Autor Tópico: Bluetooth, problemas para conectar com outros dispositivos.  (Lida 16170 vezes)

Offline jacavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Bluetooth, problemas para conectar com outros dispositivos.
« Online: 20 de Maio de 2016, 13:40 »
Galera, meu problema é o seguinte, eu instalei o ubuntu, e até que não tive dificuldades com ele, achei legal, e desafiador, como curto um pouco de programação, e tudo, achei ele bem interessante, e fiz dele meu sistema oficial, digamos assim, mas recentemente tentei conectar um dispositivo via bluetooth e não obtive sucesso, meu bluetooth está ligado, aparece la as configurações e tudo, mas quando eu tento conectar algo, aparece a seguinte mensagem: alha de Conexão:blueman.bluez.errors.DBusFailedError: Protocol not available..., o notebook reconhece o dispositivo, o emparelhamento acontece, mas o compartilhamento de dados, ou a conexão de audio (no caso de fone de ouvidos via bluetooth), não acontece.
Desde já agradeço a ajuda.
« Última modificação: 26 de Maio de 2016, 11:35 por jacavalcante »

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Bluetooth, problemas para conectar com outros dispositivos.
« Resposta #1 Online: 22 de Maio de 2016, 03:17 »
Citar
[...]  tentei conectar um dispositivo via bluetooth e não obtive sucesso, meu bluetooth está ligado, aparece la as configurações e tudo, mas quando eu tento conectar algo, aparece a seguinte mensagem: alha de Conexão:blueman.bluez.errors.DBusFailedError: Protocol not available..., o notebook reconhece o dispositivo, o emparelhamento acontece, mas o compartilhamento de dados, ou a conexão de audio (no caso de fone de ouvidos via bluetooth), não acontece.


Olá, /jacavalcante/,

Faz muito tempo, mas muito tempo mesmo que não uso nada de bluetooth, então na verdade não estou atualizado quanto a eventuais questões atuais dessa espécie de hardware, principalmente nas novas versões do Ubuntu, uma vez que na dinâmica do conhecimento aquilo que se sabia ontem pode não valer hoje.

Existem inúmeros tópicos aqui no Fórum tratando de bluetooth, nenhum deles funcionou?

De toda forma, algum tempo atrás (na verdade já bastante tempo, quase um ano) respondi aqui no Fórum um tópico sobre isso e lá está formulado uma espécie de roteiro, que permite abordar o problema de uma forma mais analítica e estruturada.

Para não ter que escrevinhar tudo novamente, peço que consulte aquele tópico e traga aqui as informações que são lá solicitadas.

O roteiro de análise que menciono é o post #1 desse tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,117816.msg648584.html#msg648584

Considere ainda:

I) Para facilitar a vida, no item 3 mencionado naquele roteiro, além de marca e modelo, se possível adicionalmente considere instalar o pacote inxi trazendo aqui no seu tópico o resultado do comando abaixo.

para instalar o inxi:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install inxi
depois execute numa janela de terminal, copie e cole aqui o resultado:

Código: [Selecionar]
inxi -b
II ) Como ainda não sabemos exatamente qual a versão do Ubuntu aí instalada no seu computador, tenha em conta que nos itens 9 e 10 daquele roteiro, onde se sugere a instalação dos pacotes lá mencionados, aquela realidade era válida e ainda é para a versão 14.04 do Ubuntu, onde tais pacotes são encontrados com aqueles nomes na "lojinha" (Software-Center) do Ubuntu, entretanto, numa rápida vista observo que na "lojinha" atual (Gnome-Software) da versão 16.04 do Ubuntu só vi o Blueman (consta como Bluetooth Adapters, que corresponde ao item 10 do roteiro).

O outro pacote, que corresponde ao item 9, que é o "Suporte a bluetooth", assim de plano não estou vendo na "lojinha" nova, ou seja, na forma gráfica, então ou não é mais necessário (não sei dizer no momento, sem antes pesquisar) ou tem que ser buscado por outros modos.

Na versão 14.04 "Suporte a bluetooth" correspondia ao pacote bluetooth4.101-0ubuntu13.1, também trazendo as extensões opcionais Bluetooth ALSA support (bluez-alsa) e Driver de impressora de bluetooth para CUPS (bluez-cups).

