Autor Tópico: Desativar Controladora RAID e enxergar hds para fazer RAID pelo UBUNTU - DELL po  (Lida 8603 vezes)

Offline raydeman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Olá! Preciso de uma ajuda do forum.. Tenho um servidor DELL poweredge r420 e estou tentando fazer um raid pelo UBUNTU 14.04 ou superior, porém  quando desativo a controladora RAID (hardware), eu não consigo visualizar os hds. Alguém poderia me ajudar, uma vez que não tenho muito conhecimento nos servidores da DELL

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Desativar uma controladora RAID por hardware é um erro tão grande que eu me arrisco a te ofender dizendo que vc está fazendo uma tremenda besteira.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline raydeman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Eu desativei por dica de outro colega. Ele me disse que desativar a controladora os hds ficariam visíveis para eu instalar o ubuntu, uma vez que o modelo dell poweredge r420 não tem suporte para ubuntu. Ai faria o RAID pelo UBUNTU.   Você já teve esse tipo de problema zekkerj? Alguma dica para solução do meu problema?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Quando a controladora RAID é por hardware, não há necessidade de ser compatível com qualquer sistema operacional, uma vez que ela não libera acesso aos discos físicos, e sim pras unidades lógicas. A configuração desse tipo de controladora é feita por um assistente interno, como parte do BIOS da máquina.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline raydeman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Então o certo é deixar a controladora ativada, porém como faço para utilizar o ubuntu sendo que ele não enxerga os hd na hora da instalação? Alguma dica?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Você criou as matrizes RAID no assistente do BIOS antes de tentar instalar o Sistema Operacional?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline raydeman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Salve... Desculpe minha ausência... Então sobre sua pergunta,Sim.. Criei sim, porém quando vou para a instalação do sistema operacional os hds não aparecem pra mim..

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Dê boot com o LiveCD do Ubuntu, execute os comandos abaixo e cole o resultado aqui, pf.

sudo blkid
lspci


EDIT/PS: Sabe dizer qual é a controladora RAID desse servidor?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline raydeman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Salve!

A controladora é a PERC H310 Mini

Segue o Resultado.


ubuntu@ubuntu:~$ sudo blkid
/dev/loop0: TYPE="squashfs"
/dev/sdb1: LABEL="UUI" UUID="16FB-2453" TYPE="vfat"
/dev/sdd1: SEC_TYPE="msdos" LABEL="MAS025" UUID="4EE3-7DBA" TYPE="vfat"
ubuntu@ubuntu:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 DMI2 (rev 07)
00:01.0 PCI bridge: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 IIO PCI Express Root Port 1a (rev 07)
00:03.0 PCI bridge: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 IIO PCI Express Root Port 3a in PCI Express Mode (rev 07)
00:05.0 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Address Map, VTd_Misc, System Management (rev 07)
00:05.2 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Control Status and Global Errors (rev 07)
00:11.0 PCI bridge: Intel Corporation C600/X79 series chipset PCI Express Virtual Root Port (rev 05)
00:16.0 Communication controller: Intel Corporation C600/X79 series chipset MEI Controller #1 (rev 05)
00:16.1 Communication controller: Intel Corporation C600/X79 series chipset MEI Controller #2 (rev 05)
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation C600/X79 series chipset USB2 Enhanced Host Controller #2 (rev 05)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation C600/X79 series chipset PCI Express Root Port 1 (rev b5)
00:1c.4 PCI bridge: Intel Corporation C600/X79 series chipset PCI Express Root Port 5 (rev b5)
00:1c.7 PCI bridge: Intel Corporation C600/X79 series chipset PCI Express Root Port 8 (rev b5)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation C600/X79 series chipset USB2 Enhanced Host Controller #1 (rev 05)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 PCI Bridge (rev a5)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation C600/X79 series chipset LPC Controller (rev 05)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation C600/X79 series chipset 6-Port SATA AHCI Controller (rev 05)
01:00.0 RAID bus controller: LSI Logic / Symbios Logic MegaRAID SAS 2008 [Falcon] (rev 03)
02:00.0 Ethernet controller: Broadcom Corporation NetXtreme BCM5720 Gigabit Ethernet PCIe
02:00.1 Ethernet controller: Broadcom Corporation NetXtreme BCM5720 Gigabit Ethernet PCIe
03:00.0 PCI bridge: Renesas Technology Corp. SH7757 PCIe Switch [PS]
04:00.0 PCI bridge: Renesas Technology Corp. SH7757 PCIe Switch [PS]
04:01.0 PCI bridge: Renesas Technology Corp. SH7757 PCIe Switch [PS]
05:00.0 PCI bridge: Renesas Technology Corp. SH7757 PCIe-PCI Bridge [PPB]
06:00.0 VGA compatible controller: Matrox Electronics Systems Ltd. G200eR2
3f:08.0 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 QPI Link 0 (rev 07)
3f:09.0 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 QPI Link 1 (rev 07)
3f:0a.0 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Power Control Unit 0 (rev 07)
3f:0a.1 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Power Control Unit 1 (rev 07)
3f:0a.2 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Power Control Unit 2 (rev 07)
3f:0a.3 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Power Control Unit 3 (rev 07)
3f:0b.0 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Interrupt Control Registers (rev 07)
3f:0b.3 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Semaphore and Scratchpad Configuration Registers (rev 07)
3f:0c.0 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Unicast Register 0 (rev 07)
3f:0c.1 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Unicast Register 0 (rev 07)
3f:0c.6 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Integrated Memory Controller System Address Decoder 0 (rev 07)
3f:0c.7 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 System Address Decoder (rev 07)
3f:0d.0 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Unicast Register 0 (rev 07)
3f:0d.1 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Unicast Register 0 (rev 07)
3f:0d.6 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Integrated Memory Controller System Address Decoder 1 (rev 07)
3f:0e.0 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Processor Home Agent (rev 07)
3f:0e.1 Performance counters: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Processor Home Agent Performance Monitoring (rev 07)
3f:0f.0 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Integrated Memory Controller Registers (rev 07)
3f:0f.1 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Integrated Memory Controller RAS Registers (rev 07)
3f:0f.2 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Integrated Memory Controller Target Address Decoder 0 (rev 07)
3f:0f.3 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Integrated Memory Controller Target Address Decoder 1 (rev 07)
3f:0f.4 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Integrated Memory Controller Target Address Decoder 2 (rev 07)
3f:0f.5 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Integrated Memory Controller Target Address Decoder 3 (rev 07)
3f:0f.6 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Integrated Memory Controller Target Address Decoder 4 (rev 07)
3f:10.0 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Integrated Memory Controller Channel 0-3 Thermal Control 0 (rev 07)
3f:10.1 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Integrated Memory Controller Channel 0-3 Thermal Control 1 (rev 07)
3f:10.2 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Integrated Memory Controller ERROR Registers 0 (rev 07)
3f:10.3 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Integrated Memory Controller ERROR Registers 1 (rev 07)
3f:10.5 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Integrated Memory Controller Channel 0-3 Thermal Control 3 (rev 07)
3f:10.6 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Integrated Memory Controller ERROR Registers 2 (rev 07)
3f:10.7 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Integrated Memory Controller ERROR Registers 3 (rev 07)
3f:11.0 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 DDRIO (rev 07)
3f:13.0 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 R2PCIe (rev 07)
3f:13.1 Performance counters: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Ring to PCI Express Performance Monitor (rev 07)
3f:13.4 Performance counters: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 QuickPath Interconnect Agent Ring Registers (rev 07)
3f:13.5 Performance counters: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Ring to QuickPath Interconnect Link 0 Performance Monitor (rev 07)
3f:13.6 System peripheral: Intel Corporation Xeon E5/Core i7 Ring to QuickPath Interconnect Link 1 Performance Monitor (rev 07)

