Autor Tópico: Sistemas de arquivo para o LINUX  (Lida 2114 vezes)

Offline BetoCandel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • Usuário Ubuntu 15.10
    • Ver perfil
Sistemas de arquivo para o LINUX
« Online: 25 de Maio de 2016, 13:43 »
Em um HD de 320 GB, tenho 3 partições: a primeira com 18 GB para o Ubuntu 15.01, com sistema ext4, a segunda com 2 GB para SWAP, e a terceira com 290 GB para todo tipo de arquivos (imagens, documentos e vídeos). Usando o Gparted formatei essa partição com o sistema NTFS, mas depois lembrei-me que o sistema NTFS é altamente perigoso e será infectado pelos 85% de vírus e pragas semelhantes que existe na internet e são projetadas para a plataforma Windows.

Então pensei: acho que seria mais prudente usar o ext4, btrfs ou reiserfs, porque qualquer um desses sistemas não são afetados pelas PRAGAS intermináveis criadas para a plataforma Windows do Eugenista e Satanista Bill Gates. Qual seria o formato mais recomendado e seguro? Agradeço a atenção e gostaria de receber resposta de alguém que tenha conhecimento técnico sobre Linux, pois sou super iniciante.

OBS: eu não creio em proteção de anti-vírus para o ambiente Windows, na verdade, eu acho que essa plataforma está completamente CONDENADA, e a Microsoft não vai mudar NADA, simplesmente porque é dessa forma atual, que dá muito lucro para todos ligados a ela. 


















 

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Sistemas de arquivo para o LINUX
« Resposta #1 Online: 25 de Maio de 2016, 14:20 »
Veja, /BetoCandel/,

Numa computador que não há Windows instalado em dual boot não há, em princípio, nenhum razão lógica para manter uma partição ntfs, exceto se houvesse uma condição muita especial de rede que exigisse isso, o que não parece ser o caso, já que suponho estarmos falando de um singelo computador doméstico.

O conceito que você está usando de infecção por vírus está um pouco equivocada. Não ocorrerá uma infecção pelo simples fato da partição estar em ntfs, não é isso, não é dessa forma que funciona. Se a partição de sistema for Linux não ocorrerá a infecção por vírus do Windows, já que programas executáveis do Windows (.exe) não 'rodam' nativamente na plataforma Linux. Um vírus não mais é que um programa de computador como qualquer outro e, assim, sujeito às limitações de plataformas normais, vale dizer, um vírus projetado para Windows não executa em Unix, do qual Linux é uma modalidade.

De toda forma, por uma questão de coerência, já que formatou a partição de sistema em ext4, use também esse mesmo formato na partição geral que reservou para arquivos. O formato ext4 é tão bom quanto qualquer outro para uso geral, aliás, é muito bom e seguro, pessoalmente é o que uso.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Sistemas de arquivo para o LINUX
« Resposta #2 Online: 25 de Maio de 2016, 14:25 »
Em um HD de 320 GB, tenho 3 partições: a primeira com 18 GB para o Ubuntu 15.01, com sistema ext4, a segunda com 2 GB para SWAP, e a terceira com 290 GB para todo tipo de arquivos (imagens, documentos e vídeos). Usando o Gparted formatei essa partição com o sistema NTFS, mas depois lembrei-me que o sistema NTFS é altamente perigoso e será infectado pelos 85% de vírus e pragas semelhantes que existe na internet e são projetadas para a plataforma Windows.

Errado! O formato de discos NTFS é apenas um dos vários formatos de disco. Vírus e pragas virtuais nada têm a ver com isto, mas o sistema operacional instalado nele sim.

O que ocorre é o NTFS ser proprietário (Microsoft) e portanto não é bem suportado no pinguim.

Citar
Então pensei: acho que seria mais prudente usar o ext4, btrfs ou reiserfs, porque qualquer um desses sistemas não são afetados pelas PRAGAS intermináveis criadas para a plataforma Windows do Eugenista e Satanista Bill Gates. Qual seria o formato mais recomendado e seguro? Agradeço a atenção e gostaria de receber resposta de alguém que tenha conhecimento técnico sobre Linux, pois sou super iniciante.

Errado de novo, como já explicado.

Citar
OBS: eu não creio em proteção de anti-vírus para o ambiente Windows, na verdade, eu acho que essa plataforma está completamente CONDENADA, e a Microsoft não vai mudar NADA, simplesmente porque é dessa forma atual, que dá muito lucro para todos ligados a ela.

Errado pela terceira vez. Odiar a Microsoft é o mesmo que odiar seu próprio negócio.

O sistema operacional Windows é realmente muito bom, desde que se saiba usá-lo corretamente. Igualmente Linux, Unix, OsX, Solaris, Android, etc.

A opção por cobrar ou não por algo é apenas mercadologica e filosofia de mercado.

Para o Linux, o sistema mais testado é o ext4 para máquinas domésticas.

Portanto, a recomendação é apenas por compatibilidade e confiabilidade.

Bons estudos

Offline BetoCandel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
  • Usuário Ubuntu 15.10
    • Ver perfil
Re:Sistemas de arquivo para o LINUX
« Resposta #3 Online: 27 de Maio de 2016, 15:07 »
Tota, eu quero lhe agradecer pelas explicações e me desculpar pelos erros cometidos nas 2 mensagens que postei, desde que me inscrevi nesse fórum há 6 meses atrás. Eu escrevi essas mensagens sem ter lido as instruções iniciais, por isso a existência das letras em caixa alta e a minha manifestação de desaprovação à Bill Gates e ao Windows. Tenciono continuar detestando fortemente à ambos, porém sem expor isso em nenhuma futura mensagem. Como trabalho com editoração gráfica, vou instalar um dual boot Windows 7 + Ubuntu 15.04 e tentar fazer o seguinte: para trabalhar offline, eu usarei o Coreldraw, Photoshop e etc.... no Windows, sem acessar a internet, e quando eu quiser navegar, usarei o Ubuntu. Ainda usarei o Windows por muito tempo, pois meu conhecimento em Linux é quase zero, e não sei fazer nada no terminal, apenas digitar sudo apt-get update, kkkkk.....  Tem apenas 10 dias que comecei a usar o Ubuntu, e estou gostando muito. Suas explicações foram muito boas, e já vou transformar minha partição de backup, que está em ntfs para ext4. Um forte abraço, e muito obrigado por tudo.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:Sistemas de arquivo para o LINUX
« Resposta #4 Online: 28 de Maio de 2016, 09:11 »
Neste fórum não existe a necessidade de desculpas. Todos nós nos equivocamos em algum passo da vida.

Bons estudos