Consultando o cache da versão 16.04 observo que o pacote embora não esteja na "lojinha", está no repositório ainda com o mesmo nome de antes, como bluetooth, apenas que com a versão 5.37-0ubuntu5

Assim sendo, no caso do item 9 daquele roteiro, já que não está na lojinha, é ir para uma janela de terminal e fazer:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install bluetooth
Bem, vamos ver se com a ajuda do Fórum conseguimos resolver essa questão.

« Última modificação: 22 de Maio de 2016, 03:19 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline jacavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Bluetooth, problemas para conectar com outros dispositivos.
« Resposta #2 Online: 22 de Maio de 2016, 17:12 »
1)
Versão do meu Ubuntu( xUbuntu):  Ubuntu 16.04 xenial
2)
Kernel: 4.4.0-22-generic x86_64 (64 bit)
3)
Dell Inspirion N4010
4)
--
5)
Bus 002 Device 003: ID 0101:0007 
Bus 002 Device 002: ID 8087:0020 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 001 Device 004: ID 0c45:641d Microdia 1.3 MPixel Integrated Webcam
Bus 001 Device 008: ID 413c:8160 Dell Computer Corp. Wireless 365 Bluetooth
Bus 001 Device 007: ID 413c:8162 Dell Computer Corp. Integrated Touchpad [Synaptics]
Bus 001 Device 005: ID 413c:8161 Dell Computer Corp. Integrated Keyboard
Bus 001 Device 003: ID 0a5c:4500 Broadcom Corp. BCM2046B1 USB 2.0 Hub (part of BCM2046 Bluetooth)
Bus 001 Device 002: ID 8087:0020 Intel Corp. Integrated Rate Matching Hub
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
6)
0: hci0: Bluetooth
   Soft blocked: no
   Hard blocked: no
7)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Bluetooth, problemas para conectar com outros dispositivos.
« Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2016, 03:25 »
Instalou os pacotes bluetooth e, se necessário, também o blueman, como mencionado?
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline jacavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Bluetooth, problemas para conectar com outros dispositivos.
« Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2016, 11:47 »
Bom Dia, druidaobelix.
Eu creio que instalei sim, mas se possível, poderia me falar os comandos, ou o meio de fazer isso, para ver se eu fiz correto?

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Bluetooth, problemas para conectar com outros dispositivos.
« Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2016, 14:46 »
Citar
[...] mas se possível, poderia me falar os comandos, ou o meio de fazer isso, para ver se eu fiz correto?

Antes de mais nada certifique-se que seu sistema está atualizado fazendo:

Código: [Selecionar]
sudo apt update
Código: [Selecionar]
sudo apt upgrade
O resultado desses comandos devem acontecer de forma completa e sem erro

Com tudo atualizado, então como foi mencionado, o bluetooth não está na "lojinha" de software do Ubuntu (Gnome-Software, antiga Ubuntu-Software-Center), então precisa ser mesmo pelo terminal exatamente como mencionei no post #1:

Código: [Selecionar]
sudo apt install bluetooth
Possivelmente esse pacote já esteja instalado no sistema, então se for isso irá retornar uma mensagem do tipo "bluetooth is already the newest version (5.37-0ubuntu5)", pois bem, caso não esteja instalado e instale agora, em seguida verifique se ocorre o emparelhamento e o bluetooth está funcionando, tomando as cautelas antes mencionadas de ver se está ligado etc e tal.

Se ainda não esiver funcionando, então instale e o próximo pacote, que é o blueman.
Esse não precisa de comando algum, de código algum, é só entrar na "lojinha", na caixa de pesquisa digiar blueman e mandar instalar.

