Autor Tópico: WIFI X HDMI  (Lida 6315 vezes)

Offline edisonjr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
WIFI X HDMI
« Online: 14 de Maio de 2016, 21:00 »
Galera, ontem pela primeira vez conectei um cabo hdmi no meu Inspiron 5437,  pois o meu PS3 não conseguiu conectar ao SERVIIO, mas esse é outro problema. A questão é que deu um pau, aí eu reiniciei a máquina e depois disso, meu dispositivo wifi sumiu. Não existe placa wireless, conforme a saída do comando "inxi -FxZ"

Código: [Selecionar]
System:    Host: e3corr04 Kernel: 4.4.0-22-generic x86_64 (64 bit gcc: 5.3.1)                                                                                                                   
           Desktop: KDE Plasma 5.5.5 (Qt 5.5.1) Distro: Ubuntu 16.04 xenial                                                                                                                     
Machine:   System: Dell (portable) product: Inspiron 5437                                                                                                                                       
           Mobo: Dell model: 0GH8WH v: A09 Bios: Dell v: A09 date: 01/24/2014
CPU:       Dual core Intel Core i7-4500U (-HT-MCP-) cache: 4096 KB
           flags: (lm nx sse sse2 sse3 sse4_1 sse4_2 ssse3 vmx) bmips: 7183
           clock speeds: max: 3000 MHz 1: 1800 MHz 2: 2078 MHz 3: 1970 MHz 4: 1848 MHz
Graphics:  Card-1: Intel Haswell-ULT Integrated Graphics Controller bus-ID: 00:02.0
           Card-2: NVIDIA GK208M [GeForce GT 740M] bus-ID: 08:00.0
           Display Server: X.Org 1.18.3 drivers: intel (unloaded: fbdev,vesa) FAILED: nouveau
           Resolution: 1366x768@60.07hz
           GLX Renderer: Mesa DRI Intel Haswell Mobile GLX Version: 3.0 Mesa 11.2.0 Direct Rendering: Yes
Audio:     Card-1 Intel 8 Series HD Audio Controller driver: snd_hda_intel bus-ID: 00:1b.0
           Card-2 Intel Haswell-ULT HD Audio Controller driver: snd_hda_intel bus-ID: 00:03.0
           Sound: Advanced Linux Sound Architecture v: k4.4.0-22-generic
Network:   Card: Realtek RTL8101/2/6E PCI Express Fast/Gigabit Ethernet controller
           driver: r8169 v: 2.3LK-NAPI port: e000 bus-ID: 07:00.0
           IF: enp7s0 state: up speed: 100 Mbps duplex: full mac: 78:2b:cb:eb:4a:6e
Drives:    HDD Total Size: 1000.2GB (22.4% used) ID-1: /dev/sda model: ST1000LM024_HN size: 1000.2GB
Partition: ID-1: / size: 46G used: 798M (2%) fs: ext4 dev: /dev/sda8
           ID-2: /usr size: 46G used: 5.7G (13%) fs: ext4 dev: /dev/sda4
           ID-3: /var size: 4.5G used: 1.3G (29%) fs: ext4 dev: /dev/sda3
           ID-4: /tmp size: 4.5G used: 11M (1%) fs: ext4 dev: /dev/sda2
           ID-5: /home size: 459G used: 68G (16%) fs: ext4 dev: /dev/sda7
           ID-6: swap-1 size: 16.00GB used: 0.00GB (0%) fs: swap dev: /dev/sda5
RAID:      No RAID devices: /proc/mdstat, md_mod kernel module present
Sensors:   System Temperatures: cpu: 51.0C mobo: N/A gpu: 43.0
           Fan Speeds (in rpm): cpu: N/A
Info:      Processes: 231 Uptime: 1:20 Memory: 2627.8/7888.5MB Init: systemd runlevel: 5 Gcc sys: 5.3.1
           Client: Shell (bash 4.3.421) inxi: 2.2.35

Alguém sabe como eu posso recuperar a minha placa wifi??? o drive que eu utilizava ela é o ath9k

obs: os comandos abaixo apenas corroboraram com "inexistência" do dispositivo
Código: [Selecionar]
sudo ifconfig -a
sudo iwconfig
sudo lspci -v
sudo rfkill list
« Última modificação: 15 de Maio de 2016, 00:14 por edisonjr »

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:WIFI X HDMI
« Resposta #1 Online: 14 de Maio de 2016, 23:19 »
Nunca ouvi falar desse comando "inxi" (vai pra lista). Costumo usar o "sudo lshw -C network" pra pegar informação dos dispositivos de rede.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re:WIFI X HDMI
« Resposta #2 Online: 15 de Maio de 2016, 20:22 »
Como é um laptop da Dell, procure no teclado (Fn+f3 por ex.) qual combinação de teclas ativa sua placa de rede.

Offline edisonjr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re:WIFI X HDMI
« Resposta #3 Online: 15 de Maio de 2016, 20:37 »
Como é um laptop da Dell, procure no teclado (Fn+f3 por ex.) qual combinação de teclas ativa sua placa de rede.

A combinação é Fn+F2, mas não funciona. Uma pergunta.. poderia estar estragado apenas esse chip da placa mãe??

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:WIFI X HDMI
« Resposta #4 Online: 15 de Maio de 2016, 21:18 »
Mais provável é que, se for realmente defeito, seja na placa-mãe, que não reconhece mais o dispositivo WiFi.
Considere levar o equipamento à assistência técnica.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:WIFI X HDMI
« Resposta #5 Online: 16 de Maio de 2016, 01:53 »
Faça essas verificações obviamente com o tal cabo hdmi desconectado, vez que supostamente (=hipótese) foi ele que induziu o problema.

