Autor Tópico: Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5  (Lida 19671 vezes)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #15 Online: 21 de Maio de 2016, 11:52 »
Esses campos não tinham que estar entre aspas inversas (`tabela.campo`) ? ? ?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #16 Online: 21 de Maio de 2016, 14:54 »
Bem, não sei amigo , mas o que me aparece no arquivo do log do ibquota é desse jeito, porém esse erro parece que consegui resolver, era porque a impressora VIRTUAL que o IBQUOTA pede não estava instalada, aee consegui adicioná-la via linha de comando especifíca, porém agora está dando outro erro no banco de dados que é: 10:59:04: 21-05-2016 INFO - Usuário não cadastrado no banco de dados: unknow

O que é exatamente é esse erro, pois no caso não manjo de sql mas parece que diz que não há usuarios cadastrados no banco de dados que criei pro IBQUOTA mas eu cadastrei um usuario diretamente via 'ipdoservidor/gg" e cadastrou normalmente, será que não foi criado o vínculo corretamente do IBQUOTA com o mysql?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #17 Online: 21 de Maio de 2016, 15:13 »
Tem que cadastrar o usuário, e tem que autorizá-lo a usar o banco em questão. Se bem que normalmente quando vc cria um banco, um usuário com o mesmo nome é automaticamente criado e autorizado no banco, vc só tem que atribuir uma senha a ele.

Essa credencial (par usuário/senha) é definida naquele arquivo de configuração que vc postou na primeira página, lembra que eu te avisei?
Olá pessoal, boa noite! então, instalei via "apt-get", e acabei conseguindo executar o script do "ibquota2.sql", era so entrar primeiro na pasta onde se encontrava o script, depois dentro dela acessar o mysql e executar, aí o mysql importou as querys, porém ainda não funciona, e o que eu não entendi e não consegui foi entender o trecho abaixo que o cara do tutorial diz assim:

5. Criar o banco de dados. Entrar no MySQL:

# /usr/local/mysql/bin/mysql -p

eu tentei isso pelo terminal e não da nada, so diretorio não encontrado, mesmo colocando o caminho do mysql no meu sistema que no caso é usr/bin/mysql.

Já que instalou o mysql do repositório, via apt-get, pode usar apenas "mysql -p"

Citar
outra parte que não entendi é:

#Tempo de espera em segundos
TEMPO_DE_ESPERA   10

#Path do Comando LPR
PATH_LPR    /usr/local/cups/bin/lpr

#Path do Comando LPSTAT
PATH_LPSTAT    /usr/local/cups/bin/lpstat

#Path do Comando LPRM
PATH_LPRM     /usr/local/cups/bin/lprm

#path para o comando mysql
PATH_MYSQL    /usr/local/mysql/bin/mysql

#nome do banco de dados IBQuota
#Padrao: IBQUOTA
NOME_BANCO    IBQUOTA

#host do banco de dados
#Padrao:  localhost
HOST_BANCO    localhost

#Porta que o PORTA_BANCO
#Padrao: 3306
PORTA_BANCO     3306

#login para acesso ao banco de dados
USUARIO_BANCO   LOGIN

#senha para acesso ao banco de dados
SENHA_BANCO     SENHA

Esses caminhos como:  Patch do comando LPSTAT,  LPR, LPRM e Path para o comando mysql, o que devo colocar nessas tags, o caminho do mysql no meu sistema?
Sim, vc deve colocar os caminhos para os arquivos "lpstat", "lpr", "lprm" e "mysql" no seu sistema.
Tem uma forma simples de descobrir, que é usar o comando "which", p.ex.:

which lpstat
which lpr
which lprm
which mysql


EDIT: Não esqueça de colocar também o usuário/senha cadastrado no MySQL para a base do IBQUOTA. Que não pode ser "LOGIN" e "SENHA", nem o root, OK?
« Última modificação: 21 de Maio de 2016, 15:16 por zekkerj »
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #18 Online: 21 de Maio de 2016, 19:36 »
Obrigado pela força amigo zekkerj, e peço desculpas pela ignorância mas não sei qual é esse arquivo, poderia me exemplificar melhor por favor? Porque no meu pouquissimo entendimento, e pelo vi nuns TUTOS da vida,  é necessário cadastrar um usuario no sistema primeiro e depois adicioná-lo ao samba não seria? Agora se for diferente disso, aee complico... kkkkkkk

Mas na boa kra, poderia me explicar certinho sobre esse arquivo que devo cadastrar, pois não entendi bem não!!! Obrigado, no aguardo!