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Citar
Tenho um servidor DELL poweredge r420

Citar
Ele me disse que desativar a controladora os hds ficariam visíveis para eu instalar o ubuntu, uma vez que o modelo dell poweredge r420 não tem suporte para ubuntu.

Citar
A controladora é a PERC H310 Mini

Esse modelo é certificado, foi testado na versão 14.04 - LTS, 64-bit, usando o kernel 3.13.0-24.46.

Ubuntu on Dell PowerEdge T420

http://www.ubuntu.com/certification/hardware/201207-11448/

Comparando o hardware do teste e da sua máquina, observe que sua máquina usa exata e precisamente o mesmo componente testado:

01:00.0 RAID bus controller: LSI Logic / Symbios Logic MegaRAID SAS 2008 [Falcon] (rev 03)

Há um roteiro bastante detalhado de ativação da controladora, o qual suponho você deva ter visto:

How to set up Dell PowerEdge RAID Controller H310 cards on a Precision workstation

http://www.dell.com/support/article/br/pt/brdhs1/SLN132460/pt

« Última modificação: 19 de Maio de 2016, 13:27 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Acho que já entendi... não é uma controladora RAID totalmente por hardware, como as ServeRAID da IBM. Parece ser uma "FakeRAID" como a B120i da HP.
Quando é assim, é preciso drivers pra trabalhar com os discos RAID.
O procedimento indicado pelo druidaobelix deve resolver seu problema.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline raydeman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
druidaobelix deixa eu tirar uma dúvida.. O roteiro que vc me passou eu já tinha feito a ativação da controladora.. criação do RAID nos hd e etc... agora o meu problema é que quando coloco o pendrive ou o cd de instalação com UBUNTU ele faz os procedimentos de instalação, porém no momento de criar as partições ele só me mostra o Pen drive como opção, ou seja, os hds não aparecem pra mim.. Tentei instalar o SO ativando e desativando a controladora RAID e nada...   Ai eu tentei ir pelo life cycle para tentar criar o raid e instalar o sistema operacional por lá, porém na hora que eu crio o raid e vou para opção de selecionar o sistema operacional ele me diz os sistemas que tem suporte, porém o UBUNTU eu não acho na lista. Estou meio perdido nessa questão, você já fez a instalação do UBUNTU com raid nesse tipo de servidor?

ps: Eu usei o UBUNTU que vc me passou no link da resposta anterior para tentar instalar nos procedimentos que te passei..  Os procedimentos que usei nos testes foram também o que vc me passou..
« Última modificação: 20 de Maio de 2016, 10:20 por raydeman »