1) certifique-se que a chave liga-desliga da wireless (ON/OFF; hardware switch) esteja realmente ligada e verifique se há algum sinal da placa fazendo:

Código: [Selecionar]
nmcli d
2) verifique no setup da máquina, no BIOS, se há alguma opção do tipo Enable/Disable para a placa wireless;

3) realize as mesmas verificações através de um live-iso (pendrive ou cdrom) para eliminar qualquer possibilidade de erro circunstancial de sistema operacional;

4) observo que há uma atualização do BIOS para esse modelo de computador.
A versão aí instalada é Bios: Dell v: A09 date: 01/24/2014
O site do fabricante indica um último release com versão datada de 16/06/2015 e última atualização de 24/09/2015.

Confira aqui:

http://www.dell.com/support/home/br/pt/brdhs1/Drivers/DriversDetails?driverId=PJVKH&fileId=3481814334&osCode=W864&productCode=inspiron-14r-5437&languageCode=bp&categoryId=BI

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline edisonjr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re:WIFI X HDMI
« Resposta #6 Online: 16 de Maio de 2016, 11:26 »
Apesar da placa retornar a aparecer e funcionar sem nem mexer em configuração alguma, gostaria de saber o que aconteceu, mas pra isso, acho que só assistência técnica.

Na dica do Druidaobelix, eu só fiquei em dúvida como eu executo uma atualização de bios numa máquina que é só linux. O WINE vai executar uma atualização de BIOS?

Quando falhar, da próxima vez, vou tentar via live-cd...

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:WIFI X HDMI
« Resposta #7 Online: 16 de Maio de 2016, 12:48 »
Vc pode ver em alguns LiveCDs de kits de manutenção, alguns deles trazem imagens de DOS bootáveis que podem ser usadas pra isso.
Também há utilitários de manutenção de BIOS em Linux.

No caso específico de um notebook Dell, como a empresa é parceira do Ubuntu, tem repositório próprio, e distribui equipamentos com Ubuntu instalado, talvez o SAC deles possa te ajudar.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:WIFI X HDMI
« Resposta #8 Online: 16 de Maio de 2016, 13:20 »
Citar
como eu executo uma atualização de bios numa máquina que é só linux

Talvez haja o recurso de atualização no próprio setup (BIOS), independente de sistema operacional, questão de ver, verifique o setup e o manual do equipamento, essa é a melhor opção, mas parece que não existe nesse equipamento, em todo caso confirme observando o setup e o manual e como o /zekkerj/ já bem colocou, o SAC da Dell eventualmente pode ajudar.

Se não existir, um caminho para resolver isso é usar o FreeDOS USB Drive, que basicamente cria um pendrive a partir do qual se pode executar um .exe e resolver a questão. Existem outras possibilidades, mas essa é razoavelmente prática.

http://www.chtaube.eu/computers/freedos/bootable-usb/

1. Baixe o arquivo de update do BIOS do site da Dell e confira o md5sum;

Nesse específico caso eles estão dizendo que é:

MD5: adf72779dbd60019e1fae5687117642a

2. Crie o FreeDOS USB drive conforme o link acima:

3. Eject o USB drive da máquina e re-insert, o que permitirá então ver o FreeDOS file system;

4. Copie o arquivo de update do BIOS para o drive;

5. Confira **no pendrive** o MD5 da cópia do arquivo de update do BIOS.

Não deixe de fazer esse passo, é realmente muito importante para minimizar o inerente risco de atualização do firmware.

6. Reiniciar e faça o boot a partir do dispositivo USB;

7. Escolha "fdos";

8. Escolha "4-Load FreeDos without drivers."

9. Execute o BIOS update.

Tenha em conta que sempre há um risco inerente ao fazer uma atualização de BIOS, algumas coisas podem acontecer e inutilizar o acesso ao equipamento, obrigando a levar numa assistência técnica habilitada para poder regravar o firmware, o que significa tempo e custo.

Um exemplo de ocorrência é falta de energia elétrica (ou uma brusca oscilação na alimentação) exatamente no momento em que está sendo feita  a atualização, supondo que você não tenha aí um Nobreak, e mesmo se tiver sempre há o risco de uma pane elétrica interna ou externa. Uma outra ocorrência é um pendrive defeituoso que pode, em tese, levar a uma execução errada da atualização e ainda um erro na cópia do arquivo de update (daí porque essencial conferir o MD5).

E se houver uma falha, o que acontece?

Não dá para consertar "em casa", vai precisar de uma Assistência Técnica, mas o pior é que não é qualquer assistência técnica que dispõe do equipamento necessário para regravar um BIOS, que é algo como um gravador de memória EEPROM, até porque como se usa muito pouco, muito frequentemente a assistência técnica encaminha para alguém especializado nisso.

Nas grandes cidades isso não chega a ser um problema tão enorme assim, dá para encontrar alguém que faz, mas como o Brasil é um imenso território, possui uma extensão continental, nele algo como 5570 municípios dos quais um grande número são pequenas localidades sem muitos recursos, além de uma maravilhosa e também imensa floresta amazônica e como não sabemos onde você está e de quais recursos dispõe, por isso se está alertando para o risco. Não é frequente, mas pode acontecer.

Equipamentos mais modernos (principalmente setup do tipo UEFI) possuem recursos extras que permitem recuperar o setup da máquina mais facilmente mesmo em caso de pane, não sei dizer se é o caso do seu equipamento (me pareceu nesse equipamento não tem), daí porque o cuidado.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.