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #19 Online: 21 de Maio de 2016, 20:47 »
Você não postou o conteúdo de um arquivo de configuração, e perguntou se era pra colocar o caminho de alguns aplicativos (lpr, lpstat, lprm, etc)? Nesse mesmo arquivo, no final, há duas linhas "USUARIO_BANCO" e "SENHA_BANCO" que devem ser preenchidos com as suas credenciais para o banco MySQL. Não tem nada a ver com Samba ou com usuário linux.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #20 Online: 22 de Maio de 2016, 10:30 »
Hum... ok, deixa eu entender então, quer dizer que nesse arquivo devo simplesmente criar nomes de usuário e senha para cada usuário que vai usar o banco e vou colocando todos sequencialmente  nessa area do arquivo, incluindo o do administrador do banco configurado na instalação do MySQL, sem necessidade de criá-los no sistema? Pq no meu caso, o usuário que configurou no MySQL foi criado automaticamente com o nome ibuquota e senha tbm, assim estão tbm os outros arquivos de configuração do ibquota, no entanto os usuários que acessaram quero dividir por grupo, pois cada computador possui 3 usuários, "Professor", "Aluno" e "Administrador", então no caso, precisaria incluir esses usuários num grupo para atribuir as politicas de impressão não seria amigo?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #21 Online: 22 de Maio de 2016, 11:35 »
Não é o que eu entendi. O que entendi é que o sistema precisa de um usuário para acessar o banco de dados.
Talvez vc precise voltar novamente ao tutorial e confirmar os passos.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #22 Online: 22 de Maio de 2016, 12:04 »
Hum... Certo amigo, mas o que também não entendi é onde devo cadastrar esses usuarios, se é no sistema ou no mysql, porque no tutorial que eu consegui fazer fala que tem de criar o usuario no sistema e depois adicionar ele no samba porque o samba, no arquivo do ibquota so fica o nome do usuario que vai acessar o banco para previlégios administrativos, e um cara postou uma máquina virtual pronta com o linux mint + ibquota funcionando, e estive analisando os arquivos dessa VM e não via nenhum usuario cadastrado no arquivo de configuração do ibquota nem mesmo no mysql, agora se esta máquina estava funcionando completamente com o ibquota não sei, mas ela já veio configurada, então eu pergunto, onde exatamente devo cadastrar esses benditos usuarios, porque é isto que não to entendendo e os tutoriais sobre o ibquota são muito confusos...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #23 Online: 22 de Maio de 2016, 12:15 »
O aplicativo deve ter uma interface de configuração, muito provavelmente os usuários serão cadastrados lá.
Usuário do aplicativo é uma coisa.
Usuário do MySQL que controla o banco de dados é outra completamente diferente...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #24 Online: 22 de Maio de 2016, 14:35 »
Hum... entendi amigo, ele possui uma interface gráfica sim, e eu já cadastrei usuários nela, porém mesmo assim continua o erro de usuário não cadastrado. 

Então quer dizer que o único usuário que fica no MySQL é o administrador, e o restante é cadastrado na interfacr gráfica do programa, seria isso?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #25 Online: 22 de Maio de 2016, 14:58 »
Enquanto você não compreender que são duas coisas diferentes, vai ficar empacado nesse ponto.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #26 Online: 22 de Maio de 2016, 19:42 »
Está certo amigo zekkerj, mas veja o seguinte: eu preciso instalar e configurar esse controle de impressão aqui no laboratório sim, porém não entendo nada de banco de dados nem mesmo programação, porém estou afim de aprender e configurar esse software, assim sendo, acredito que os fóruns sejam feitos para sanar dúvidas e explicar assuntos correlatos a dificuldades de usuários em instalações e configurações de programas, então peço desculpas por minha ignorância mas só queria contar com a ajuda de vocês para me ajudar nessa dificuldade, mas se não for possível, bem... fazer o que né, agradecer pela atenção de vocês até aqui, então obrigado, boa noite.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #27 Online: 22 de Maio de 2016, 21:08 »
Os fóruns foram feitos pra galera trocar informações, não necessariamente pra tirar dúvidas.
O que eu estou tentando te dizer há quase uma página é que você está empacado numa questão que não tem a ver. O usuário que vc tem que definir é o que vai dentro do banco de dados, não tem nada a ver com usuário do samba, do linux ou do ibquota.

Entende isso, eu quero te ajudar, mas o que eu posso fazer por você tem limites... você precisa se ajudar também, né?

Vou te deixar uma sugestão: já que o problema envolve uma base de dados MySQL, instale o phpMyAdmin no teu servidor. Ele vai te permitir lidar com essa base de dados do ibquota de uma forma muito mais prática e compreensível. Vai inclusive te permitir criar esse usuário que está te empacando de forma bem simples.

Valeu? ;)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #28 Online: 22 de Maio de 2016, 23:24 »
Ok amigo zekkerj, peço desculpas novamente pela ignorância e vou tentar sua dica aqui, qualquer outra dúvida posso voltar a postar novamente ou irá fechar o tópico? Obrigado...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Criar Banco de Dados do Ibquota no Linux Educacional 5
« Resposta #29 Online: 22 de Maio de 2016, 23:41 »
Fechar o tópico??? Por que eu faria isso?
Primeiro, não sou moderador do fórum... segundo, o tópico é seu... e terceiro, a vantagem do fórum é justamente criar um ponto onde as pessoas podem vir pra pesquisar por um problema, então é essencial que as informações fiquem visíveis!...
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D