Autor Tópico: Hibernar... O que houve que não entra mais em hibernação??  (Lida 8765 vezes)

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Hibernar... O que houve que não entra mais em hibernação??
« Online: 05 de Maio de 2016, 22:01 »
Bem, é isso, atualizei minha distro para o Ubuntu 16.04 Agora quando baixo a tampa, o sistema não entra em modo de hibernação. Por exemplo, está aqui pegando fogo porque desde ontem estava ligado direto....

Como ativar essa hibernação?  (sem ser pelo método medonho do Blog do Edivaldo).

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re:Hibernar... O que houve que não entra mais em hibernação??
« Resposta #1 Online: 12 de Maio de 2016, 00:15 »
hibernação ou suspensão?
se não me engano, hibernação só funciona se existir uma partição swap.
a sua instalação tem?

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Hibernar... O que houve que não entra mais em hibernação??
« Resposta #2 Online: 13 de Maio de 2016, 06:01 »
hibernação ou suspensão?
se não me engano, hibernação só funciona se existir uma partição swap.
a sua instalação tem?

O que quero é que após baixar a tampa, que o notebook entre em stand by ou "parcialmente desligado".

Obs. Eu nunca desligo o notebook, apenas baixo a tampa.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re:Hibernar... O que houve que não entra mais em hibernação??
« Resposta #3 Online: 17 de Maio de 2016, 19:41 »
Baixar a tampa do notebook geralmente apenas "suspende" o sistema!  OU seja ele joga tudo na memória e desliga tela e disco. Enquanto tiver energia tudo certo, se acabar a energia você perde o que estava aberto.  Na hibernação ele grava tudo em disco na partição Swap e depois desliga tudo! 

Então, em alguns casos o suspender não vai funcionar mesmo!  Eu já passei por isso com meu Notebook. Pra mim a solução foi trocar de kernel.  Mas você não falou nada de sua configuração, modelo e marca do Notebook, par ver se a gente acha mais gente com este problema e alguma solução!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline JoaoDamasceno.ufc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.241
    • Ver perfil
Re:Hibernar... O que houve que não entra mais em hibernação??
« Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2016, 12:12 »
ei... olha só. O que eu fiz para que desse certo (problema resolvido - creio eu): Apenas fui nas configurações de energia e selecionei algo como "suspender após 5 minutos de inatividade" (Obs. não estou usando o Ubuntu agora para ter certeza da nomenclatura correta). Mas o fato é que após uns 5 minutos ele faz o que eu desejo, ou seja, "fica inativo" de modo que baixando a tampa antes ou depois dessa inatividade, ele desliga o monitor e também o HD (que é o que eu queria).

P.S. Na verdade, antes era só eu baixar a tampa a qualquer momento que ele fazia isso "automaticamente", agora não faz mais. Porém, se posso me utilizar desse recurso de "suspender após x minutos de inatividade" então vai assim mesmo... rsrsrs...