Mas se ainda assim quiser fazer por terminal, então vá lá:

Código: [Selecionar]
sudo apt install blueman
Faltou esclarecer:
Qual é o dispositivo que você está querendo conectar, é um celular ou o quê?
Qual a marca e modelo do dispositivo que está querendo conectar?
« Última modificação: 23 de Maio de 2016, 14:48 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline jacavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Bluetooth, problemas para conectar com outros dispositivos.
« Resposta #6 Online: 23 de Maio de 2016, 23:41 »
Eu fiz tudo isso, contudo o problema persiste, eu estou tentando conectar um celular, e um fone de ouvido.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Bluetooth, problemas para conectar com outros dispositivos.
« Resposta #7 Online: 24 de Maio de 2016, 00:51 »
Confirme as versões dos pacotes instalados:

Código: [Selecionar]
apt-cache show bluez | grep -i version
Código: [Selecionar]
apt-cache show blueman | grep -i version
Código: [Selecionar]
apt-cache show gnome-user-share | grep -i version
« Última modificação: 24 de Maio de 2016, 04:16 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Bluetooth, problemas para conectar com outros dispositivos.
« Resposta #8 Online: 24 de Maio de 2016, 14:07 »
Mais uma questão que também é correlata: qual a marca e modelo do seu celular?

Na verdade a questão nem é exatamente essa, embora saber marca e modelo também possa ajudar a resolver o problema, mas o centro da questão é saber o sistema operacional que há no seu celular. É o que, Android, iOs (IPhone, Apple) ou Windows?

Digo isso porque se for Windows talvez seja necessário também o pacote "samba".

O "samba" é um pacote de rede que permite o Linux "falar" com máquinas Windows e vice-versa, é a interface entre os dois sistemas operacionais numa rede de computadores. Quando se usa um bluetooth se está usando um recurso de conexão de rede.

Na verdade não sei dizer se sendo um celular Windows precisaria mesmo do "samba", é apenas uma suposição lógica, pois nunca tive um celular com sistema operacional Windows e que tivesse concretamente testado isso, talvez alguém aqui do Fórum possa nos ajudar também quanto a essa específica questão. Claro que poderíamos apenas instalar e ponto final, mas vamos explorar melhor a questão, tentar saber se de fato precisa.

Precisamos dos 3 pacotes mencionados no post anterior.
Havia uma pacote antigamente necessário que era o bluez-utils, mas parece que não é mais necessário nessa versão 16.04, pelo menos não estou encontrando aqui o tal.

« Última modificação: 24 de Maio de 2016, 14:16 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline jacavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Bluetooth, problemas para conectar com outros dispositivos.
« Resposta #9 Online: 24 de Maio de 2016, 22:40 »
Modelo do celular: LG E455F (Android)
$ apt-cache show bluez | grep -i version
Version: 5.37-0ubuntu5
$ apt-cache show blueman | grep -i version
Version: 2.0.4-1ubuntu2
$ apt-cache show gnome-user-share | grep -i version
Version: 3.14.2-2ubuntu4



Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Bluetooth, problemas para conectar com outros dispositivos.
« Resposta #10 Online: 25 de Maio de 2016, 00:27 »
Vamos tentar ir um passo por vez, inicialmente vendo somente a questão do celular.

De acordo com as informações que você postou, as versões instaladas estão de acordo e realmente atualizadas e como o celular é Android então penso que podemos ficar sem instalar o samba.


Revisando o cenário:

O suposto cenário é que você em algum momento anterior já fez o pareamento, de lá pra cá e de cá pra lá os dispositivos se reconheceram, achou o pin, pediu a senha, entrou com ela, deu tudo certo, está definitivamente pareado, não há dúvida sobre isso.

Então, num outro e posterior momento, você liga (=faz o chaveamento=ON/OFF= hardware switch) do dispositivo de bluetooth do seu notebook, aquele símbolo característico aparece na barra superior, lado direito, então liga a função bluetooth no seu celular, em seguida, se clicar no símbolo na barra superior o "nome" ("alias" do dispositivo=apelido do dispositivo) aparece no menu (porque o pareamento já foi feito antes).

Assim sendo, como dúvida não há que está pareado, então abrindo uma janela de terminal e fazendo:

Código: [Selecionar]
hcitool scan
Cole aqui no tópico o resultado do comando acima.

Tem que aparecer o endereço de hardware e o "aliás" do celular.
Temos isso, temos essa confirmação do pareamento por linha de comando e podemos ir adiante?

