na pasta Run e Runonce procurando referências ao Baidu e apaguei tudo sobre o baidu em todo o regedit. Não teve jeito, tive que formatar um HD cheio de programas, e alguns demorados de instalar como CorelDRAW e Photoshop. Por isso que sou traumatizado com Windows. Obrigado pela ajuda.