« Última modificação: 25 de Maio de 2016, 00:29 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Bluetooth, problemas para conectar com outros dispositivos.
« Resposta #11 Online: 25 de Maio de 2016, 00:30 »
Assim, retornando ao meu da barra superior a partir do símbolo de bluetooth, se parar o mouse sobre o "alias" do celular lá na barras aparecem duas opções "Navegar arquivos..." e "Enviar arquivos". (aparece efetivamente isso nesse menu?)

Se descer o menu e clicar em "Configurações de Bluetooth" (que é o equivalente a entrar em Configurações do sistema/Hardware/Bluetooth), abre-se um quadro onde:

o botão 'Bluetooth' do lado esquerdo está em ON
o botão "Visibilidade de 'ubuntu0" também está em ON
do lado esquerdo na coluna 'Dispositivos' aparece o "alias" do celular,certo?
na parte inferior está assinalado "Mostrar estado do bluetooth na barra do menu  ("Show Bluetooth status in the bar menu")

Isso posto e confirmado, então:

1) Aquela mensagem inicial de erro continua aparecendo, mesmo após a instalação daqueles pacotes mencionados?

Falha de Conexão:blueman.bluez.errors.DBusFailedError: Protocol not available...

2) Indo no Dash e acionando o ícone "Compartilhar arquivos pela rede" (Personal File Sharing), no quadro "Preferências de compartilhamento de arquivos pessoais) estão assinaladas as opções abaixo?

Compartilhar arquivos pelo Bluetooth

marcado --> Compartilhar arquivos públicos pelo Bluetooth
marcado --> Exigir dispositivos remotos emparelhar com este computador

Receber arquivos pelo Bluetooth

marcado --> Receber arquivos na pasta Downloads pelo Bluetooth
Aceitar arquivos -->  Sempre  (depois se pode alterar isso)
marcado --> Notificar sobre arquivos recebidos

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline jacavalcante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re:Bluetooth, problemas para conectar com outros dispositivos.
« Resposta #12 Online: 26 de Maio de 2016, 11:35 »
Bom dia, druidaobelix.
Problema resolvido, ja consegui realizar a conexão depois de suas dicas.

Offline LeopoldoAmaral

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re:Bluetooth, problemas para conectar com outros dispositivos.
« Resposta #13 Online: 01 de Agosto de 2016, 12:54 »
Olá, poderia me ajudar a conectar o meu bluetooth com um som?
utilizo a mesma versão do Xubuntu que a dele.

valeu

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Bluetooth, problemas para conectar com outros dispositivos.
« Resposta #14 Online: 01 de Agosto de 2016, 13:57 »
Então, /LeopoldoAmaral/,

É como eu disse naquele outro tópico no qual você postou, não tenho o Xubuntu instalado e na verdade faz muito tempo, mas muito tempo mesmo, que não uso Xubuntu de forma regular, então não consigo avançar nos detalhes.

Como você vê aqui nesse tópico, o autor do tópico que é o /jacavalcante/, diz que usa Xubuntu na versão 16.04 e que na máquina dele o roteiro que está aqui funcionou, então o que você tem a fazer é tentar seguir este roteiro e ver se também dá certo aí na sua máquina, sinceramente eu não teria muito mais a adicionar do que já está aqui. Tente fazer, se existir alguma dúvida podemos tentar esclarecer, observadas essas limitações que eu disse, não tenho instalado, então só posso considerar em abstrato, já que não tenho como concretamente verificar.

Complementando aqui o post, veja por exemplo esse link, onde está muito bem detalhado e ilustrado o que é preciso fazer para conectar e fazer funcionar alto-faltantes, porém observe que nesse tutorial foi usada a versão 15.04 do Ubuntu padrão (=Unity), então aí ficamos nesse ponto: como é exatamente no Xubuntu? Não sei dizer quais e tais telas terão que ser abertas no Xubuntu para poder implementar isso, então você precisa ir usando de analogia para tentar conseguir. Consulte o tutorial:

https://websetnet.com/how-to-use-bluetooth-speakers-in-ubuntu/



« Última modificação: 01 de Agosto de 2016, 14:07 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.